segunda-feira, 9 de maio de 2011

Programa Todos pela Escola recebe reforço de R$ 500 mil



Governador doa a barba em ação para investimento na área da EducaçãoO programa estadual Todos pela Escola recebeu um reforço de R$ 500 mil na manhã de domingo ontem (8), a partir de uma ideia que nasceu de uma brincadeira.

O montante foi doado por uma empresa da iniciativa privada ao Instituto Ayrton Senna, em cerimônia realizada no Colégio Municipal Tertuliano Góes, no Alto das Pombas, para que, em troca, o governador Jaques Wagner doasse a barba que o caracteriza há 34 anos.

“Eu acho que na batalha da educação vale tudo, vale uma barba, vale o sacrifício, vale o investimento que a gente está fazendo, no caso, uma parceria também com a Prefeitura”, afirmou o governador.

Segundo Wagner, cinco escolas municipais da região do Calabar - Alto das Pombas foram escolhidas para receber o benefício devido ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, com a implantação da Base Comunitária de Segurança. “Segurança não é polícia, é principalmente Educação, Saúde, tudo isso”.

Integração

O programa Todos pela Escola, para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, tem como uma das ações prioritárias a integração com as políticas municipais. “Ficou decidido aplicar o dinheiro aqui na região do Calabar até como uma coisa simbólica, num momento em que o Pacto pela Vida se estabelece”.

O secretário da Segurança, Maurício Barbosa, disse que a Educação, junto com a Cultura, o lazer e o Trabalho, traz oportunidades para que crianças e adolescentes tenham uma profissão no futuro, evitando que sejam cooptados pelo narcotráfico.

“A questão da educação é fundamental, assim como ter um acompanhamento em cima destas crianças e adolescentes, saber o que eles estão fazendo e oferecer uma oportunidade para que eles consigam viver dignamente no futuro”, afirmou.

Para a presidente do Insituto Ayrton Senna e irmã do piloto morto em 1994, Viviane Senna, a iniciativa é um gesto que representa muito mais do que o valor doado. “O que o governador está fazendo é abrir espaço para que muitas pessoas possam contribuir para esta causa, que é a educação”.

O Instituto Ayrton Senna atua desde 1994 no desenvolvimento de soluções para combater os problemas da educação pública, com a parceria do Governo do Estado e da prefeitura de Salvador.

Política pública

A coordenadora regional de educação do município, Cinthia Barbalho, avalia que a iniciativa converge em toda a política pública. “A gente tem hoje uma grande ação acontecendo no Calabar, onde a gente vê investimento nas áreas de saúde, educação, segurança pública, e agora essas duas secretarias, do Estado e do município, fortalecem as nossas comunidades”.

Além de uma escola aberta gerida pela comunidade, quatro unidades de ensino da região do Calabar e do Alto das Pombas serão beneficiadas pela verba. São elas a Escola Municipal Tertuliano Góes, o Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima, a Casa da Amizade e o Centro Municipal de Educação Integrada (Cmei).

Todos pela Escola

Para melhorar a qualidade das escolas públicas em todo território baiano, por meio de um regime de colaboração e parceria entre Estado, municípios e sociedade, o governo baiano celebrou o Dia Nacional da Educação (28 de abril) com o lançamento do programa Todos pela Escola.

A meta da Secretaria da Educação (SEC) para a gestão 2011-2014 é elevar os índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio.

Ao governo, cabe a produção e distribuição de material didático destinado ao processo de alfabetização nos municípios, oferecer cursos de formação para os educadores, além de ter a missão de articular ações com o governo federal para cumprimento do programa.

Os governos municipais ficarão responsáveis por viabilizar a participação dos docentes nos cursos de formação, acompanhar o desempenho dos estudantes, oferecer reforço escolar, instalar cantinhos de leitura e bibliotecas e também indicar a equipe gestora das ações do pacto nas localidades.


Publicada às 11h20

Nenhum comentário: