quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O TEMPO É AGORA

Sempre existiu a comparação entre jovens e velhos. As culturas determinam quem está em vantagem. No passado, a velhice vinha coroada de sabedoria. Hoje, ser jovem é símbolo do sucesso. A história da humanidade está cheia de jovens e velhos que venceram. E de jovens e velhos que fracassaram. A história registra crianças prodígios e idosos que amadureceram em sua arte. MOZART, aos cinco anos, já compunha maravilhosas melodias. Sócrates, com 23 anos, confundiu o sofista Protágoras, com o dobro de sua idade. Newton, aos 21 anos, já elaborara a Lei da Gravidade. Santo Antônio morreu aos 36 anos. Cristo morreu, aproximadamente, aos 33 anos. Mas temos brilhantes exemplos do outro lado. Santo Antão manteve-se lúcido até morrer aos 105 anos. Picasso fez obras primas aos 92 anos e Marc Chagall pintou, com maestria, até sua morte, aos 98 anos. EXISTE também o outro lado, o da inutilidade. Há idosos amargos e jovens irresponsáveis. Há velhos com apenas 18 anos e há jovens depois dos 80. Não se trata de uma questão de tempo. É questão de escolha, bem ou mal feita. ENVELHECEMOS, em qualquer idade, se fecharmos os olhos ao novo, se o novo nos assusta e aposentamos nossos ideais. Envelhecemos quando pensamos demais em nós mesmos, em nosso comodismo e em nossos interesses. Somos velhos quando deixamos de lutar. ESTAMOS todos matriculados na escola da vida e o mestre se chama tempo. E esse mestre é um juiz inflexível. O passado serve como referência e não como desculpa. O carro precisa de retrovisor, mas é perigoso dirigir olhando para ele. A vida está em nossa frente. Na juventude aprendemos, na velhice compreendemos. Nos olhos dos jovens fulgura a chama, nos olhos dos velhos brilha a luz. A IDADE, nós criamos. Podemos ser jovens ou velhos. Não devemos contar a idade, mas festejar a vida. Nem a tristeza do passado, nem o medo do futuro, mas a alegria do presente. O romano Catão começou a estudar grego aos 80 anos. Quando questionado, justificou-se: se não o fizer agora, quando o farei? O TEMPO de Deus é agora. Agora é o tempo de partilhar, de lutar, de ser feliz. Agora, se for o caso, é o tempo de recomeçar. À semelhança do bom ladrão, podemos amadurecer em qualquer idade, até nos cinco minutos finais. + Itamar Vian/ Arcebispo Metropolitano/ di.vianfs@ig.com.br

Juraci Dórea monta obra em madeira e couro para a Uefs

O artista plástico Juraci Dórea confecciona uma nova obra de arte para exposição no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Mais uma vez, ele vai retratar o cotidiano do homem nordestino com escultura em madeira e couro. Uma obra semelhante, com cerca de cinco metros de altura, foi montada no campus por Dórea em outubro de 2007, por ocasião da 2º Conferência de Cultura da Bahia. A estrutura foi destruída pela ação do tempo, “o que já era esperado para uma obra efêmera”, conforme explica Juraci Dórea. O trabalho, afirmou, integrou o Projeto Terra, que teve a participação de diversos artistas plásticos e consistiu na exposição de obras ao ar livre. “Nestes quase cinco anos, registramos, com fotografias e filmagens, o processo de transformação e observamos as modificações apresentadas, assim como fizeram outros artistas que participaram do Projeto Terra”. Dentre as curiosidades observadas, o artista chama a atenção para o uso da estrutura por animais, como pássaros que construíram ninhos. Um trabalho artístico sobre o mesmo tema, de autoria de Juraci Dórea, integra o aspecto visual do centro de Feira de Santana. A madeira e o couro são retratados em estrutura de ferro nas cores cinza e amarelo. Está situada em frente à Prefeitura Municipal, na praça João Pedreira. Professor do Departamento de Letras e Artes da Uefs, Juraci Dórea Falcão é graduado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). É pintor, desenhista, fotógrafo e programador visual, com exposição de obras no Brasil e no exterior.

Governador Jaques Wagner vai inaugurar centro integrado de comunicação de polícia em Feira

O governador Jaques Wagner estará em Feira de Santana na próxima segunda-feira (04) para inaugurar o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), no Batalhão da Polícia Militar, às 10h. Marco no avanço do controle e atendimento à população, o Cicom irá reunir em um só lugar Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica e Polícia Civil para atender aos chamados da sociedade. O centro funcionará na sede do Batalhão da Polícia Militar (1º BPM). 20 funcionários se revezarão em quatro turnos de seis horas para atender às chamadas telefônicas da população. Sob a coordenação do capitão PM Rosuilson dos Santos Cardoso, a central terá a presença de policiais civis, militares, bombeiros e policia técnica que terão seus serviços solicitados através dos números 197, 190, 192. A Secretaria de Segurança Pública pretende instalar 22 centros integrados de comunicação até 2014. Alagoinhas e Porto Seguro já estão com seus centros em funcionamento. Mais de R$ 1 milhão foram investidos na instalação da central telefônica e na compra de equipamentos tecnológicos, como rádios fixos, veiculares, portáteis, aparelhos telefônicos tipo fax, computadores e duas câmeras de alta resolução.

PM fecha o cerco contra as drogas, no município.

Texto e fotos/ Luiz Tito/ A Policia Militar está apertando cada vez mais, o cerco contra o trafico de drogas em bairros de Feira de Santana. Entradas e saídas, ruas, becos e vielas estão passando por constantes pentes finos. As operações estão mobilizando mais de 50 policiais, sendo que o alvo principal são as motocicletas. Segundo o major Lobão que vem comando essas operações, esse é um trabalho realizado em cima da estatística divulgada pela Policia Civil, nos primeiros dias de 2013, “ estamos buscando combater o trafico de drogas e consequentemente diminuir o número de homicídios provocados por ela (drogas) ”, disse. A mira das operações vem sendo os veículos de duas rodas, principalmente os que conduziam duplas,vale ressaltar que em 2012, dos 412 homicídios ocorridos no segundo maior município do Estado da Bahia, 127 assassinatos foram praticados por motoqueiros em duplas. “É um veiculo rápido e de fácil fuga, além disso, os criminosos muitas vezes tiram suas placas e até mesmo colocam outra, algo que acaba dificultando as investigações”, disse o major. Mesmo todos os olhares dos policiais envolvidos nas intervenções, estando voltados para os condutores de motos. Carroceiros, ciclistas, motoristas de carros e transeuntes, não estão passando despercebidos. Segundo informações do coronel PM Adelmario Xavier, á frente do Comando de Policiamento Regional Leste, essas operações, principalmente na Rua Nova, onde esse ano será implantada a segunda Base Comunitária de Segurança no Município – a 1ª foi instalada no bairro George Américo - , deu-se devido a grande incidência de drogas no local “ No ano passado nesse populoso bairro ocorreram 19 assassinatos, essa operação faz parte do combate as drogas e as consequências provocadas por ela” , disse.

Feira do Livro

Por Luiz Tito. Texto e fotos/ Montado no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, em Feira de Santana ( a 109 Km de Salvador ) ,a 9ª edição da Feira do Livro, é uma excelente opção para os pais interessados em economizar na aquisição de livros para os filhos, para o ano letivo de 2013. Aberto desde o dia 7 passado, o evento segue até 16 de março, de segunda a sábado, das 8 às 18 horas, promovendo a troca, compra ou venda de vários títulos didáticos. Lembramos que a presença de representantes de todos os segmentos é notória, todos no intuito de garantir o ensino de seus filhos, e melhor, poupando alguns trocados. Vale a pena conferir.

EDITAL PARA PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SERÁ APRESENTADO NO INTERIOR

O edital de Restauração de Ecossistemas e Fomento à Sustentabilidade Socioambiental no Semiárido baiano, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), será apresentado no interior do estado, a partir desta quinta-feira (31) e prossegue até o dia 6 de fevereiro. As oficinas, abertas ao público, serão ministradas por técnicos do Conselho de Administração do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa) da Sema. O primeiro encontro será em Irecê e Rio de Contas, nesta quinta-feira (31). Os próximos municípios serão Senhor do Bonfim e Seabra (1º/02), Juazeiro (4/02), Feira de Santana (5/02), Santa Maria da Vitória e Euclides da Cunha (6/02). Através deste edital, lançado em dezembro de 2012, o Governo da Bahia investirá R$ 5,8 milhões em projetos de instituições de direito privado, sem fins lucrativos, com linhas de ação na recomposição e manejo de áreas de preservação permanente, com ênfase em matas ciliares e nascentes; implantação de sistemas agroflorestais; agroextrativismo e educação ambiental em territórios indígenas. As inscrições para o edital podem ser feitas, no site da Sema até 5 de março próximo. O Fundo Estadual foi criado pela Lei nº 10431/2006 e tem como objetivo oferecer suporte financeiro à Política Estadual do Meio Ambiente. Administrado por um Conselho Deliberativo, tem a seguinte composição: representantes da Sema, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) e órgãos municipais de Meio Ambiente

Blogueira Yoani Sánchez já pode sair de Cuba

Da BBC Brasil/ A blogueira cubana Yoani Sánchez anunciou em sua conta no Twitter que recebeu o passaporte, com o qual poderá deixar Cuba. Uma das principais vozes da oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro, Yoani se beneficiou do fim das medidas que proibiam o livre deslocamento de cubanos para fora do país. O relaxamento das normas é parte das medidas de abertura do regime. Yoani já havia pedido autorização várias vezes para participar de eventos no exterior, inclusive no Brasil. Todas as vezes teve seus pedidos negados.
Grupo baiano entrega passagens para blogueira cubana vir ao Brasil / A blogueira opositora ao governo cubano, Yoani Sanchéz, recebeu de um grupo de seis brasileiros de Feira de Santana, passagens para que possa vir ao Brasil em 2013. O bilhete foi entregue no último dia 23 de novembro no apartamento da blogueira que fica em Havana, por quatro dos seis doadores: o jornalista e blogueiro Rafael Velame, o médico César Oliveira, o publicitário Xiko Melo e o vereador de Feira de Santana, Angelo Almeida (PT). As passagens foram doadas pelo grupo que tomou conhecimento da “vaquinha” feita na internet pelo cineasta Dado Galvão, autor do documentário “Conexão Cuba-Honduras”. Os bilhetes são de datas flexíveis, o que permite a Yoani determinar a data da viagem, assim que for autorizada pelo governo cubano. Cuba anunciou em outubro que seus cidadãos não vão mais precisar pedir permissão para fazer viagens ao exterior e que vai eliminar o requisito da chamada carta de convite a partir de 14 de janeiro de 2013. Fonte/ blogdovelame.com.br- 27/11/2012

Vistoria em transporte escolar

Com a proximidade do início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai intensificar a fiscalização em veículos que fazem transporte escolar em Feira de Santana. A medida visa assegurar um deslocamento mais seguro às crianças, adolescentes e professores que fazem uso do serviço. Portaria nesse sentido, foi publicada nesta quinta-feira, 31, no jornal "Folha do Estado", assinada por José Carlos de Cerqueira Bacelar, que está respondendo pelo cargo de secretário de Transportes e Trânsito. A primeira vistoria, informa o documento, será realizada no período de segunda-feira, 4 de fevereiro, até o dia 22, de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. Serão vistoriados equipamentos obrigatórios e de segurança, instrumento utilizado para medir velocidade e tempo, lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira, além dos documentos do carro e do motorista, cintos de segurança, entre outros itens. Os veículos devem ser apresentados à pista de vistoria, lavados, aspirados e dedetizados e em perfeito estado de utilização para o transporte escolar. Na oportunidade, os proprietários devem assinar o Termo de Vistoria no setor de Concessões apresentando a identidade. Os veículos aprovados terão 30 dias para aquisição do selo. E caso tenha alguma pendência, o prazo é de dez dias úteis para que o problema seja resolvido. Já os veículos que não comparecerem à vistoria dentro do prazo previsto não serão cadastrados.

Prazo para solicitação de enquadramento no Simples Nacional termina hoje

Agência Brasil/ Brasília - As solicitações de opção pelo Simples Nacional e de enquadramento como Microempreendedor Individual (MEI) terminam hoje (31). A expectativa da Receita Federal é que o total de pedidos de opção pelo Simples Nacional chegue a 180 mil e que mais 20 mil se enquadrem como MEI. O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido aplicável às micro e pequenas empresas. O microempreendedor individual é aquele que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. A pessoa não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular, mas pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 25 mi

Ninguém acertou as dezenas da Mega-Sena do concurso 1.464 realizado nesta quarta-feira (30) em Juazeiro do Norte (CE) e o prêmio acumulou. Os números sorteados foram: 02 - 24 - 32 - 50 - 54 - 59. O próximo concurso, a ser realizado no sábado (2), poderá pagar um prêmio de R$ 25 milhões. De acordo com a Caixa Econômica Federal, 76 pessoas foram premiados na Quina com um prêmio de R$ 23.495,23 cada. Outros 5.570 apostadores acertaram a Quadra e vão ganhar R$ 457,97. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica da Caixa. O valor da aposta mínima, com seis números, é de R$ 2.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

GOVERNO ANUNCIA INVESTIMENTOS PARA CARNAVAL 2013 NESTA QUINTA-FEIRA

O governador Jaques Wagner, acompanhado dos secretários estaduais de Turismo, Domingos Leonelli, e de Cultura, Albino Rubim, anuncia, nesta quinta-feira (31), às 10h30, no hotel Fiesta (bairro do Itaigara, em Salvador), as ações e investimentos do Governo da Bahia nas áreas de Cultura e Turismo para o Carnaval 2013. Também haverá uma homenagem do governo aos artistas que contribuem para a divulgação do Carnaval da Bahia no Brasil e exterior e uma coletiva de imprensa.

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor processa laboratório farmacêutico

Agência Brasil/ Brasília – O Ministério da Justiça abriu processo administrativo contra a Cifarma Farmacêutica. A empresa omitiu informação aos consumidores sobre o risco à saúde e à segurança do lote 3EB03 do xarope Bronxol. O despacho está publicado no Diário Oficial da União de hoje (30). De acordo com Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, a Cifarma deveria ter feito uma campanha de alerta sobre o remédio, porque alguns frascos do lote 3EB03, com prazo de validade até abril de 2014, foram rotulados com a apresentação infantil, embora sejam para uso adulto.

Mobilização social contra a dengue

Centenas de agentes de endemias ganharam as ruas centrais de Feira de Santana na manhã desta quarta-feira, 30, numa das mais abrangentes mobilizações sociais que teve como objetivo alertar aos cidadãos sobre os perigos da dengue e a urgente necessidade de controlar a doença, causada pela picada da fêmea contaminada do mosquito aedes aegypti. A concentração foi no estacionamento em frente do Paço Municipal Maria Quitéria. Divididos em grupos, os agentes distribuíram folhetos que didaticamente explicam as formas de prevenção, entre outras informações, a comerciários e transeuntes. Em alegres intervenções, estiveram na avenida Senhor dos Passos, rua Marechal Deodoro, calçadão da rua Sales Barbosa e rua Conselheiro Franco, todas com grande densidade. Para a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, o controle da dengue é responsabilidade de todos, mesmo que a coordenação das ações seja das autoridades municipais. “Vamos nos voltar para que todas as pessoas se conscientizem sobre os perigos da dengue”. Ela pediu aos agentes de endemias empenho no trabalho. “Tenho consciência de que todos vocês estão concentrados nesta luta”. A coordenadora interina da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amarry Morbeck, disse que as pessoas devem saber os perigos que correm ao não participar ativamente do controle da dengue e que a doença mata. Se dirigindo aos agentes, afirmou: “não podemos ficar parados”, conclamando-os ao trabalho com determinação. “Cada um de nós devemos encarnar o personagem de combatente desta doença”. Para ela, é necessária a mudança no comportamento dos cidadãos, ante aos efeitos e prejuízos provocados pela dengue. Analisa ser importante a mobilização social. “É uma rede de combate em prol de uma causa maior. Que façamos um trabalho digno”. A enfermeira Maricélia Maia disse que as ações devem ser urgentes, porque o aedes, ao contrário de algum tempo atrás, se adapta a todas estações do ano e se reproduz normalmente. Para ela, todos devem mudar o comportamento frente a esta situação. “Mas esta mudança vem apenas pela educação. Todos deverão adotar uma postura cidadã para não permitir que o mosquito se prolifere”. A professora-doutora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Erenilde Cerqueira, que representou o reitor José Carlos Barreto, classificou de “inglória” a luta contra o inseto e que a dengue há muito assola o município. Para ela, é necessário que todos façam o dever de casa, que é a prevenção, porque “o mosquito está adaptado às condições oferecidas”. Estiveram presentes representantes do Trigésimo-Quinto Batalhão de Infanraria e Segundo Grupamento de Bombeiros Militares, instituições consideradas parceiras no controle da dengue.

Termina amanhã prazo para matrícula da primeira chamada do ProUni

Agência Brasil/ Brasília – Termina amanhã (31) o prazo para os candidatos pré-selecionado na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) providenciarem a matrícula nas instituições de ensino. Para garantir o benefício, os estudantes devem entregar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. No site do ProUni estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudos do programa. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos, de conclusão do ensino médio, entre outros. No dia 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês. Quem não for selecionado nas duas chamadas pode aderir à lista de espera na página do ProUni nos dias 24 de 25 de fevereiro. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para o primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos. Tem direito à bolsa integral o candidato com renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.

Ministério da Agricultura vai investir R$ 96 milhões na ampliação do sistema sanitário

O Ministério da Agricultura vai destinar até R$ 96 milhões, este ano, para ampliação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), informou o ministro Mendes Ribeiro, ao participar na manhã de hoje (30) no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. O ministro alertou para a importância da adesão dos municípios ao sistema, que equipara os processos de fiscalização dos estados e municípios aos do serviço federal e agilizar a circulação de produtos dentro do Brasil. O Suasa já foi implantado no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Minas Gerais e na Bahia. Mais 15 estados e 50 municípios estão em processo de adesão ao sistema, segundo Ribeiro. O ministro anunciou ainda a criação do Plano Nacional de Armazenagem, que prevê a construção de 100 unidades nos próximos seis anos com capacidade para armazenar mais de 4 milhões de toneladas de grãos. Outra iniciativa é facilitar o acesso dos empresários ao crédito para que possa fazer obras e comprar equipamentos para o parque de armazenagem já existente. O ministério pretende ainda, este ano, promover a regionalização das políticas públicas, estimular a produção sustentável e implementar o programa produtivo para pequenas regiões urbanas./ Agência Brasil

UNEB E SECOPA OFERECEM 210 VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS DE ESPANHOL E INGLÊS

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), por intermédio do projeto Legados Sociais, estão oferecendo 210 vagas para cursos gratuitos de espanhol e inglês. O Núcleo de Estudos Hispânicos (Nehis), parceiro da iniciativa, inscreve para turmas de espanhol até o dia 6 de fevereiro, na sede do núcleo, no Campus I da universidade, em Salvador. O curso é destinado a estudantes com idade a partir de 16 anos. As aulas, que serão realizadas no período de 18 de fevereiro a 31 de maio, vão ser ministradas no Colégio Polivalente do Cabula (CPC), nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, no Colégio Thales de Azevedo, nas segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, e no Departamento de Ciências da Vida (DCV), aos sábados, das 13h às 17h. O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) também está oferecendo uma grande oportunidade para os interessados em aprender um novo idioma gratuitamente. Está oferecendo 105 vagas – distribuídas em três turmas – para o curso de inglês. Os interessados devem se inscrever entre os dias 1º e 6 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, na sede do núcleo. Para se inscrever é necessário ter em mãos as cópias do comprovante de residência, RG e CPF. A ação é voltada para estudantes a partir de 16 anos. As aulas, que acontecem entre os dias 18 de fevereiro e 31 de maio, vão ser realizadas no Instituto Central de Cidadania, localizado no bairro de Pernambués, nas terças e quartas-feiras, das 9h às 11h, no Colégio Thales de Azevedo, nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, e no Campus I da Uneb, aos sábados, das 8h às 12h. Informações: Nehis – tel. (71) 3117-2440 e NEC – tel. (71) 3117-2303.

EMBASA INSCREVE PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO 2013

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou nesta quarta-feira (30) as inscrições para o Programa de Estágio 2013, com oportunidades para cargos do nível médio, técnico e superior, tanto em Salvador como em 36 localidades do interior. O processo seletivo será realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) e contará com três etapas: recrutamento, triagem curricular e entrevista. Os alunos interessados devem enviar sua inscrição para o endereço ielembasa@gmail.com até o dia 22 de fevereiro. Os editais com as informações estão disponíveis no site do IEL. Para participar do processo, os alunos devem ter pelo menos 50% do curso concluído. Com carga de quatro horas diárias, os estudantes recebem auxílio-transporte e bolsa-auxílio de R$ 210 a R$ 350.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Deputado pede providências ao MPF contra abuso da ViaBahia

A imposição da ViaBahia para que as ambulâncias também peguem filas nas praças de pedágio levou o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) a encaminhar uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF), solicitando providências contra o que ele considera um abuso. O parlamentar argumenta que se trata de desrespeitar a integridade física de pacientes, pois a empresa está dificultando a locomoção de um veículo cuja rapidez de circulação é essencial para a vida humana.
“Consideramos essa atitude da ViaBahia como abusiva, vez que a concessionária tem meios de facilitar a passagem das ambulâncias, pois elas já não pagam mesmo o pedágio, respeitando assim a vida humana que ali está sendo socorrida”, salienta o deputado no documento entregue nesta terça-feira à procuradora federal Vanessa Gomes Previtera. O parlamentar juntou ao documento fotografias que confirmam a denúncia, feitas em duas situações distintas. Numa delas foram flagradas duas ambulâncias nas filas da praça de pedágio de Simões Filho.A procuradora Vanessa Previtera salientou que o pleito do deputado será encaminhado ao Ministério Público Federal em Salvador, pois a capital é o foro legal de questões judiciais que envolvam a ViaBahia. O documento foi protocolado no MPF em Feira de Santana. Tanto a procuradora quanto o deputado são de opinião que o problema pode ser solucionado até mesmo numa reunião do MPF com a ViaBahia, desde que a empresa tenha a boa vontade de perceber que é descabida essa exigência.
Leia a íntegra do documento que o deputado Carlos Geilson encaminhou ao MPF:/ Desde que implantou as praças de pedágio, a ViaBahia não faz qualquer distinção para a passagem de ambulâncias do serviço público de saúde (prefeituras, governo do estado), a não ser deixar de cobrar o pedágio. Esses veículos, entretanto, são obrigados a enfrentar filas nas praças, como qualquer outro veículo, quando sabemos que a rapidez na circulação da ambulância é fundamental para a integridade física do paciente que ela transporta. Consideramos essa atitude da ViaBahia como abusiva, vez que a concessionária tem meios de facilitar a passagem das ambulâncias, pois elas já não pagam mesmo o pedágio, respeitando assim a vida humana que ali está sendo socorrida Solicito, pois, do Ministério Público Federal que tome providências contra esse abuso da ViaBahia, antes que seja necessário morrer alguém no interior de uma ambulância, numa praça de pedágio, para que mudemos esse comportamento. Certo do atendimento pelo Ministério Público Federal, que tanto tem primado na defesa dos direitos dos cidadãos, antecipo os agradecimentos.

Resultado do vestibular da Uefs será divulgado na próxima semana

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) publica o resultado do vestibular 2013.1 (ProSel) até 8 de fevereiro, sexta-feira da próxima semana. O pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Alves Pereira, afirmou que o processo seletivo, encerrado nesta terça-feira, transcorreu normalmente. As provas foram aplicadas no campus da Uefs e em mais 19 estabelecimentos de ensino de Feira de Santana e os gabaritos estão disponíveis no site www.uefs.br/portal. A abstenção no último dia de provas foi de 0,55%, o equivalente a 80 candidatos. Nos três dias, a abstenção foi de 31, 25%, o que corresponde a 4.524 faltosos do total de 14.475 inscritos. O Instituto de Identificação Pedro Mello participou do vestibular da Uefs com equipe de peritos. Nos três dias de provas foram averiguados documentos de identidade e colhidas impressões digitais de candidatos. Com o apoio do núcleo do Instituto, em Salvador, puderam conferir a autenticidade e não constataram tentativas de fraudes. Os estudantes também consideraram o vestibular tranquilo. Nesta terça, quando foram aplicadas as provas de Química, Física e Biologia, alguns consideraram a de Química a mais difícil. Luís Felipe de Souza Sales, 19 anos, que concorreu a uma das vagas de Medicina, se mostrou confiante no sucesso, pois acredita ter se saído bem nas provas, principalmente as de maior peso. Oséias Almeida Carneiro, 26 anos, também pretende cursar Medicina. Para ele, “a prova de Química foi mais complexa, mas estou muito confiante e acredito estar entre os primeiros aprovados”, declarou.

MPF denuncia policiais e promotor de Justiça por sonegação fiscal

bahiatodahora.com.br/ Um agente da Polícia Federal, um promotor de Justiça aposentado e um coronel da Polícia Militar reformado foram denunciados por crime de sonegação fiscal pelo Ministério Público Federal na Bahia. Os três – cujos nomes não foram revelados por envolver sigilo fiscal – apresentaram despesas dedutíveis falsas nas declarações de Imposto de Renda de 2006 a 2009. Somados, os valores sonegados ultrapassam R$ 590 mil. As fraudes foram descobertas a partir de uma investigação empreendida pela Delegacia da Receita Federal em Salvador, segundo o procurador da República André Batista Neves, que ajuizou denúncias contra os três por crime de sonegação fiscal. A fiscalização buscava contribuintes que haviam inserido, em suas declarações, pagamentos falsos de consultas a duas médicas e a uma fisioterapeuta de forma recorrente. Os três servidores estavam entre esses contribuintes. O agente da Polícia Federal declarou gastos com previdência privada inexistente e com escola de duas dependentes cuja relação com ele não foi comprovada. Na declaração de 2006, ele chegou a apresentar, falsamente, a despesa de R$ 32,5 mil de pensão judicial para uma destas “filhas”. O valor total sonegado pelo agente passa de R$ 161 mil. A fiscalização descobriu que, apenas com uma declaração falsa de previdência privada, o promotor de Justiça aposentado declarou mais de R$ 23 mil, em 2006. Ele também não comprovou a relação de dependência de seis pessoas com as quais declarou ter tido gastos com instrução. O que chamou atenção da fiscalização foi a repetição de valores declarados como pagos a instituições de ensino, em anos diversos, e com relação a diferentes dependentes. Ficou comprovado que ele sonegou quase R$ 200 mil. O coronel reformado da PM também apresentou informações falsas sobre contribuição para previdência privada, despesas médicas e quatro dependentes não comprovados. Além de despesas com instrução, ele declarou gastos com pensão alimentícia judicial para supostos “filhos” em valores que ultrapassam R$ 20 mil em cada ano (2006, 2007 e 2008). No total, o coronel sonegou aproximadamente R$ 229 mil. Para o Ministério Público Federal, ficou comprovado que os servidores prestaram falsas declarações às autoridades fazendárias com a finalidade de deduzir ou suprimir a incidência do Imposto de Renda de pessoa física. No entendimento do procurador, justamente pelos cargos ocupados, cada um dos denunciados “detinha um dever objetivo de cuidado superior ao da média da população”. Nas denúncias, o Ministério requer que os servidores sejam condenados por crime contra a ordem tributária pelas declarações falsas às autoridades fazendárias, praticado na forma continuada./ Fonte: MPF – BA

EM FASE FINAL DE CONSTRUÇÃO, ARENA FONTE NOVA RECEBE INSPEÇÃO DA FIFA

Os avanços na obra da Arena Fonte agradaram a delegação da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) que esteve em Salvador, nesta terça-feira (29), para inspecionar o andamento dos trabalhos. “Temos plena confiança que o estádio vai estar pronto dentro do prazo estabelecido. Para nós está tudo ocorrendo bem. O estádio é muito bonito e com arquitetura moderna”, afirmou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. Acompanhados do governador Jaques Wagner, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, Valcke e os integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo FIFA 2014, ex-jogadores Ronaldo Nazário e Bebeto Gama, constataram o progresso da obra, que já está com mais de 91% de conclusão. “Fiquei feliz por ver a Fonte Nova quase concluída. O estádio é muito bonito. Pena que tudo isso esteja acontecendo apenas agora, que estou fora do futebol, porque o que eu queria mesmo é jogar. Estou ajudando na parte administrativa, mas acho que eu seria mais importante se estivesse jogando”, ressaltou Ronaldo Nazário. Mais de seis frentes de serviços são realizadas paralelamente. O plantio do gramado foi concluído no último dia 21 e a instalação das membranas da cobertura está sendo finalizada, assim como a fixação dos refletores e cadeiras. A colocação dos assentos da arena está 44% concluída. Já a membrana da cobertura teve um avanço de 64%. Cerca de 3600 colaboradores, entre administrativo, operários, engenheiros, técnicos e terceirizados, se dedicam para preparar o palco da Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014. “Fico feliz ao ver os trabalhadores entusiasmados com essa obra, que também é deles e brevemente será de todos os amantes de futebol e dos grandes espetáculos de música e entretenimento. Estamos fazendo de tudo para garantir a realização da Copa das Confederações e a Copa do Mundo, não só no que se refere ao estádio, mas outras ações significativas para facilitar o acesso das pessoas até a Arena para assistir aos jogos", disse o governador. Durante a vistoria, foi anunciado pelo consórcio Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), que administrará a Arena Fonte Nova, a realização ainda este ano, no estádio, de 20 jogos do Bahia e seis do Vitória. O contrato, segundo os gestores, já foi assinado com os clubes. A inauguração está prevista para 29 de março deste ano, e, dia 31 do mesmo mês, será realizado o clássico Bahia x Vitória. O estádio vai receber, em 2013, os seguintes jogos pela Copa das Confederações: Brasil x Itália - 22 de junho; equipe campeã da África (a ser definida em fevereiro deste ano) x Uruguai - 20 de junho; disputa do 3º e do 4º lugar - 30 de junho. Na Copa do Mundo FIFA 2014 serão seis jogos. Antes da ida ao estádio, as autoridades participaram de uma reunião no Hotel Convento do Carmo, onde a FIFA recebeu uma atualização sobre o andamento das obras do estádio e os preparativos na Bahia para a Copa das Confederações FIFA 2013 e Copa 2014.
Arena multiuso/ Equipamento multiuso, a Arena Fonte Nova terá 50 mil lugares, todos cobertos e distribuídos em três níveis de arquibancada, cerca de duas mil vagas de estacionamento, 70 camarotes (podendo chegar a 90), espaço cultural, dois restaurantes panorâmicos, 39 quiosques, 11 elevadores, 94 sanitários e acessibilidade para todo o público.

Feira de Santana / Matrícula encerra nesta quarta-feira

As matrículas na rede municipal de ensino para admissão de novos alunos seguem até esta quarta-feira, 30. Pais ou responsáveis devem comparecer aos postos instalados nas escolas municipais munidos da documentação necessária. É preciso apresentar certidão de nascimento ou carteira de identidade, três fotografias 3 x 4, histórico escolar, comprovante de residência, além de documentos pessoais como RG e CPF. Os beneficiários do programa Bolsa Família devem apresentar uma cópia que comprove estar sendo contemplado pelo programa social. Os postos de matrícula estão instalados nas escolas Jonathas Telles de Carvalho, Maria Antônia Costa, Monteiro Lobato, Ana Brandoa, Ana Maria Alves, João Marinho Falcão, Professor Joselito Amorim, Clóvis Ramos Lima, Nóide Cerqueira, Elisabeth Johnson, Luiz Alberto, Célida Soares Rocha, Antônio Alves Oliveira, Tereza Cunha Santana, Norma Suely, Almira Pereira Lago e Rubens Carvalho. O processo de matrícula também está sendo feito nas unidades de ensino situadas nos distritos. Posteriormente, neste caso, a relação dos novos alunos será encaminhada para uma unidade informatizada. A secretária Jayana Ribeiro informa que, até o momento, a matrícula transcorreu normalmente. A previsão é que 50 mil estudantes estejam matriculados para o ano letivo, que será iniciado no dia 18 de fevereiro.

Governo vai liberar R$ 1,6 bilhão para unidades básicas de Saúde

Agência Brasil/ Brasília – O governo federal usará R$ 1,6 bilhão para construção, reforma e ampliação de unidades básicas de Saúde. O anúncio foi feito hoje (29) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. “Queremos levar saúde com qualidade para os bairros onde as pessoas vivem”, disse. A meta é construir 1.253 unidades, ampliar 5.629 e reformar 4.348 em 2013. Há reserva de R$ 1,2 bilhão para a compra de equipamentos. Em 2012, 5.458 unidades foram ampliadas em 2.256 municípios, chegando a R$ 548 milhões em investimentos. Hoje existem mais de 38 mil unidades básicas de Saúde em todo o país. O ministério anunciou também que, a partir do mês que vem, os municípios poderão aderir ao Programa de Modernização do Atendimento. A inscrição, feita pela internet, possibilita o aumento do valor de custeio das unidades básicas de Saúde, de acordo com o desempenho da equipes. “Teremos mais recursos para quem tem bom desempenho”, explicou Padilha. Outra ação proposta pelo ministério prevê que cada Unidade Básica de Saúde, com pelo menos uma equipe participante do programa de modernização, tenha acesso à internet até 2014. Os investimentos na área devem totalizar R$ 45 milhões. A ideia é possibilitar que cada município possa aprimorar o acompanhamento nas emergências e nos ambulatórios, prestando melhor atendimento ao paciente e controlando os gastos.

Micro e pequenos empresários têm mais três dias para pedir regime tributário diferenciado

Agência Brasil/ Brasília - As solicitações de opção pelo Simples Nacional e de enquadramento como Microempreendedor Individual (MEI) terminam no 31 de janeiro de 2013. Números divulgados hoje (29) pela Receita Federal mostram que desde o início de janeiro 158.417 empresas pediram opção pelo Simples Nacional. Mais 16.590 pessoas querem o enquadramento como microempreendedores individuais, informou a Receita. A expectativa é que o total de pedidos de opção pelo Simples Nacional chegue a 180 mil e que mais 20 mil se enquadrem como MEI. O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido aplicável às micro e pequenas empresas. O microempreendedor individual é aquele que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. A pessoa não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular, mas pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Professores da rede pública poderão ter direito a merenda escolar

Agência Brasil/ Brasília – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (29) que recebeu pedido de prefeitos para que os professores de educação básica da rede pública também tenham direto à merenda escolar, a exemplo do que ocorre com os alunos. Ele manifestou apoio ao pedido, que dependeria de aprovação de projeto de lei específico. “Os prefeitos solicitaram que os professores também fizessem a alimentação com os alunos na merenda escolar. Hoje a lei proíbe. Só é possível se houver uma alteração em lei. O impacto é muito pequeno dado o número de professores da rede pública. Acho razoável que eles estejam trabalhando e possam comer a mesma merenda que os estudantes, disse a jornalistas após participar do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. No encontro com prefeitos, o ministro apresentou as ações e programas que o Ministério da Educação desenvolve em parceria com as prefeituras e disse que uma das prioridades do governo é a construção de creches. A meta do governo é chegar a 2016 com seis mil novas unidades. Segundo Aloizio Mercadante, 742 creches foram entregues nos dois primeiros anos do governo de presidenta Dilma Rousseff e há 5.678 em construção.

UNEB CONVOCA PARA MATRÍCULA APROVADOS EM 2ª CHAMADA NO SISU

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está convocando os candidatos selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), para matrícula. Os aprovados devem efetivar a matrícula de 1° a 5 de fevereiro (em dias úteis), na coordenação acadêmica do curso em que foram selecionados. Para saber se o nome está entre os convocados, o candidato deve consultar a relação de aprovadosna internet. A universidade também encaminhou e-mails e mensagens de texto (SMS) para avisar os aprovados. A lista da segunda chamada foi publicada no último fim de semana pelo MEC.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Uefs registra abstenção de 0,86% no segundo dia do vestibular


Nesta segunda-feira (28), segundo dia do vestibular 2013.1 (ProSel) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a abstenção foi de 0,86%, o que corresponde a 124 candidatos do total de 14.475 inscritos. Em dois dias de provas, a abstenção soma 30,7%, o que significa 4.444 ausências, já que no domingo, a abstenção chegou a 29,8% (4.320 faltas).
 Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Alves Pereira, a significativa diferença entre as abstenções de domingo e desta segunda-feira confirma o indicativo de que o número de faltas no primeiro dia se dá em função da Uefs ser a última das quatro universidades estaduais da Bahia a aplicar as provas do processo seletivo de início de ano.
 Além disso, conforme analisa Rubens Pereira, muitos candidatos faltaram porque já conheciam o resultado do Sisu e se matricularam em outras instituições. Outros disputam a seleção da Ufba, que já divulgou o resultado da primeira e realiza a segunda fase da seleção. Diante disso, revela o pró-reitor, a Uefs poderá aplicar as provas do vestibular 2014.1 em dezembro de 2013.

                                       

Candidatos excluídos

 Alguns candidatos foram surpreendidos com aparelhos eletrônicos, em especial telefones celulares, e foram excluídos do processo seletivo. Mesmo assim, dados da coordenação do vestibular indicam que, nos dois dias de provas, apenas nove estudantes foram flagrados nesta situação, número inferior ao de outros processos seletivos.
 Nesta segunda-feira, os candidatos foram submetidos às provas de Matemática, História e Geografia. Matheus da Silva Ribeiro, de Feira de Santana, concorre a uma vaga de Medicina e considerou Matemática a prova mais difícil até o momento. “A concorrência é muito grande, mas estou confiante”, disse. Vanessa Barbosa Gomes, 17 anos, de Cruz das Almas, BA, também quer cursar Medicina. Ela disse que a prova de Matemática “foi complicada”, mas acredita que, no geral, está tendo um bom desempenho.
 O vestibular da Uefs será encerrado nesta terça-feira (29) com as provas de Física, Química e Biologia.

sábado, 26 de janeiro de 2013

MEC divulga segunda chamada do Sisu no próximo dia 28

Agência Brasil/ O Ministério da Educação (MEC) divulga na próxima segunda-feira (28) a segunda chamada de selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na página do programa na internet. Os candidatos terão os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição de ensino. O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De segunda (28) até o dia 8 de fevereiro, está aberto o prazo de adesão à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Pode aderir à lista o candidato não selecionado em nenhuma de suas opções de curso nas chamadas regulares e o candidato selecionado em sua segunda opção de curso, independentemente de ter efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita para a primeira opção de vaga do candidato. Para entrar na lista de espera, o estudante precisa acessar seu boletim do candidato na página do Sisu e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista. A convocação ocorrerá em 18 de fevereiro. A primeira edição deste ano do Sisu contabilizou 1.949.958 inscritos que disputaram 129.319 vagas em 3.752 cursos. Ao todo, participaram 101 instituições públicas de educação superior. De acordo com o MEC, houve um crescimento de inscrições de 11% em relação ao ano passado, quando o sistema registrou 1.757.399 inscritos. Neste mês, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o pagamento de bolsa assistência estudantil no valor de R$ 400 para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais. O benefício será concedido aos alunos de cursos com duração diária acima de cinco horas e que tenham sido aprovados no Sisu por meio das cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. A expectativa é que a medida entre em vigor em maio deste ano.

COMEÇAM NA TERÇA-FEIRA INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL

As inscrições para o concurso público destinado ao provimento de 600 vagas no quadro da Polícia Civil da Bahia começam na próxima terça-feira (29). Realizada pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), a seleção oferece 100 vagas para delegado, 100 para escrivão e 400 para investigador. Os candidatos poderão realizar as inscrições no site da organizadora do certame, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília - Cespe/UnB. A taxa de inscrição para o cargo de delegado é no valor de R$ 150 e, para as demais funções, o custo será de R$ 120. As inscrições serão encerradas no dia 19 de fevereiro. Para concorrer a uma vaga de delegado, o candidato deve ser diplomado em Direito, enquanto para escrivão e para investigador, é preciso ter diploma de curso de nível superior. Além disso, quem for disputar a vaga de investigador deve ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria “B”, no mínimo. A remuneração para o cargo de delegado em início de carreira pode chegar a R$ 9.155,28, incluindo vencimento básico, Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ) e vantagens relativas à jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para os cargos de escrivão e investigador a remuneração inicial, formada por vencimento, Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (GAPJ) e vantagens para 40 horas, chega a R$ 2.665,91. A jornada mínima para as carreiras é de 30 horas. As provas objetivas e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas em Salvador, Barreiras, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista. O edital do concurso prevê ainda, sob responsabilidade do Cespe/UnB, mais três etapas eliminatórias: teste de aptidão física, exame biomédico e exame psicotécnico, além da avaliação de títulos, de caráter classificatório. A investigação social e de conduta pessoal, também de caráter eliminatório, será feita pela Polícia Civil e pela Saeb. Com este concurso, o Estado avança na renovação do quadro de pessoal via concurso público. Desde 2007, a atual gestão já contratou mais de 28 mil novos servidores públicos, com prioridade para as áreas diretamente voltadas para o desenvolvimento das políticas públicas de Saúde, Segurança e Educação.

Lançados editais da Micareta

Com vistas a dar mais agilidade a organização da Micareta 2013, marcada para transcorrer entre quinta-feira, 25, e domingo, 28 de abril, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer anunciou, no final da tarde desta sexta-feira, 25, no Paço Municipal Maria Quitéria, o lançamento de quatro editais para a contratação das empresas que serão encarregadas de explorar, por um período de dois anos, a montagem dos camarotes e arquibancadas, a instalação dos sanitários bioquímicos, a marca patrocinadora do evento e a exploração das barracas de bebidas. O prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado pelos secretários de Cultura Jailton Batista e do secretário de Comunicação Social Valdomiro Silva, chamou a atenção para os esforços que o Governo Municipal vem fazendo para profissionalizar a organização da festa, apesar da exigüidade do tempo e das dificuldades encontradas nas finanças da Prefeitura de Feira de Santana. “Com estas medidas que estamos tomando, eu acredito que facilitará a captação de recursos para promovermos os nossos eventos culturais, porque não existe nenhuma cidade no mundo em que uma festa deste porte seja bancada exclusivamente pela Prefeitura. Somente Feira de Santana tem a ousadia de promover três festas anuais bancadas pela Prefeitura”, disse o prefeito, se referindo, além da Micareta, à Exposição Agropecuária e ao São João de São José. O desmembramento, num edital exclusivo, da implantação dos sanitários bioquímicos, serviço que antes vinha sendo terceirizado pelas empresas montadoras dos camarotes visa, segundo o secretário Jailton Batista, a atender as inúmeras reclamações registradas pelos foliões nas edições passadas da festa. O secretário esclareceu que as empresas que vencerem a licitação em suas áreas especificas, assim como a montadora dos camarotes, estarão aptas a operarem também na realização das duas próximas edições da Exposição Agropecuária e do São João de São José. Outra novidade apresentada por Batista, além do fim do “corredor polonês” que excluía o folião pipoca de desfrutar as principais atrações que se apresentavam na festa, reside na redução do número de camarotes, antes disponibilizados em grande número pela Prefeitura e, consequentemente, motivo de queixas dos patrocinadores que alegavam ter a margem de lucro diminuída. Ainda segundo o secretário, “com a profissionalização da festa e uma melhor organização os patrocinadores, que antes alegavam prejuízos, agora se sentirão mais atraídos para anunciar os seus produtos”. Acompanhado do diretor do Departamento de Eventos Naron Vasconcelos, Jailton Batista adiantou que na próxima semana estará apresentando à imprensa o novo croqui contendo as modificações que serão implantadas no Circuito Maneca Ferreira.

FUNCEB LANÇA PRIMEIRA CHAMADA DO CALENDÁRIO DAS ARTES 2013

Desta sexta-feira ao dia 11 de março, estarão abertas as inscrições da primeira chamada do Calendário das Artes 2013, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento das artes no estado. Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, teatro e artes integradas. O Calendário vai apoiar propostas que sejam iniciadas de 1º de junho a 31 de agosto. As instruções para participação e os documentos do edital estão disponíveis na internet.

OPERAÇÃO PRENDE 12 PESSOAS ENVOLVIDAS COM TRÁFICO DE DROGAS NA CAPITAL

Durante operação realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) na madrugada desta sexta-feira (25), foram presas 12 pessoas, de duas facções criminosas, e apreendidos três adolescentes, 25 quilos de drogas, entre crack, maconha e cocaína, além de material para refino e armas. Duas pessoas morreram em confronto com a polícia. Os resultados foram apresentados na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A operação contou com a participação de mais de 300 policiais e foi realizada por uma força tarefa composta por policiais militares e agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Policia Federal, do Ministério Público e policiais das forças especiais. “Nós vamos continuar com este trabalho conjunto contra o narcotráfico, com policiais federais, civis e militares”, disse o secretário da Segurança Pública, Mauricio Barbosa. As ações ocorreram simultaneamente nos bairros de Brotas, Cosme de Farias, Cidade Nova e Liberdade, para cumprimento de 10 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. Entre as armas encontradas estão duas submetralhadoras, uma espingarda, sete revólveres, pistolas e munição. “Estas quadrilhas estavam aterrorizando Salvador na disputa pelo tráfico de drogas e tivemos este resultado satisfatório. Contamos com o desempenho de policiais das forças especiais e agora vamos buscar os traficantes que ainda estão soltos”, informou o secretário./ Laboratório para refino de cocaína/ Na operação, os policiais descobriram um laboratório clandestino para refino de cocaína, no bairro Cidade Nova. De acordo com o diretor do DHPP, delegado Arthur Gallas, a ação foi o resultado de uma série de investigações que tiveram como ponto de partida a chacina ocorrida em dezembro passado, na Baixa do Tubo, região entre Cosme de Farias e Bonocô, que deixou três mortos e sete feridos. “Estávamos investigando estes bandidos que fizeram a chacina, motivada por uma disputa de duas facções pelo tráfico de drogas, e focamos nestas quadrilhas, que atuavam naquela área. O resultado são estas prisões e apreensões”, informou Gallas. O traficante Ricardo Silva dos Santos, o “Babão”, líder do tráfico de drogas em portão, foi localizado pelos policias, também na Cidade Nova. Ele morreu durante confronto com os agentes e com ele foram encontradas três pistolas e uma submetralhadora. A apresentação contou também com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, promotor de Justiça Ramires Tyrone Carvalho e superintendente da Polícia Federal na Bahia, César Augusto Toselli.

Vestibular 2013/ Uefs oferece atividades recreativas para acompanhantes de candidatos

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) oferece, mais uma vez, o Programa Sala de Espera para acompanhantes dos candidatos que farão as provas do vestibular 2013.1 (ProSel), de domingo a terça-feira (27 a 29 de janeiro). Enquanto aguardam o término da prova, os acompanhantes participam, no campus universitário, de oficinas de dança, automassagem e de leitura, além de palestras e mostra de vídeo. Domingo, as atividades começam às 8h com recepção no pórtico do campus universitário. Às 8h30, a professora Rita de Cássia Braz dos Santos Silva profere a palestra “Família: formadora de cidadãos”. Às 10h, será servido lanche e, às 10h20, o reitor José Carlos Barreto falará sobre o tema “Conhecendo mais a Uefs”. Depois, será apresentada a programação das oficinas. Cartão O cartão de convocação do vestibular continua disponível no site www.uefs.br/portal, na seção ProSel/Vestibular. O documento informa o local e a sala em que o candidato fará as provas, que têm início previsto para as 8h e duração de quatro horas. O vestibular da Uefs começa domingo (27) com as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação; segunda-feira, serão aplicadas as provas de História, Geografia e Matemática; na terça-feira (29), ultimo dia, os candidatos serão submetidos às provas de Física, Química e Biologia. No site da Uefs, o candidato também pode acessar os roteiros do transporte coletivo municipal com destino aos locais de provas. Elaborados em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, os roteiros informam o nome e o endereço do estabelecimento, as linhas e os horários, além do número de candidatos em cada local.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Em Feira de Santana a calçada não é mais do pedestre

Por Alberto Peixoto/ Texto e fotos./ Nos últimos anos Feira de Santana tem crescido de forma extraordinária, porém sem nenhum planejamento, principalmente no que diz respeito ao trânsito e aos espaços das calçadas, que deveriam pertencer exclusivamente ao pedestre, que se ver obrigado a dividi-la com veículos estacionados, por motoristas mal educados e sem o mínimo de respeito aos transeuntes. Outro complicador são as mesas dos bares e botecos, que avançam quase sempre para a calçada.
Ouve-se dizer que, nos últimos quatro anos, os projetos relacionados às mudanças no trânsito da Cidade Princesa, eram elaborados por um engenheiro de trânsito de Porto Alegre - pago a peso de ouro - que nunca veio à Feira de Santana conhecer os problemas deste segmento. Dizem também que tudo era feito através de mapas e fotos, apresentadas a este “profissional”. Melhor dizendo, não existe um profissional especializado em Engenharia de Trânsito à frente deste segmento. Frequentemente encontram-se nas principais artérias da cidade, carros estacionados em filas duplas e sobre as calçadas, dificultando ainda mais o conturbado trânsito feirense e a circulação dos transeuntes. Sem fiscalização adequada, nos finais de semana este problema se alastra adquirindo proporções absurdas: as calçadas viram estacionamentos dos diversos bares e restaurantes, principalmente na Avenida Getúlio Vargas.
Não há mais a mínima condição de se conviver com os absurdos praticados pelos motoristas e donos de bares de Feira de Santana. Para alguns as vias da cidade se transformou em uma “verdadeira visão do inferno”, administrada por Gestores incompetentes e que estão pouco ligando para esta situação caótica em que se encontra, principalmente, o centro da cidade onde não há a mínima fiscalização por parte do órgão responsável por este segmento. É necessária a instalação de semáforos inteligentes, que dê oportunidade aos pedestres transitar com mais facilidade e segurança; pardais nos principais cruzamentos inibindo a prática da invasão dos sinais e uma guarda municipal atuante, orientando o trânsito nas faixas de pedestre que, na maioria das vezes, não são respeitadas pelos motoristas que fazem pouco caso dos transeuntes.
Por outro lado, as calçadas foram transformadas em uma espécie de segmento dos estabelecimentos comerciais, principalmente quando se trata de bares e restaurantes, com suas mesas impedindo a circulação dos pedestres pelas calçadas, forçando-os a disputar espaço com os carros nas pistas. A urbanização é um fenômeno que apresenta diversas propostas para o crescimento das cidades, principalmente nos países em desenvolvimento. Mas, não é só o trânsito que precisa de cuidados especiais para amenizar o caos que envolve o meio ambiente. Até mesmo o cidadão, que paga seus impostos, carecem de uma vida mais saudável. Infelizmente esta possibilidade em Feira de Santana é, definitivamente, impossível. Praticamente não existe arborização nas vias públicas da Princesa do Sertão, muito menos ciclovias. Acho que o descaso não é um fato inerente aos nossos Gestores, de forma única, que foram eleitos por nós para solucionar nossos problemas, mas também pelos que compõem o Ministério Público, pelos Ministros das diversas religiões que estão sempre clamando por Direitos Humanos e pelas autoridades policiais.
É necessário que tudo isto seja revisto e que a atual Administração Municipal, através das suas autoridades competentes, seja mais responsável e olhe para estes problemas com mais profissionalismo e menos politicagem.

NÚCLEO DA UNEB INSCREVE PARA NOVAS TURMAS DOS CURSOS DE ESPANHOL

O Núcleo de Estudos Hispânicos (Nehis), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), vai abrir novas turmas para os cursos de extensão em língua espanhola, de conversação e preparatório para os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (Dele). Os interessados podem se inscrever entre os dias 28 deste mês e 28 de fevereiro, na sede do núcleo, localizada no Campus I da universidade, no bairro do Cabula, em Salvador, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Os cursos de extensão serão nos níveis básico, intermediário e avançado. O investimento total por semestre varia de R$ 240 a R$ 280. Os candidatos com conhecimento prévio do idioma podem realizar teste de nivelamento, previsto para o dia 28 de fevereiro. As aulas devem começar em 9 de março.

Prefeitura e Uefs estabelecem parcerias

Estabelecer parcerias nas áreas de educação, cultura e lazer foi o foco principal da reunião realizada na noite desta quinta-feira, 24, no Paço Municipal Maria Quitéria, envolvendo o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, contando com as participações de secretários municipais e membros da Reitoria da instituição estadual de ensino. Invocando o caráter suprapartidário da iniciativa, o prefeito José Ronaldo ressalvou a necessidade de se colocar as demandas e os problemas da comunidade acima das questões políticas, “uma vez que todos nós estamos imbuídos deste mesmo propósito”. Neste sentido, o reitor José Carlos Barreto enfatizou, entre outros, o interesse de fortalecer o Centro de Atenção Básica da Uefs junto à Secretaria de Educação, “através do acompanhamento mais de perto do seu plano pedagógico”. Por seu turno, a secretária de Educação Jayana Ribeiro considerou a importância desta parceria promover melhorias no processo ensino/aprendizagem, além das condições físicas das escolas como pilares fundamentais para o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que na sua avaliação deve estar lastreada “em gestões fortes e comprometidas com o melhoramento do ensino”. Já o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Jailton Batista, que defende a construção de um projeto cultural para a cidade em parceria com as demais secretarias e todos os seus segmentos sociais representativos, conclamou o aporte técnico da Universidade para o desenvolvimento de projetos voltados a atividades física, cultural e de lazer, utilizando-se dos equipamentos públicos do município que carecem de atividades regulares para atender as demandas da comunidade. Exemplo desta parceria é a Feira do Livro, realizada em conjunto entre a Uefs e a Secretaria de Educação, consolidada já na sua sexta edição. O reitor José Carlos Barreto sugeriu também a inclusão da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, como participante ativa na organização do evento. Dois projetos que farão parte desta parceria dizem respeito aos planos Diretor e de Saneamento do município, e segundo o vice-reitor Genival Correa “ o corpo técnico da Uefs estará a disposição para examiná-los”. Por sua vez, o secretário de Comunicação Social Valdomiro Silva sublinhou que a sua pasta não ficará restrita a cuidar apenas da imagem e da propaganda oficial do governo, “ mas de todos os projetos que sejam do interesse à sociedade e da vida social e intelectual das pessoas”. Também participaram do encontro a pró-reitora de Extensão Maria Helena Bernosik, diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) Celismara Gomes, assessor de Relações Institucionais da Uefs Washington Franco Rocha e Carlos Brito, secretário de Planejamento de Feira de Santana.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ELES FORAM ESQUECIDOS

Instituído pelas Nações Unidas, o Dia Mundial de Combate a Hanseníase, (Lepra) é comemorado sempre no último domingo de janeiro. Centenas de pacientes continuam a viver nas antigas colônias, em precárias condições, simplesmente porque não têm para onde ir. Eles foram esquecidos. OS NÚMEROS são escandalosos, suficientes para envergonhar e revoltar. Na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), são registrados cerca de 3 mil novos casos por ano, e no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 42 mil novos casos. Os dados causam ainda maior indignação diante do desprezo das autoridades: o Brasil, é o segundo país do mundo em número de pacientes. Perde apenas para a Índia. Porém, nesse quesito, é preciso considerar que a Índia tem uma população cinco vezes maior do que a nossa. A DOENÇA com cerca de quatro mil anos de registro no mundo, pode acarretar invalidez severa e permanente se não for combatida a tempo. O bacilo ataca a pele e os nervos, principalmente os dos braços e das pernas. Por isso, a hanseníase aparece na forma de manchas pálidas ou avermelhadas, dores, cãibras, formigamento e dormência nos braços, mãos e pés. Outros sinais são caroços, localizados principalmente nos cotovelos, mãos, face, orelhas e pés. A TRANSMISSÃO da bactéria se dá pelas vias aéreas ou pelo contanto direto com as lesões na pele. Os remédios, doados pela OMS, são gratuitos – o que torna ainda mais doloroso o vexame diante dos constrangedores números brasileiros sobre a doença. Se o paciente tomar apenas uma dose do tratamento, a bactéria deixa de ser transmissível. SE UMA PESSOA tiver Hanseníase não precisa abandonar a família e sim, fazer um tratamento regular. O doente precisa, na verdade, é de apoio de seus familiares e compreensão das pessoas que a cercam, pois só assim, ele fará um tratamento confiante. A Hanseníase tem cura, a lepra tem cura e o tratamento é gratuito. Abrace essa causa. JESUS CRISTO, sempre foi ao encontro dos doentes e dos leprosos e permitiu que estes viessem ao encontro Dele. Não seria então a hora mais propícia para imitá-lo? É certo que, no dia do julgamento final, Ele dirá, segundo consta no Evangelho: “Estive doente e me visitaste”. Que todos possam responder com generosidade a esse convite de Jesus visitando pessoas com Hanseníase e levando-as a procurar um médico ou Posto de Saúde./ + Itamar Vian/ Arcebispo Metropolitano/ di.vianfs@ig.com.br

Grupo Dança-Teatro da Uefs presente Bienal do Recôncavo

O Grupo Dança-Teatro da Universidade Estadual de Feira de Santana se apresenta na XI Bienal do Recôncavo, em São Félix, com o espetáculo “Eles não querem nada”, sexta-feira (1º/2/13), às 19h. Em seguida, haverá palestra da professora doutora Jolanta Rekawek sobre "Memória transcultural em cena: os processos criativos do Grupo de Dança-Teatro da Uefs". A programação prevê, ainda, o workshop “Nove pontos - o corpo no espaço tridimensional - técnica da dança", ministrado pelo professor mestre Frank Kurt Händeler, dançarino e coreógrafo alemão, também integrante do Grupo. Recentemente, o trabalho artístico do Grupo de Dança-Teatro da Uefs foi apresentado no Simpósio Internacional de celebração dos 40 anos do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos na Universidade de Varsóvia (Polônia), por Jolanta Rekawek, que proferiu palestra sobre “A província em cada um de nós: sobre os nômades a e arte”. Dentre outros temas, foi abordada a questão da memória transcultural manifesta nos processos criativos do Grupo. A Bienal do Recôncavo é considerada o maior festival de artes da Bahia. São expostas 240 obras selecionadas entre as 1.515 inscritas. As obras representam propostas relevantes na área de desenho, escultura, fotografia, grafite, gravuras, instalações, novas experiências, objetos, performance, pintura e vídeo artes.

ESTADO DIVULGA TABELA DE PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO PARA 2013

O Governo do Estado já definiu a tabela com as datas de pagamento do funcionalismo público estadual para o ano de 2013, que saiu publicada na edição de terça-feira (22) do Diário Oficial do Estado. A informação consta na Portaria n° 37/2013 da Secretaria da Fazenda (Sefaz), já disponível para consulta no Portal do Servidor. A determinação é válida para os servidores públicos lotados na capital baiana e no interior, com datas diferenciadas para os ativos da administração direta e da administração indireta e também os aposentados e pensionistas. De acordo com o documento, os servidores públicos estaduais da administração direta receberão os vencimentos sempre nos dois últimos dias úteis de cada mês. No caso dos servidores da administração indireta e dos aposentados e pensionistas, o vencimento será pago em lote único, no último dia útil da cada mês, e o 13° salário depositado nos dias 19 e 20 de dezembro. Em todo o estado, o pagamento do funcionalismo público para este mês será efetuado nos próximos dias 30 e 31 (quarta e quinta-feira). A operação mensal de processamento dos dados da folha de pagamento é realizada por todas as unidades administrativas do Estado, sob a coordenação da Secretaria da Administração (Saeb).

Dilma evita falar sobre aumento da gasolina

Agência Brasil/ Brasília – Em meio a rumores sobre aumento do preço da gasolina, a presidenta Dilma Rousseff preferiu não comentar o assunto. Questionada hoje (24) por jornalistas, Dilma respondeu: “Eu não falo sobre aumento de gasolina, eu falo de redução de tarifa de energia.” A presidenta falou aos jornalistas após o encerramento da 6ª Cúpula Brasil-União Europeia (UE), realizada nesta manhã, no Palácio do Planalto. A redução no preço de energia foi anunciada ontem (23), pela própria presidenta, em rede nacional de rádio e televisão. Dilma informou que começaria a valer hoje, a redução de 18% na conta de luz de consumidores residenciais e de até 32% para os setores da indústria e agricultura, do comércio e de serviços. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central projetou reajuste no preço da gasolina em torno de 5% para o acumulado deste ano. A informação foi divulgada na ata da reunião do comitê, ocorrida na semana passada. Na ocasião, o Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 7,25% ao ano. Na semana passada, o vice-presidente Michel Temer havia admitido que o governo estava avaliando a possibilidade de reajuste nos preços da gasolina e do diesel. Já o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antônio Henrique Siqueira, confirmou a defasagem dos preços da gasolina em 7%, mas disse que “não havia decisão do governo” sobre o aumento de preços do produto. No fim do ano passado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o aumento no preço dos combustíveis ocorreria no “momento certo”. Na ocasião, Mantega negou que houvesse demanda da Petrobras para que o reajuste chegasse a 15%.

Governo cria grupo interministerial para ampliar serviço de radioterapia no SUS

Agência Brasil/ Brasília - O governo publicou hoje (24) no Diário Oficial da União portaria instituindo grupo interministerial para aprovar projetos do Plano Nacional de Expansão da Radioterapia no Brasil. De acordo com a norma, o grupo contará com representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem). Conforme a portaria interministerial, assinada pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o grupo ficará encarregado de aprovar os projetos básicos e executivos de arquitetura e engenharia para a criação de 48 novos serviços de radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) e para a ampliação de 32 já existentes. Os órgãos que participam do grupo terão 15 dias para indicar os integrantes. Ao menos um representante dos órgãos de vigilância sanitária estaduais deverão representar no grupo as unidades da Federação que receberão os novos serviços e as ampliações. A radioterapia é um dos tratamentos utilizados para combater o câncer. A técnica utiliza feixes de radiação ionizante, que são capazes de destruir as células tumorais.

COMITÊ ESTADUAL FAZ REUNIÕES ITINERANTES NOS TERRITÓRIOS ATINGIDOS PELA SECA

A partir desta sexta-feira (25), o Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca faz reuniões técnicas nos territórios de identidade atingidos pela seca. Os 36 municípios dos territórios Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá participam desse primeiro encontro, sediado em Jequié, no receptivo de eventos Buffet Marlene Marinho, das 8h às 17h. Os membros do comitê, coordenados pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, vão apresentar as medidas de convivência com a seca e receber as demandas de cada prefeito. “Faremos um atendimento direto aos prefeitos. O objetivo é acompanhar a situação dos municípios e otimizar as ações. Será um momento para sanar dúvidas, diagnosticar demandas e dar orientações”, afirmou Rui Costa. O encontro itinerante terá uma segunda reunião, também das 8h às 17h, quando secretários municipais da Agricultura, Assistência Social e Infraestrutura terão orientações técnicas das empresas e secretarias estaduais. Eles vão se reunir no Auditório Waly Salomão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Assuntos como pendências em documentações para reconhecimento de emergência, distribuição de alimentos, convênios para carros-pipa, crédito emergencial e compra subsidiada de milho para alimentação animal serão abordados durante a reunião de orientação entre as equipes técnicas. O segundo encontro itinerante reúne os prefeitos dos 38 municípios distribuídos nos territórios Semiárido Nordeste II e Sisal, no dia 5 de fevereiro, em Tucano. O terceiro encontro será em Jacobina, no dia 19 de fevereiro, e reúne prefeitos dos territórios Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru.

"Sexy" divulga fotos da Miss Bumbum 2012

entretenimento@band.com.br/ A “Sexy” divulgou nesta quarta-feira, dia 23, as primeiras fotos do ensaio nu de Carine Felizardo, a vencedora do Miss Bumbum 2012. A gaúcha, que estampa a capa da edição de fevereiro da revista, fez os cliques na praia de Riviera de São Lourenço, no litoral paulista. Carine garantiu que não foram usados recursos do Photoshop nas imagens. Além de Carine, a publicação traz ainda um ensaio com a espanhola Noemí Merino, que fez uma participação no BBB12, em fotos pra lá de sensuais na seção “Pin Up”.

MEC divulga lista de selecionados na primeira chamada do ProUni

Agência Brasil/ A primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível na internet. Para ver o resultado, o estudante deve entrar na página do programa. Os alunos terão até 31 de janeiro para apresentar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. Segundo números divulgados pelo MEC, o balanço final do ProUni registrou 1.032.873 inscritos. O total de inscrições foi 2.011.538, considerando que cada candidato teve a oportunidade de fazer até duas opções de curso. O estado com o maior número de candidatos na primeira edição do programa neste ano foi São Paulo, com 187.489; seguido por Minas Gerais, com 141.839, e o Rio de Janeiro, com 75.935. Em 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Para o primeiro semestre deste ano, estão sendo oferecidas 162.329 bolsas, sendo 108.686 integrais e 53.643 parciais (cobertura de 50% da mensalidade). Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Cada estudante pode optar por até dois cursos.

Projeto de inclusão produtiva

O desenvolvimento de ações de geração de emprego e renda através de uma parceria com o Governo Municipal foi o objetivo da visita do secretário adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto Marinho Alves da Silva, à Feira de Santana na noite desta quarta-feira, 23. O secretário manteve encontro com o secretário de Desenvolvimento Social Ildes Ferreira. No encontro foi discutida uma adequação ao projeto de inclusão produtiva que será financiado pelo Governo Federal no município através do programa "Brasil Sem Miséria". O programa prevê incentivo a atividades produtivas que requerem formação de mão de obra, assistência técnica e acesso a recursos para a estruturação de empreendimentos. “Feira de Santana foi selecionada pelo Governo Federal através de uma seleção pública”, informou o secretario adjunto Roberto Marinho destacando que a União vai investir na cidade cerca de R$ 3 milhões nos próximos dois anos “Vamos contemplar pequenos artesões, catadores, pessoas com iniciativa na produção de alimentos, e o setor de confecções", afirmou. Ainda de acordo com Roberto Marinho o objetivo primordial do trabalho é que as pessoas possam desenvolver habilidades e auferirem renda. “O projeto abrange também a comercialização dos produtos, serviços e manutenção do crédito, funcionando como um incubadora de empresas", concluiu. Segundo o secretário Ildes Ferreira, o projeto de inclusão produtiva vai beneficiar cerca 80 mil famílias que fazem parte do cadastro único em Feira de Santana, o que representa quase metade da população em estado de pobreza ou pobreza extrema. ”Estamos emprenhados nesta parceria e todo esforço será feito para que se possa minorar a situação, criando condições mínimas de dignidade para essas pessoas”, disse.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Maria Quitéria é eleita nova presidente da UPB

bahianoticias.com.br/ por David Mendes/ A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), foi eleita nesta quarta-feira (23) presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). No bate-chapa, que teve a participação do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, a gestora, primeira mulher a comandar a entidade, obteve 207 votos dos 352 prefeitos do interior do estado que compareceram à sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante todo o dia. Cardoso cravou, no total, 141 indicações dos alcaides baianos. Quatro sufrágios foram anulados. Maria Quitéria comandará a UPB até o final de 2014. A mesa diretora, que integrou a chapa “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada pela prefeita de Cardeal da Silva, contará ainda com os nomes dos gestores de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado (PT); de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz (PP); de Alagoinhas, Paulo César Simões (PDT); de Lafayete Coutinho, Zenildo Brandão (PP); de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT); e de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB

Conta de luz irá cair mais que o anunciado pelo governo, diz diretor da Aneel

Agência Brasil - A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar hoje (23) à noite, em pronunciamento em rede nacional, que a redução no preço da energia para os consumidores brasileiros deve ser de até 18% para as residências e de até 32% para as indústrias. A informação é do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, que chegou para reunião no Ministério de Minas e Energia. Em setembro do ano passado, também em pronunciamento à nação, a presidenta havia anunciado uma redução de 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias. As novas tarifas começam a valer no dia 5 de fevereiro. Segundo Rufino, o corte maior no preço da energia será possível por causa de um aumento do aporte de recursos do Tesouro Nacional. O Ministério da Fazenda já tinha anunciado que o Tesouro Nacional gastará de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões adicionais para assegurar a redução nas tarifas de energia. Amanhã (24), a Aneel irá fazer uma reunião extraordinária para revisar as tarifas de distribuição, que serão aplicadas a partir do mês que vem.