quarta-feira, 5 de julho de 2017

Aula itinerante aproxima estudantes da história da Bahia

Aula itinerante

Os alunos do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizada nos Barris, em Salvador, participaram de uma aula de história diferente, nesta quarta-feira (5). Eles visitaram lugares onde aconteceram batalhas pela independência da Bahia e aprenderam mais sobre os eventos que marcaram a história do estado. A iniciativa integra a série de atividades promovidas pela Fundação Pedro Calmon (FPC), que acontecem durante todo o mês de julho, com objetivo de resgatar a memória das lutas do povo baiano por liberdade.

 Os estudantes visitaram a Praça General Labatut, em Pirajá, o Largo da Lapinha e a Praça 2 de Julho, no Campo Grande. Aluna do 3º ano do ensino médio, Gabrielle Lima aprovou a diferente forma de aprender. “Aqui, a gente consegue visualizar melhor o que estão nos passando, compreender melhor os fatos. A história das pessoas passa por essas ruas, esses monumentos. Eu acho que vendo, a gente aprende melhor. Outra coisa boa é que nos tira da rotina de sala de aula. Um ambiente diferente ajuda bastante”, afirmou a jovem de 17 anos.

 A rota histórica, como é chamada a iniciativa, é parte do colóquio “Guerra e identidade: a Independência do Brasil na Bahia”. De acordo com o diretor do Centro de Memória da Bahia, Rafael Fontes, o objetivo é desmitificar a noção de que a história é algo distante de nossa realidade. “Numa cidade como Salvador, a história está tão presente que a gente se depara com ela pelas ruas, a todo o momento a gente passa por algum lugar que tem valiosas informações históricas”, destaca.

 Além dos estudantes, transeuntes também acompanharam as visitas, que tiveram a orientação do doutorando, Marcelo Siquara, especialista em história da Bahia. Ele acredita que a iniciativa ajuda a despertar a curiosidade dos jovens. “A proposta é superinteressante, porque a gente sai do lugar comum, do convencional. O aluno se sente mais interessado e motivado para aprender. É uma ação muito bacana, sem dúvida”, elogiou o professor.

 Marcelo também comandará a visita guiada, na quinta-feira (6), em Itaparica, saindo da Biblioteca Juracy Magalhães Jr, espaço vinculado à FPC, em direção ao Forte de São Lourenço, local estratégico nas batalhas pela independência. A visita será de 8h às 12h. Pela tarde, ainda acontecerá uma mesa redonda sobre a reorganização social que aconteceu após os conflitos de independência e apresentação da Barquinha de Bom Jesus dos Pobres (Samba de Roda). A programação continua durante todo o mês de julho. Confira no site da FPC.

Nenhum comentário: