sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011/ ARFOC/ BRASIL

Larissa Riquelme capricha no presente de Natal atrasado


Não ganhou nada de Natal? Não se preocupe, pois Larissa Riquelme não esqueceu de você. A beldade paraguaia postou uma foto em seu perfil no microblog Twitter para alegrar o fim de ano dos seus seguidores.
A Musa da Copa de 2010 não informou a procedência da imagem, se era uma campanha de propaganda ou apenas um agrado para os fãs. No entanto, o que importa é que a paraguaia ficou linda caracterizada de gatinha.
Redação Yahoo! Brasil

Inscrições para vagas nos colégios da PM começam na próxima quarta


Na próxima quarta-feira (5), estarão abertas as inscrições ao processo seletivo para admissão de alunos nos Colégios da Polícia Militar e da Creche Nossa Senhora das Graças da PM para o ano letivo de 2011. Serão disponibilizadas ao todo 3.086 vagas para os diversos anos escolares nos municípios de Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e em Salvador.
As inscrições serão realizadas pela Internet, através dos sites www.educacao.ba.gov.br e do www.pm.ba.gov.br, a partir da zero hora do dia 05/01/2011 até às 23h 59min do dia 09/01/2011. O critério para a seleção de todos os inscritos será o sorteio eletrônico, que será realizado às 16 horas do dia 12/01/2011, no Instituto Anísio Teixeira - IAT, Localizado no Vale das Muriçocas, s/n, em São Marcos.

Para maiores informações os editais estão disponibilizados no site da Polícia Militar da Bahia www.pm.ba.gov.br .



MEC prorroga prazo para instituições aderirem ao Fies

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que as mantenedoras de instituições de ensino superior (IES) possam renovar a adesão ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O prazo terminava amanhã (31), mas foi estendido para 31 de março de 2011.

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a prorrogação se deu por causa do período de recesso escolar das instituições. Atualmente, mais de 700 mantenedoras participam do Fies.

O processo é feito pela internet por meio do Sistema Informatizado do Fies. Quem não fizer a renovação, não poderá ofertar vagas pelo programa a partir de 1° de abril de 2011.

A mantenedora precisa informar o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultado do exercício de 2009, além de atualizar informações sobre a constituição da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (Cpsa). O grupo é responsável, em cada IES, pela validação das informações prestadas pelo estudante durante a inscrição para receber o financiamento.

Para 2011, estão previstos R$ 3,25 bilhões para o programa que contemplarão 200 mil novos contratos e o aditamento daqueles formalizados até dezembro de 2010. Este ano foram firmados 66 mil contratos, contra 32 mil em 2009.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A última máquina de revelação do filme Kodachrome será desligada hoje para ser vendida como sucata, relata o "New York Times".


Lançado em 1935 pela Kodak, o Kodachrome foi o primeiro filme colorido da história e, de acordo com o jornal, ainda é o mais amado.
Fotógrafos consideram a riqueza de cores e o tratamento do filme incomparável, mesmo depois da chegada das câmeras digitais.
"Faz você pensar que o mundo todo é um dia de sol", cantou Paul Simon em seu hit "Kodachrome", de 1973, lembrou o jornal. A música de Simon carrega ainda o apelo: "mamãe, não leve meu Kodachrome embora".
Mas não tem jeito, o filme vai acabar. O último processador era o laboratório Dwayne's Photo, empresa familiar da pequena cidade de Parsons, Kansas, nos EUA.
Recentemente, dezenas de visitantes e milhares de pacotes chegaram ao Dwayne's. Rolos de filme guardados em freezers e escondidos em armários, por vezes, por décadas, inundaram o local, vindos dos seis continentes, relata o "NYT".
ÚLTIMO ROLO
No auge, cerca de 25 laboratórios em todo o mundo processavam o Kodachrome, mas o último estabelecimento administrado pela Kodak nos Estados Unidos fechou há vários anos, seguido pela unidade do Japão e da Suíça.
Havia restado apenas o Dwayne's. Porém, no ano passado a Kodak parou também de produzir as substâncias químicas necessárias para a revelação do filme, provendo o Dwayne's com material suficiente para continuar o processamento apenas até o fim deste ano.
O mais difícil para o laboratório foi escolher qual seria o último rolo a ser revelado. Por fim,decidiu-se por um filme pertencente a Dwayne Steinle, proprietário do local.
A última foto será uma de todos os funcionários em frente ao Dwayne's vestindo camisetas com o epitáfio: "o melhor slide e filme na história agora está oficialmente aposentado. Kodachrome: 1935-2010".
Fonte/ uol.com.br

Feliz 2011



Prorrogada para dia 7 as matrículas das escolas estaduais

Foi prorrogada para 7 de janeiro a renovação da matrícula na rede estadual. A Secretaria Estadual da Educação justificou a medida alegando que o incêndio ocorrido na Oi gerou paralisação no sistema digital de matrículas. Para a efetivação do processo, é preciso ter frequentado a escola regularmente em 2010.

O aluno deve comparecer à escola e, se for menor de 16 anos, deve ser representado pelos pais ou responsáveis. Quem perder o prazo não terá mais a sua vaga garantida na escola onde estudou em 2010.

Só poderá fazer a matrícula dias 18 e 19 de janeiro para o ensino fundamental e 20 e 21 de janeiro para ensino médio, junto com os estudantes que desejam efetuar transferência. Já 24 e 25 de janeiro são para alunos que desejam ingressar na rede estadual em 2011.

Investimentos feitos pela prefeitura visam valorização do homem do campo

Os investimentos promovidos pelo Governo Municipal na zona rural de Feira de Santana durante o exercício de 2010 valorizaram o homem do campo, proporcionando ganhos na qualidade de vida e impulsionando a geração de trabalho e renda. O destaque foi feito pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na tarde desta quarta-feira (29), durante entrevista aos programas Jornal das Duas e Rotativo News, da Rádio Sociedade, com os jornalistas Paulo José e Joilton Freitas.
Dentre as ações voltadas para o homem do campo, a ampliação da oferta de sementes de milho e feijão distribuídas gratuitamente para os pequenos agricultores, passando de dois para 10 quilos; e também ampliação das horas de trator para aragem gratuita das terras, de uma para duas horas para cada produtor rural.
O Governo Municipal também desenvolvendo projetos de implantação de tanques, ampliação do sistema de abastecimento de água em parceria com a Embasa em 70 comunidades rurais e ainda encascalhamento de 360 quilômetros de estradas na zona rural.
Durante a entrevista, o prefeito recebeu cerca de 200 perguntas dos ouvintes, dentre as quais respondeu a várias, referentes às obras e ações do Governo Municipal, dentre muitos outros temas. Ainda abordou sobre cooperativas, situação dos ambulantes, pavimentação de vias públicas, principalmente no centro comercial, questões políticas, queda nos repasses da União e a promoção de programas sociais.

Fonte: Da Redação com Secom/PMFS

Prefeitura não terá expediente nesta sexta

Em decorrência das comemorações do final de ano, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana não terá expediente nesta sexta-feira (31). O retorno das atividades acontece na segunda-feira (3), a partir das 7 horas.

Os serviços de saúde considerados essenciais à população serão mantidos normalmente, a exemplo de Policlínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e Hospital Municipal da Criança. Todas as outras unidades de saúde fecham neste dia.

O horário de abertura do Boulevard Shopping nesta sexta-feira será antecipado. As atividades serão iniciadas às 8 horas e o encerramento está previsto para as 16 horas. O Hiper Bom Preço funciona das 7 às 18 horas e a Praça de Alimentação das 7 às 18 horas. O cinema permanece com sua programação normal.

Segundo o Sindicato dos Bancários, os bancos também não funcionam neste dia. O Centro de Abastecimento só fecha no dia 1º de janeiro e os Parques da Cidade Frei José Monteiro e da Lagoa estarão fechados nesta quinta-feira (30), sexta-feira (31) e sábado (1º).

O horário do comércio definido pelo Sindicato do Comércio e Sindicato dos Comerciários de Feira de Santana para o Ano Novo é facultativo, sendo permitido funcionar das 8 às 18 horas. Caso os proprietários de estabelecimentos comerciais ultrapassem o horário, serão punidos e multados.

Termina hoje prazo para eleitor justificar ausência de voto no segundo turno

Eleitores que não votaram no segundo turno têm até hoje (30) para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. É preciso retirar gratuitamente o formulário de justificativa nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor ou nas páginas dos tribunais regionais eleitorais na internet. O documento deve ser apresentado na zona eleitoral onde está inscrito.
O formulário precisa conter o nome, data de nascimento, filiação, número do título de eleitor, endereço atual e o motivo da ausência de voto. É preciso ainda apresentar cópia de documento oficial que comprove a idade. O requerimento será invalidado se tiver dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor.
Os eleitores que estavam no exterior no dia da eleição têm 30 dias após retorno ao Brasil para justificar a ausência no pleito. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 1ª Região, quem não justificar no prazo pagará multa no valor de R$ 3,50. Enquanto não regularizar a situação, o cidadão não pode obter passaporte, carteira de identidade, CPF, inscrever-se em concurso público, tomar posse, renovar matrícula em estabelecimento público de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e, caso seja servidor público, não pode receber vencimentos.
O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar e não pagar multa terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, será excluído do cadastro de eleitores. Há exceção à regra para eleitores analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e portadores de deficiência física ou mental.

Bancos abrem até quinta-feira

A quinta-feira é o último dia de trabalho dos bancos, uma vez que por determinação do Banco Central reservam o último dia do ano para balanço e manutenção com vistas ao ano novo. Na quinta as instituições abrem normalmente em Feira de Santana no horário das 8 às 13 horas. Quem perder essa data para pagamento de contas vai sofrer mais ainda: as lotéricas até que funcionarão no dia seguinte, mas em horário reduzido até o meio-dia.

Pedágio

Depois da denúncia feita pelo jornal A Tarde sobre o estado da BR-324 (Feira -Salvador ) trecho entre Simões Filho e Amelia Rodrigues, é preciso que a representação política baiana entre em ação, saía da sua letargia e exija que a empresa responsável pela estrada, que já está cobrando pedágio indevidamente, promova as obras que são necessárias para depois então com a rodovia em bom estado, passe a fazer a malfadada cobrança. Na verdade denúncias e mais denúncias, reclamações e mais reclamações, têm sido feitas quase diariamente por motoristas que utilizam a via, inclusive ligando para emissoras de rádio, mas nenhum deputado até agora se manifestou, já que a eles como representantes do povo baiano, cabe iniciar uma luta pela melhoria da principal rodovia federal no estado,pelo menos para nós da região de Feira de Santana. Uma estrada que não tem acostamento em vários locais, telefones para emergências, sinalização completa não pode ser considerada apta para a cobrança de pedágio. Quero saber até quando nós, baianos, vamos ficar aceitando tudo pacificamente. E os nossos representantes, será que eles também não precisam usar a BR-324, ou desconhecem essa situação? Será possível? É hora de acionar o Ministério Publico ,a Justiça, o Governo do Estado fazer alguma coisa. Ou será que o baiano agora virou COBAIA da empresa no pedágio?

STF julgará se é constitucional dispensa de exame da OAB para exercício da profissão de advogado

A dispensa de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para obtenção de título de advogado será discutida no Supremo Tribunal Federal (STF). Foi o que decidiu o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, que remeteu à Suprema Corte o processo em que dois bacharéis do Ceará, mesmo reprovados no exame, reclamam a inscrição na ordem.
Para Pargendler, o fundamento da discussão é constitucional, uma vez que trata da liberdade de trabalho, e já foi identificado como de repercussão geral em recurso semelhante que tramita no STF. O caso chegou ao STJ após o Conselho Federal e a seção Ceará da OAB contestarem liminar concedida pelo juiz Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que autorizou que os bacharéis fossem inscritos na OAB independentemente da aprovação no exame.
O pedido dos bacharéis foi negado na primeira instância, mas Carvalho entendeu que o Conselho da OAB não tem prerrogativa de editar lei exigindo aprovação no exame. O juiz também afirmou que a necessidade de se submeter à prova após a conclusão do curso de direito fere o princípio da isonomia, uma vez que em nenhuma outra profissão há esse tipo de exigência.

Elsimar Pondé será o novo chefe de comunicação da Câmara de Vereadores de Feira de Santana

O jornalista radialista e professor Elsimar Pondé (na foto com o jogador Jorge Wagner )será o novo chefe de comunicação da Câmara de Vereadores de Feira de Santana. O convite foi feito pelo presidente eleito da Câmara, o vereador Ribeiro (DEM), e aceito esta semana pelo comunicador . Pondé atualmente atua como repórter da TV Uefs e do Blog da Feira, mas fez parte durante 10 anos do “Programa Carlos Geilson” da rádio Subaé AM.