quarta-feira, 3 de maio de 2017

Inscrições abertas para curso de Agentes Culturais no Parque Histórico Castro Alves

Uma oportunidade para quem deseja saber um pouco mais sobre a área de produção cultural - estão abertas as inscrições gratuitas para o Programa de Formação e Qualificação de Agentes Culturais, que acontece no Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu), unidade da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac), desta sexta-feira a domingo (5 a 7). São oferecidas 80 vagas.

 O curso é presencial, com duração de 15 horas, distribuídas em módulos consecutivos, de três horas cada. Contemplará reflexões e práticas sobre temas como agentes culturais; culturas brasileiras e baianas; políticas culturais brasileiras e baianas e organização da cultura (gestão, planejamento, programação, produção). O grupo de professores, coordenados pelo professor Albino Rubim, compõe o corpo de pesquisadores do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), sediado na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 Os agentes culturais devem poder imaginar, formular e executar projetos culturais, dominar princípios de gestão, produção e curadoria/programação culturais, além de ter capacidade de elaborar relatórios e prestações de contas. Estas são capacidades técnicas essenciais ao exercício concreto da cidadania e dos direitos culturais. O curso será ministrado pela professora Giuliana Kauark e os participantes receberão certificado de extensão pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), desde que registrem, pelo menos, 75% de presença nas atividades.

Nenhum comentário: