sexta-feira, 28 de junho de 2019

Plenária de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros acontece dia 1º


A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promove no próximo dia 1º, das 18h30 às 20h, a Plenária Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros. O evento acontece no N'Inzó Lembá Tateamoxicongo, na rua Coronel João M. Ataíde, numero 1063, Fazenda Lagoa das Pedras, no bairro Aeroporto.
Na oportunidade será lançado o Cadastramento de Templos Religiosos de Matrizes Africana e realizada a assinatura do Decreto Municipal das Formas de Organização dos Povos e Comunidades de Terreiros de Feira de Santana.

Distrito de Humildes está preparado para os festejos do São Pedro


Logo mais à noite tem Arraiá de Feira. As comemorações do São Pedro prometem ser aninadas no distrito de Humildes e as expectativas são as melhores, tanto de barraqueiros quanto dos moradores. Na manhã desta sexta-feira, 28, os últimos ajustes na estrutura da festa eram realizados.
Prepostos da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) executavam a varrição das ruas, poda de árvores e capinação. A iluminação ganhou reforço. Técnicos da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) observavam a instalação das câmeras de videomonitoramento.
Assim como no São João de São José, o São Pedro de Humildes ganhou mais câmeras, sendo quatro fixas e duas domes (360º), instaladas na praça, e mais quatro fixas, que ficarão posicionadas nas laterais do ônibus móvel da Seprev. As imagens capturadas em tempo real serão monitoradas pela Guarda Municipal e por prepostos da Seprev.
Foram armados dois palcos, onde as atrações vão se reversar. Hoje à noite o forró será comandado pela cantora Rayane Martins, que abrirá a festa. Na sequência subirá ao palco Forró do Tico, João Almeida e a banda Capim Molhado. Já no sábado, 29, o cantor Adelmário Coelho é uma das atrações mais esperadas. Além dele, a animação ficará por conta das apresentações de Seu Ciço, Neném do Acordeom, Kixote e Naldinho e Leone.
Vendedora de cachorro-quente, Iranilde Machado espera bom público no São Pedro. Há dez anos participando da festa, ela diz que as expectativas são as melhores. “Assim como nos anos anteriores, a gente espera que tenhamos um bom público e que a festa seja um sucesso”, diz.
Moradores da Rua do Fogo enfeitaram a via com bandeirolas para aguardar a chegada do São Pedro. “Nossa folia junina começou no São João. Estamos preparados como manda a tradição”, conta Godofredo Cerqueira, um dos moradores.
Além de Humildes, as festividades do São Pedro acontecem nos distritos de Jaíba e Bonfim de Feira. Essa é uma realização do Governo do prefeito Colbert Martins Filho. Secom/PMFS.

Rui viaja para a Espanha em busca de investimentos

Na noite deste domingo (30), o governador Rui Costa embarca para a Espanha. Nesta 7ª missão internacional, ele conhecerá experiências exitosas, como a Agencia de Seguridad y Emergencias Madrid 112 (Asem-112), e tem reuniões de trabalho com empresas dos setores de infraestrutura, telefonia e aviação. Entre os assuntos tratados na viagem estarão o Sistema Viário Oeste (SVO), que inclui a construção da Ponte Salvador-Itaparica, e o Centro de Convenções.
Rui desembarca em Madrid na segunda-feira (1º). No dia seguinte, além de visitar a Asem-112, ele vai se reunir com representantes da Acciona, grupo com atuação nas áreas de infraestrutura e energias renováveis, e da companhia aérea Iberia. Ainda na terça (2), também faz parte da agenda um encontro com executivos da Telefônica.
Já na quarta-feira (3), o governador se reúne com representantes da Air Europa. Em seguida, os compromissos serão com a construtora Obrascon Huarte Lain (OHL) e o Grupo Prima. À noite, Rui visita o Empreendimento Canalejana Gran Via Alcalá, localizado em região histórica que foi revitalizada e é um dos grandes símbolos de Madrid.
Na quinta-feira (4), o governador retorna ao Brasil. Esta é a segunda viagem de negócios de Rui à Espanha. Na primeira, em novembro de 2018, ele conseguiu estabelecer parcerias e atrair para a Bahia investimentos sociais, imobiliários e turísticos. Secom/GOV-BA.

Desemprego cai de 12,4% para 12,3% no trimestre encerrado em maio


A taxa de desemprego no país ficou em 12,3% no trimestre encerrado em maio, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgada hoje (28), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa é menor que a registrada no trimestre encerrado em fevereiro deste ano (12,4%). No trimestre fechado em maio de 2018 ela foi de 12,7%.
Segundo o IBGE, a população desocupada ficou em 13 milhões de pessoas, estatisticamente estável tanto frente ao trimestre anterior como em relação a igual período de 2018.
Já a população ocupada (92,9 milhões de pessoas) cresceu em ambas as comparações: 1,2% (mais 1,07 milhões de pessoas) em relação ao trimestre anterior e 2,6% (mais 2,36 milhões de pessoas) na comparação como o mesmo período de 2018. Agência Brasil.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, UPA de Humildes será inaugurada no próximo ano


Com previsão para serem concluídas em junho de 2020, as obras estruturais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do distrito de Humildes, iniciadas há dez dias, se encontram em ritmo acelerado.
Com recursos provenientes do Ministério da Saúde, o equipamento erguido pela Prefeitura Municipal, está orçado em R$ 1.478.412,52, e contará com uma área construída de 1.350 metros quadrados.

Casa do Trabalhador terá atendimento suspenso, na próxima sexta, para atualização do Portal Mais Emprego


Atendendo a uma circular da Secretaria de Política Pública e Emprego, do Ministério da Economia, a Casa do Trabalhador não terá expediente na próxima sexta-feira, 28 de junho, quando o Portal Mais Emprego passará por uma atualização periódica do sistema.
A medida será extensiva a mais três datas, todas caindo numa sexta-feira, quando a demanda de trabalhadores que acorrem ao serviços prestados na Casa do Trabalhador é mais retraída. Além desta sexta-feira, os expedientes serão suspensos nos dias 27 de setembro, 25 de outubro e 27 de dezembro de 2019.
A Casa do Trabalhador é um órgão administrado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTEDEC) e, de acordo com o seu diretor, Arlindo Amaral Marques, “a atualização periódica do sistema que atende ao Portal Mais Emprego é necessária para o aperfeiçoamento do atendimento que prestamos ao público”.

Secretaria da Educação prepara nova edição dos Aulões ENEM 100%

A Secretaria da Educação do Estado promoverá a partir do mês de julho mais quatro ciclos dos Aulões ENEM 100%. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizagens de competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica, com foco na melhoria do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os aulões estão programados para os seguintes períodos: de 15 a 19 de julho; de 19 a 23 de agosto; de 23 a 27 de setembro; e de 7 a 11 de outubro, nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h), no auditório da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com transmissão ao vivo por meio do Portal da Educação e nas redes sociais da Educação Bahia.
A ação pedagógica da SEC abrangerá, no total, 1.600 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, contemplando 6.400 alunos. As provas do ENEM 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, fala sobre a importância desta ação pedagógica. “Os aulões são mais uma etapa da mobilização para o ENEM e têm uma importância fundamental porque quanto mais os estudantes se encontram e socializam suas dúvidas se preparam para este momento que é tão determinante porque tem a ver com o seu ingresso no Ensino Superior. A gente aposta nesta ação, que é quando a Secretaria literalmente vira escola, pois recepciona os alunos durante uma semana inteira, nos dois turnos, recebe professores super qualificados, munidos de material de apoio, além dos canais da internet. Mais uma vez, vai ser um momento importante para a rede estadual”.
O primeiro ciclo do Aulões ENEM 100%, que começa no dia 15 de julho e prossegue até 19 de julho, irá envolver 320 estudantes por dia de escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26). Durante a semana, serão abordados conteúdos voltados às provas do Enem nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Sociologia e Língua Inglesa.
Mais sobre o ENEM 100%
Com os objetivos de orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio no Exame Nacional do Ensino Médio, com vistas no seu ingresso nas instituições de Ensino Superior, o projeto ENEM 100% envolve, além dos aulões, o Redijaê, que é uma ação para fortalecer a produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), com foco na melhoria da proficiência escrita dos estudantes. Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: “Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo”; “O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro”; e “Imigrações e a crise dos refugiados”.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado.

Jaíba começa a ganhar cores e clima de São Pedro


Colocação de bandeirolas, podas de árvores e montagem do palco. O ritmo de trabalho para preparação do São Pedro de Jaíba, uma das festividades do Arraiá de Feira, já está mudando o clima do local e gerando expectativa dos moradores para a principal festa do distrito.
Os shows musicais acontecem sexta-feira (28) e sábado (29). Na primeira noite de festa animam o público as bandas: Raízes do Nordeste, Forró do Zé, Caciques do Nordeste, Cangaia de Jegue e Osnir. Já no dia 29 sobem ao palco: Jota Sobrinho, Sarakura, Trio Nordestino e Balão Beijo. A programação está prevista para ser iniciada as 20h na sexta e às 21h no sábado.
Para o agente distrital Genésio Pereira dos Santos a expectativa é de uma festa tranquila e com boa participação das famílias. O administrador do distrito, Miguel Ferreira Gonçalves, observa que o investimento da Prefeitura é fundamental para manter a tradição do São Pedro do distrito.
Toda a estrutura para a festa é garantida pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho através das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Serviços Públicos (Sesp), Guarda Municipal, e Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Secom/PMFS.


quarta-feira, 26 de junho de 2019

Juros do rotativo do cartão de crédito subiram para 299,8% ao ano

Os consumidores que caíram no rotativo do cartão de crédito pagaram juros um pouco mais caros em maio. A taxa média do rotativo subiu 1,2 ponto percentual em relação a abril, chegando a 299,8% ao ano. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo Banco Central. A taxa média é formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes.

 No caso do consumidor adimplente, que paga pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão em dia, a taxa chegou a 279,9% ao ano em maio, aumento de 1,9 ponto percentual em relação a abril. A taxa cobrada dos consumidores que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura (rotativo não regular) subiu 0,4 ponto percentual, indo para 314% ao ano.

 O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. O crédito rotativo dura 30 dias. Após esse prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida.

Em abril de 2018, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu que clientes inadimplentes no rotativo do cartão de crédito passem a pagar a mesma taxa de juros dos consumidores regulares. Essa regra entrou em vigor em junho do ano passado. Mesmo assim, a taxa final cobrada de adimplentes e inadimplentes não será igual porque os bancos podem acrescentar à cobrança os juros pelo atraso e multa.

 Enquanto a taxa de juros do rotativo chegou a 299,8% ao ano, o parcelamento das dívidas do cartão de crédito pôde ser feito com juros de 174,1% ao ano em maio. As taxas médias do crédito parcelado do cartão subiram 3,3 pontos percentuais em relação a abril.

 Cheque especial

Já a taxa de juros do cheque especial caiu 2,4 pontos percentuais em maio, comparada a abril, e está em 320,9% ao ano. Mesmo com a queda no mês, o aumento no ano chegou a 8,3 pontos percentuais e a 9 pontos percentuais em 12 meses. De acordo com o Banco Central, essa taxa esteve em queda de maio a outubro do ano passado, mas essa dinâmica de diminuição mudou devido a um aumento nas taxas pelas instituições bancárias.

As regras do cheque especial também mudaram em julho do ano passado. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes que utilizam mais de 15% do limite do cheque durante 30 dias consecutivos passaram a receber a oferta de um parcelamento, com taxa de juros menores que a do cheque especial definida pela instituição financeira.

 As taxas do cheque especial e do rotativo do cartão são as mais caras entre as modalidades oferecidas pelos bancos. A do crédito pessoal não consignado é mais baixa, de 120,1% ao ano em maio, queda de 7 pontos percentuais em relação a abril. A taxa do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) recuou 0,2 ponto percentual, indo para 23,2% ao ano em maio.

A taxa média de juros para as famílias caiu 1,5 ponto percentual em maio para 44,4% ao ano. A taxa média das empresas ficou em 19,5% ao ano, baixa de 0,4 ponto.

 Inadimplência

A inadimplência do crédito, considerados atrasos acima de 90 dias, para pessoas físicas, subiu 0,1 ponto percentual e ficou em 4,8% em maio. No caso das pessoas jurídicas, o indicador se manteve em 2,7% no mês. Esses dados são do crédito livre, em que os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado.

No caso do crédito direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural, de infraestrutura e ao microcrédito), os juros para as pessoas físicas oscilaram 0,1 ponto percentual para cima, para 7,8% ao ano. A taxa cobrada das empresas se manteve em 9,6% ao ano.

A inadimplência das pessoas físicas no crédito direcionado ficou estável em 1,8% e a das empresas subiu 0,1 ponto percentual, para 2,4%.

 Saldo dos empréstimos

 Em maio, o estoque de todos os empréstimos concedidos pelos bancos ficou em R$ 3,286 trilhões, com expansão de 0,6% em relação a abril e de 0,9% no ano. Em 12 meses, a expansão foi de 5,5%. Esse estoque do crédito corresponde a 47,2% de tudo o que o país produz – o Produto Interno Bruto (PIB). Isso representa aumento de 0,1 ponto percentual em relação a abril, que foi de 47,1%.

Agência Brasil

Abertas inscrições para o Fies do segundo semestre de 2019

A partir de hoje (25) estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019. As inscrições são feitas pela internet, no site do programa, até o dia 1° de julho. Nesta edição, serão ofertadas 46,6 mil vagas a juros zero. O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação.

 Pode concorrer quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

Modalidades

 O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade com juro zero é para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários-mínimos. O aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda.

 A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2019 para as modalidades Fies e P-Fies será divulgado no dia 9 de julho.

Agência Brasil

Prefeito Colbert Martins Filho dá posse a 141 professores concursados


Em solenidade presidida pelo prefeito Colbert Martins Filho, 141 professores aprovados em concurso público realizado em 2018, foram empossados para atuarem no Município.
O ato, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 26, no auditório do Centro de Cultura Maestro Miro, contou ainda com as presenças dos secretários de Educação, Jayana Ribeiro, e João Marinho Gomes, de Administração.
Na próxima sexta-feira, 28, mais 140 novos professores também estarão tomando posse. De acordo com o secretário de Administração, outros 108 professores serão empossados no dia 1 de Julho. Secom/PMFS.

Até maio, Prefeitura apreendeu 177 aparelhos devido a som alto


Nos quatro primeiros meses deste ano, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Meio Ambiente, já apreendeu 177 aparelhos de som, durante as blitzen que são realizadas aos finais de semana ou por denúncias de cidadãos que se sentem incomodados devido ao som acima do permitido por lei.
A quantidade apreendida em 2019 corresponde a 83% das apreensões registradas no ano passado, que foram 211. Em 2017, este número chegou a 232. Os equipamentos ficam sob a responsabilidade da Semmam enquanto a Justiça decide o destino deles.
Se são devolvidos aos donos ou se são destruídos – como já aconteceu uma vez na cidade, quando um rolo compressor passou sobre centenas destes equipamentos, na praça João Barbosa de Araújo, a praça do Fórum.
“A poluição sonora é um dos mais graves problemas ambientais da cidade e que a gente enfrenta com veemência. Basta ver os números”, afirmou o secretário Arcênio Oliveira. “E os abusos são constatados tanto em automóveis como em residências”.
Permite-se que o nível sonoro chegue a 70 decibéis, entre as 7h e 22h e 60 db entre 22h e 7h. Os fiscais da Semmam fazem a medição usando um decibelímetro.
Outro problema, disse o secretário, é a quantidade de caixas de som colocadas à frente das lojas com o objetivo de chamar a atenção dos clientes que passam à porta destes estabelecimentos. Estes equipamentos são alvo de apreensões por incomodar as pessoas.
As blitzen são realizadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, Guarda Municipal, Ministério Público e SMT (Superintendência Municipal de Trânsito).

Insulina inalável pode ajudar tratamento do diabetes


Agência Brasil - A recente liberação da insulina inalável (3/6) marca a passagem do Dia Nacional do Diabetes nesta quarta-feira (26). O medicamento, autorizado para venda e consumo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em oito formas de apresentação ainda precisa ser importado dos Estados Unidos.
Para o médico e pesquisador Freddy Goldberg Eliaschewitz, a disponibilidade do medicamento pode ajudar o tratamento da doença no Brasil, pois é mais confortável do que a aplicação da insulina por injeção e o manejo é mais eficiente. A Insulina inalável começa a funcionar em 10 minutos no organismo e o efeito dura até 90 minutos.
A insulina injetável pode demorar até 60 minutos começar a fazer efeito e permanece ativa por até cinco horas no organismo.
“Por um lado, se o paciente aplica a insulina injetável antes do almoço e o medicamento demora a agir, o nível de açúcar sobe muito no início da refeição. Muitas vezes, a comida foi ingerida, mas a insulina nem começou a agir. Por outro lado, se o efeito da insulina demora a passar, o paciente pode sofrer uma queda de açúcar mais adiante. A absorção dos alimentos já terminou, mas a insulina continua agindo”, explica Eliaschewitz que é médico Hospital Israelita Albert Einstein, e diretor clinico do Centro de Pesquisas Clinicas, que desde 2014 trabalhou nos testes para o desenvolvimento da nova droga.
O diabetes é considerado uma doença crônica onde o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo do paciente não consegue utilizá-la. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue.

Fora de controle

Eliaschewitz descreve que já há cerca de 15 milhões de pessoas com diabetes no Brasil, mas 90% dos pacientes com o tipo 1 e 73% dos que sofrem com o tipo 2 “não têm controle sobre a doença”. Ele contabiliza que “metade dos pacientes não controlam a doença por falta de conhecimento do diagnóstico. Entre os que sabem do diabetes, metade não vai com regularidade ao médico. E mesmo os que vão, mais da metade não toma os devidos cuidados”.
Segundo o Ministério da Saúde , o diabetes do tipo 1, geralmente, surge na infância ou adolescência. “A causa desse tipo de diabetes ainda é desconhecida (...) Sabe-se que, via de regra, é uma doença crônica não transmissível genética, ou seja, é hereditária, que concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil".
O diabetes do tipo 2 é mais frequente em adultos, está diretamente relacionado ao sobrepeso, ao sedentarismo e à má alimentação. “Ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida”, explica o Ministério da Saúde.
Para Freddy Eliaschewitz, o Brasil vive uma “pandemia de diabete do tipo 2 a reboque da pandemia de obesidade”. Segundo ele, o país poderá viver no futuro uma pandemia das complicações causadas pela doença, “que são penosas e custosas de tratar”, como a glaucoma, problema nos rins e disfunção erétil.

Rui anuncia aprovação de estatuto do Consórcio do Nordeste


O governador Rui Costa, que preside o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, está em Brasília, nesta quarta-feira (26), com os demais governadores dos estados nordestinos para, entre outras pautas, a aprovação do estatuto do consórcio. O documento regerá o funcionamento do órgão.
Com a validação do termo jurídico, todas as regras para o funcionamento dessa associação pública ficam acordadas entre os nove estados consorciados. “Estamos tomando todas as medidas para a consolidação jurídica do Consórcio do Nordeste. Queremos por em prática tudo o que estamos planejando para os nordestinos. Vamos trabalhar juntos, com mais rapidez e menor custo”, assinalou Rui.
Os chefes dos estados estão alinhados em catalisar melhorias para mais de 46 milhões de brasileiros (somada toda a população da região), nas mais diversas áreas, como saúde, segurança e educação. A busca por investimento internacional é um dos pontos já previstos. Os gestores querem fazer juntos uma missão de captação de investimento internacional.

O estatuto

Conforme o texto, o Consórcio do Nordeste poderá realizar licitação para prestação de serviços públicos; realizar estudos técnicos e pesquisas para obtenção de recursos, inclusive internacionais; formular sistemas de informações articulados com sistemas estaduais e nacional; entre outros.
O Consórcio é composto por Assembleia Geral, Presidência, Secretaria Executiva e Conselho Consultivo. As decisões da Assembleia Geral serão tomadas pela maioria de, pelo menos, metade mais um dos votos dos presentes; mas o documento prevê casos de exceção. A presidência caberá sempre a um chefe do Poder Executivo dos estados, sendo possível uma reeleição. O mandato é de um ano.
O estatuto prevê que sejam implantados mecanismos e procedimentos internos de integridade e auditoria, bem como o acesso de qualquer cidadão aos documentos de execução e pagamento de contratos celebrados pelo Consórcio. As informações são da Secom / GOV-BA.

Governo abre inscrições para prêmio de Boas Práticas no serviço público

Funcionários públicos estaduais já podem inscrever projetos no Prêmio de Boas Práticas, que vai distribuir uma premiação total de R$ 32 mil para ações ou atividades inovadoras, que promovam a melhoria da qualidade do serviço público. Podem ser inscritos projetos de servidores dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Serão selecionados dez projetos, pertencente a qualquer área do Estado: saúde, segurança pública, educação, administrativa, dentre outras.
Os projetos devem visar o aperfeiçoamento dos serviços públicos, a melhoria do atendimento ao cidadão, o aprimoramento de processos ou economicidade para os cofres do Estado. Os dez primeiros colocados são premiados, com pagamento de R$ 10 mil para o primeiro lugar. A premiação tem duas finalidades: a valorização dos servidores públicos estaduais e o aprimoramento da prestação do serviço público.
Valores da premiação de acordo com as colocações:
Premiação 1º Lugar: R$ 10 mil
Premiação 2º Lugar: R$ 7 mil
Premiação 3º Lugar: R$ 5 mil
Premiação 4º Lugar: R$ 3 mil
Premiação 5º Lugar: R$ 2 mil
Premiação do 6º ao 10º Lugar: R$ 1 mil
Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

Shows mostram diversidade da música nordestina nos festejos juninos do Pelô

Com muito arrastapé, xote, pé de serra, do forró tradicional ao eletrônico, o ciclo de festejos juninos prossegue com toda energia no Pelô. A programação, que foi iniciada no dia 11 de junho, com o Tríduo de Santo Antônio e Ópera Junina, passou pelo São João, de 20 a 24, e já emendou com a ressaca, na terça-feira (25), com shows nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água. A festa continua no fim de semana, com destaques como o Dia de São Pedro (29) e o IV Festival de Samba Junino. A agenda tem shows gratuitos apoiados e realizados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).
Na sexta-feira (28), no Largo Tereza Batista, tem Val Gonzaga e Trio Estrela Guia e, às 22h30, a pegada eletrônica de Bruninho do Acordeon. No Quincas Berro D’Água, às 20h, tem Tenilson Gonzaga, e Quininho de Valente, às 22h30. Comemorando o Dia de São Pedro, sábado (29), o fim de semana esquenta com o show de Kimimo do Forró, às 20h, no Largo Pedro Archanjo. Também às 20h, no Largo Tereza Batista, a animação continua com Jay Torres, e Matuto Ligado, às 22h30. No mesmo dia, no Largo Quincas Berro d’Água, a noite começa com Val Gonzaga e Trio Estrela Guia, às 20h, e termina ao som de Zé Honório e Banda Visgo de Jaca, às 22h30.
Encerrando o mês de junho no Pelô, o domingo (30) continua em ritmo de forró. No Largo Pedro Archanjo, o comando é da banda de forró tradicional Chuchu Beleza, às 16h, e de Chico Gomes e Banda Marana, às 18h30. No Largo Quincas Berro d’Água, Cristiano Leão e Banda Forroxote convidam para dançar juntinho às 16h. Em seguida, o palco é de Neto de Procópio e Trio de Forró, às 18h30. Além de tudo isso, o IV Festival de Samba Junino movimenta o Largo Tereza Batista, a partir das 17h.

Serviço:

Val Gonzaga e Trio Estrela Guia
Quando: 28/06 (sexta), às 20h
Local: Largo Tereza Batista
Ingresso: Gratuito

Bruninho do Acordeon
Quando: 28/06 (sexta), às 22h30
Local: Largo Tereza Batista
Ingresso: Gratuito

Tenilson Gonzaga
Quando: 28/06 (sexta), às 20h
Local: Largo Quincas Berro d’Água
Ingresso: Gratuito

Quininho de Valente
Quando: 28/06 (sexta), às 22h30
Local: Largo Quincas Berro d’Água
Ingresso: Gratuito

Kimimo do Forró
Quando: 29/06 (sábado), às 20h
Local: Largo Pedro Archanjo
Ingresso: Gratuito

Jay Torres
Quando: 29/06 (sábado), às 20h
Local: Largo Tereza Batista
Ingresso: Gratuito

Matuto Ligado
Quando: 29/06 (sábado), às 22h30
Local: Largo Tereza Batista
Ingresso: Gratuito

Val Gonzaga e Trio Estrela Guia
Quando: 29/06 (sábado), às 20h
Local: Largo Quincas Berro d’Água
Ingresso: Gratuito

Zé Honório e Banda Visgo de Jaca
Quando: 29/06 (sábado), às 22h30
Local: Largo Quincas Berro d’Água
Ingresso: Gratuito

Chuchu Beleza
Quando: 30/06 (domingo), às 16h
Local: Largo Pedro Archanjo
Ingresso: Gratuito

Chico Gomes e Banda Marana
Quando: 30/06 (domingo), às 18h30
Local: Largo Pedro Archanjo
Ingresso: Gratuito

Cristiano Leão e Banda Forroxote
Quando: 30/06 (domingo), às 16h
Local: Largo Quincas Berro d’Água
Ingresso: Gratuito

Neto de Procópio e Trio de Forró
Quando: 30/06 (domingo), às 18h30
Local: Largo Quincas Berro d’Água
Ingresso: Gratuito

IV Festival de Samba Junino
Quando: 30/06 (domingo), às 17h
Local: Largo Tereza Batista
Ingresso: Gratuito
Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)

terça-feira, 25 de junho de 2019

Presidente do BC: é preciso trabalhar para reduzir os juros do crédito


O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou hoje (25) que ainda é preciso continuar trabalhando para reduzir as taxas de juros do crédito. Campos Neto participou nesta manhã de palestra em evento promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Ele apresentou a Agenda #BC, lançada no fim de maio, e as propostas para o cooperativismo brasileiro que fazem parte da proposta.
Campos Neto citou que o spread, diferença entre taxa de captação de recursos pelos bancos e a cobrada dos clientes, não caiu na mesma proporção da taxa básica de juros, a Selic, que está atualmente em seu mínimo histórico, em 6,5% ao ano.
“A Selic caiu bastante, mas os spreads do crédito não caíram proporcionalmente. Então existe uma frustração, uma angústia da sociedade de ter um juros muito baixo, mas de ter um spread muito alto. Então acho que a agenda [de trabalho do BC, a Agenda #BC] atingiu vários objetivos, mas ainda precismos continuar trabalhando nesse sentido”, disse.
Sobre a economia mundial, Campos Neto disse que há um processo de revisão para baixo de crescimento. Ele citou que a previsão para crescimento da economia mundial saiu de 3,6%, em março de 2018, para 3,3%, neste mês. Segundo ele, a guerra comercial entre Estados Unidos e China tem gerado um efeito maior nos países asiáticos, mas “vem contaminado o resto do mundo”.
“Na economia doméstica, nossa missão número 1 é manter a inflação sobre controle, o poder de compra da moeda. A gente está com inflação dentro da meta para os próximos anos”, afirmou.
Campos Neto citou que as mudanças nas previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, neste ano. “No começo da revisão existia uma interpretação que o crescimento estava sendo postergado e depois o crescimento começou a cair. E teve consecutivas revisões para baixo”.
Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada hoje, o BC diz que houve uma interrupção do processo de recuperação da atividade econômica e reforça que espera pela “retomada do processo de recuperação econômica adiante, de maneira gradual”. O Copom projeta que o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, deve ficar próximo da estabilidade no segundo trimestre deste ano.
“Um dos canais que continua bastante vivo na nossa economia e tem sido um sinal de alento é o canal de crédito.”, disse. Ele mostrou que o crédito total cresceu 5,4% em abril deste ano.
Sobre as cooperativas, Campos Neto citou que o setor segue em processo de consolidação. “Em 2018, houve redução de cerca de 4% na quantidade de cooperativas singulares, de 967 para 925. Apesar disso, o número de cooperados aumentou e, em 2018, ultrapassou os 10 milhões de pessoas, entre físicas e jurídicas”, disse. O presidente do BC projeta aumento da participação das cooperativas no crédito concedido no Sistema Financeiro Nacional de 8% para 20%, em 2022. As informações são da Agência Brasil.

Conselho apresenta dados da violência contra a mulher em Feira


O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) apresenta e analisa os dados estatísticos da violência contra a mulher em Feira de Santana.
 A apresentação será realizada nesta terça-feira, 25, a partir das 8h39min, durante a terceira reunião reunião ordinária do Conselho, para o biênio 2019/2021. Ocorrerá na Casa dos Conselhos, à rua Domingos Barbosa de Araújo, 611, bairro Kalilândia.
A secretária executiva do CMDDM, Jaciane Silva, informa que o evento contará com as participações de representantes do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (NEVPI) e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Maria Quitéria (CRAM), para análise dos dados estatísticos apresentados a serem apreciados pelos conselheiros.
Ações voltadas ao enfrentamento a violência contra a mulher contam com o incentivo do Governo do prefeito Colbert Martins Filho.

Procon de Feira realiza fiscalização em postos de combustíveis


Fiscais da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon/FSA) - autarquia da Prefeitura - estiveram em postos de combustíveis na sexta-feira, 21, a fim de realizar testes de qualidade da gasolina, do diesel e do álcool.
Além disso, foi feita a aferição na bomba com o intuito de verificar se a quantidade do combustível que está entrando no tanque do veículo é a mesma que está marcando na bomba.
De acordo com o chefe de Fiscalização do Procon, Alexandre Simas, as fiscalizações em postos de combustíveis são rotineiras, seguindo a linha de trabalho do Governo do prefeito Colbert Martins Filho. “Caso algum destes testes apresente alteração será emitido um auto de constatação e a ANP (Agência Nacional do Petróleo) será comunicada”, afirma.
Ele explica é um direito do consumidor solicitar a realização desses testes. As lojas de conveniências também são fiscalizadas pelo órgão. O objetivo é verificar se os produtos que estão colocados à venda estão dentro do prazo de validade. Dados do Procon apontam que há entre 90 a 95 postos na cidade. Secom/PMFS.

Adelmário Coelho e Timbaúba entre as atrações do São Pedro que acontece em Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira


Quem pensa que o Arraiá de Feira acabou está enganado. Passado o São João, a expectativa agora é o São Pedro, que será festejado nos distritos de Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira, nos dias 28 e 29. Entre as atrações contratadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, o veterano Adelmário Coelho, o forró da banda Capim Molhado e o cantor Timbaúba.
O cantor Adelmário Coelho é uma das atrações mais esperadas em Humildes. Ele vai se apresentar no sábado. Enquanto isso, a cantora Rayane Martins abrirá a festa na sexta-feira. Na sequência subirá ao palco Forró do Tico, João Almeida e a banda Capim Molhado. No sábado, além do cantor Adelmário Coelho, a programação contará com as apresentações de Seu Ciço, Neném do Acordeom, Kixote e Naldinho e Leone.
No distrito de Jaíba, o São Pedro será animado na sexta-feira pela banda Raízes do Nordeste, Forró do Zé, Caciques do Nordeste, Cangaia de Jegue e Osnir. No segundo dia o cantor Jota Sobrinho será a primeira atração a subir ao palco. Logo depois será a vez de Sarakura, Trio Nordestino e Balão Beijo.
Já em Bonfim de Feiram a festa será aberta pelas seguintes atrações: HD. Com, Bié, Carlos Pinta, Lua Cheia e o cantor Sandro de Castro, que fechará a primeira noite. No sábado a programação será animada por Xoxotaí, Timbaúba, Beijo Roubado, Arnaldo Farias e Forrozão do Capitão.
As atrações dos festejos de São Pedro foram contratadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Município supera meta de vacinação contra a gripe entre os idosos


Chegou ao fim no último dia 14 a campanha nacional de vacinação contra a influenza em todo o país. Dentre os grupos prioritários o melhor resultado alcançado pelo Município foi referente aos idosos: a meta foi batida em 101,68%
Entretanto este resultado não foi alcançado junto aos demais grupos prioritários. Até o momento foram vacinadas 130.423 pessoas, que representa 55,35%. “A vacinação ficou abaixo do esperado em comparação ao ano passado, que atingimos a meta antes mesmo de acabar a campanha. Lançamos estratégias de vacinação, porém a adesão do público prioritário não supriu nossas expectativas”, afirma Neuza Santos, supervisora da Vigilância Epidemiológica.
As doses da vacina se encontram disponíveis em todas as unidades de saúde até acabarem os estoques. Para receber a dose é necessário se dirigir a qualquer unidade portando documento de identidade oficial, caderneta de vacinação e cartão SUS. “Apesar de vacinarmos sem a caderneta, ela é muito importante para o profissional de saúde verificar e atualizar se necessário”, ressalta a supervisora.
Na tentativa de alcançar a meta, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde intensificou as estratégias de vacinação durante toda a campanha realizando vacinação aos sábados e em pontos estratégicos para trabalhadores.

Contraindicação

A vacina possui contraindicações temporárias para pacientes com febre, tratamento quimioterápico, com doença neurológica ativa que compromete o sistema imunológico e pessoas que usam medicamentos imunossupressores em doses altas por período prolongado.
“Essas pessoas devem aguardar alguns dias para poder ser vacinado. Vale ressaltar que pessoas com alergia grave a ovo devem evitar a vacina contra a influenza”, pontua Neuza Santos.

Sobre a campanha

O Ministério da Saúde estabeleceu a vacinação exclusiva para os grupos prioritários, que são as populações mais vulneráveis ao vírus, até o dia 31 de maio. No dia 03 de junho a campanha foi aberta para toda a população e prorrogada até o dia 14.
Na Bahia, de acordo com o MS, 85,97% do público foi imunizado até o dia 31 de maio e o estado não alcançou a meta. Secom / PMFS.

Abertas as inscrições para o 17º Festival de Música Educadora FM

A partir desta terça-feira (25), até o próximo dia 25 de julho, estão abertas as inscrições para o 17º Festival de Música Educadora FM. Os interessados em participar do concurso, que abre espaço para obras musicais inéditas, podem receber prêmios que variam de R$ 1.000,00 a R$ 12.000,00.
Na primeira etapa serão selecionadas as 50 gravações que serão exibidas na Rádio Educadora. Após essa fase, serão escolhidos 14 finalistas, sendo 07 músicas instrumentais e 07 músicas com letra, todas elas definidas pela Comissão Julgadora. Estes 14 selecionados integrarão o CD do XVII Festival.
Por meio da internet, os ouvintes poderão escolher, na categoria ‘A música Mais Votada pelos Ouvintes’ uma única obra que integrará, juntamente com as 14 finalistas, o CD do Festival.
Ao final, a Comissão Julgadora vai selecionar os 6 vencedores, que receberão os seguintes prêmios em dinheiro, conforme a categoria: melhor música com letra (R$ 12.000,00), melhor música instrumental (R$ 12.000,00), melhor intérprete vocal, cantor (a) ou grupo vocal, (R$ 6.000,00), melhor intérprete instrumental (R$ 6.000,00),melhor arranjo para música instrumental (R$ 6.000,00) e melhor arranjo para música com letra (R$ 6.000,00).
A documentação de inscrição deverá ser entregue na sede da Rádio Educadora FM, em Salvador, ou enviada através dos Correios sendo, neste caso, aceitas aquelas enviadas até o dia 25 de julho, devendo chegar à sede da rádio no prazo de até cinco dias corridos, úteis ou não, após a data limite de inscrição.
O edital e mais informações estão disponíveis em http://www.educadora.ba.gov.br/festivaleducadora. Secom- Governo do Estado -BA.
Fonte: Ascom/ Irdeb.

Abertas inscrições para o Fies do segundo semestre de 2019


Agência Brasil - A partir de hoje (25) estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019. As inscrições são feitas pela internet, no site do programa, até o dia 1° de julho. Nesta edição, serão ofertadas 46,6 mil vagas a juros zero.
O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação.
Pode concorrer quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.
Modalidades
O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade com juro zero é para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários-mínimos. O aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda.
A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.
O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2019 para as modalidades Fies e P-Fies será divulgado no dia 9 de julho. 

sábado, 22 de junho de 2019

Comércio de Feira funciona neste sábado e domingo (23)


Devido aos festejos juninos, o comércio de Feira de Santana terá horarário especial neste fim de semana. Neste sábado (22) as lojas vão funcionar até às 16h e no domingo das 9 às 15h, conforme acordo coletivo.
Na segunda-feira, 24 de junho, feriado de São João, as lojas do comércio estarão fechadas e reabrirão normalmente na terça-feira (25). As informações são do Site Acorda Cidade.

Escolas da rede municipal vão contar com sistema de climatização e serão equipadas com cinco mil computadores



As escolas municipais de Feira de Santana passarão a contar com sistemas de climatização em suas salas de aula. Já em fase de processo licitatório, o Governo Municipal também vai equipar a malha do Ensino Fundamental com cinco mil computadores de ponta, adequando à sua política pedagógica aos inevitáveis avanços tecnológicos que, inexoravelmente, grassam sobre todas as áreas do conhecimento humano.
Com a política de requalificação do patrimônio físico dos prédios escolares, que há seis anos vem se notabilizando, tanto na sede do Município, quanto na sua Zona Rural, as escolas da rede pública passaram a ser construídas ou reformadas obedecendo um padrão arquitetônico que privilegia ambientes mais amplos, arejados, coloridos e acolhedores.

Mais escolas, mais professores

Aliando-se a estes novos conceitos, a Secretaria Municipal de Educação tem ampliado substancialmente o número de professores para fazer frente à crescente demanda de alunos, bem como em substituição aos profissionais que se aposentam. Assim, neste período, mais de dois mil professores aprovados em concursos públicos foram nomeados pela Prefeitura.
Ao inaugurar, quarta-feira, 19, a quadra poliesportiva Professor Edson Fialho e as obras de requalificação física da Escola Professora Valdomira Alves Brito, no Sítio Matias, o prefeito Colbert Martins Filho anunciou a contratação de mais 450 professores, dentre eles, professores de Educação Física, disciplina que a Secretaria de Educação pretende incrementar em sua grade pedagógica. As informações são da Secom/PMFS.

OIT adota nova convenção contra assédio e violência no trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovou uma nova convenção e um texto de combate à violência e ao assédio no ambiente de trabalho. O documento, acompanhado por uma recomendação, foi aprovado no último dia da Conferência da OIT alusiva aos 100 anos da entidade e divulgado nesta sexta-feira (21).
A convenção reconhece que a violência e o assédio no trabalho configuram violações ou abuso aos direitos humanos, constituindo ameaça à igualdade de oportunidades, e são “inaceitáveis e incompatíveis com o trabalho digno”. As informações foram publicadas na página da OIT.
“O documento define violência e assédio como comportamentos, práticas ou ameças que visam, resultam ou se aproximam de prejuízos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos [aos trabalhadores]. Lembramos aos Estados-Membros que eles têm a responsabilidade em promover um ambiente geral de tolerância zero [a esses comportamentos]”, informa o texto da OIT.
Os novos padrões internacionais de trabalho, segundo a organização, visam a proteger trabalhadores e empregados, independentemente dos tipos de contrato, e incluem pessoas em treinamento, estagiários, aprendizes, voluntários e candidatos a emprego.
A convenção entrará em vigor 12 meses após a ratificação de pelo menos dois Estados membros. A recomendação, também aprovada, provê linhas gerais de como aplicar a convenção. Segundo a OIT, esta é a primeira nova convenção aprovada desde 2011, quando foi adotada a Convenção dos Trabalhadores Domésticos.
O encontro da OIT contou com a presença de 5.700 delegados, representantes de governos, trabalhadores e empregadores, dos 187 países que formam a organização. As informações São da Agência Brasil.

Doação de sangue em unidade móvel do Hemoba superou expectativas


A quantidade de bolsas de sangue coletadas pela Unidade Móvel do Hemoba foi mais de 10% maior do que esperada. Entre segunda-feira e quarta-feira, 19, 205 pessoas doaram sangue e mais 38 se cadastraram no banco de medula óssea. A iniciativa teve o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Saúde.
O veículo esperou os doadores, que antes passaram por uma triagem, estacionado no estacionamento da Prefeitura, à avenida Getúlio Vargas. As bolsas contribuirão para aumentar o estoque deste produto, principalmente num período festivo, quando a demanda aumenta.
A estimativa inicial da enfermeira Nilza Azevedo, que coordenou o serviço, era de que o número de bolsas chegasse a 60, diariamente. “Mas na segunda-feira foram 62, na terça-feira, mais 66 e na quarta-feira, outras 77. O resultado foi muito bom”, comemorou.
Entretanto, segundo a enfermeira, estatisticamente, 4% das doações são consideradas inapropriadas para uso por apresentarem alterações – alguma doença, positivo para hepatite. Mas, continuou, como a coleta foi realizada na rua, este número pode ser um pouco maior. Secom/PMFS.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Em Amargosa, entregas e assinaturas ultrapassam R$ 4 milhões

Após inaugurar e percorrer o trecho recuperado de 45 quilômetros da BA-026, o governador Rui Costa chegou, no fim da tarde desta quarta-feira (19), a Amargosa, no Recôncavo. As ações no município envolveram uma série de assinaturas e inaugurações, que ultrapassam R$ 4 milhões em investimentos.

 No dia em que Amargosa celebra 128 anos de emancipação, Rui inaugurou a ligação entre a BA-026 e a BA-046. "A sensação é de dever cumprido por conseguir inaugurar uma obra como essa, mesmo no momento de crise que o Brasil atravessa. Vamos seguir assim, levando mais infraestrutura e desenvolvimento para as cidades, garantindo que a Bahia seja exceção à regra nacional", afirmou. 

Com quase seis quilômetros, a via requalificada faz a travessia urbana entre as duas rodovias baianas. Cerca de 175 mil habitantes de Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Milagres e Mutuípe são beneficiados pela intervenção, que reuniu recursos da ordem de R$ 2,3 milhões.

 "Amargosa tem um dos festejos de São João mais procurados da Bahia e, junto com a recuperação da BA-026, são 50 quilômetros de vias recuperadas pelo Governo do Estado e mais de R$ 20 milhões em investimentos", explicou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. 

Água tratada

 Levar água tratada para todas as localidades da Bahia, principalmente as mais afastadas, é uma prioridade do Governo do Estado. Na zona rural de Amargosa, cinco sistemas de abastecimento foram entregues. São dois simplificados, nos distritos de Itachama e Corrente, orçados em R$ 350 mil; e outros três sistemas integrados, construídos nas localidades de Alto Seco, Alto Seco I e Assapeixe, no valor de R$ 220 mil.

 No município, Rui ainda assinou ordem de serviço para construção de uma rede de distribuição de 10 mil metros de extensão, com 106 ligações domiciliares, e investimento de R$ 335 mil. Serão beneficiados 318 moradores dos distritos de Baitinga e Palmeiras.

 Outras iniciativas

 A educação, outra prioridade do governo, também integrou a agenda do governador em Amargosa. Ele entregou, oficialmente, a reforma do Colégio Estadual Pedro Calmon. As obras são resultado de um investimento de R$ 1 milhão, que garantiu intervenções em todas as áreas da unidade escolar. 

"Nós estamos melhorando a infraestrutura escolar para isso refletir na melhoria do aprendizado. Estamos garantindo que as escolas tenham espaços para formação profissional e funcionamento em tempo integral, com quadras, campo society, laboratórios e bibliotecas", disse Rui, que ainda visitou o Colégio Estadual Santa Bernadete e o Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá (Cetep).

 Além disso, o governo baiano finalizou e inaugurou, em parceria com a prefeitura, a pavimentação em paralelepípedo com assentamento de meio-fio e execução de passeios de vias do Conjunto Habitacional MCMV Cidade Jardim. Mais R$ 295 mil em recursos estaduais foram aplicados. 

Repórter: Renata Preza

Donos de veículos com placas de finais 7 e 8 têm 5% de desconto no IPVA até 26 e 27 de junho

Os contribuintes que possuem veículos com placas de finais 7 e 8 têm até os dias 26 e 27 de junho, respectivamente, para quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. O alerta é da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), que dá ainda a opção de pagar o IPVA em três parcelas. Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito nas mesmas datas do vencimento do desconto de 5%, isto é, 26 e 27 de junho.

 Caso os proprietários prefiram quitar o tributo em cota única, sem desconto, os prazos são até 29 de agosto, para carros de placas final 7, e 30 de agosto, para automóveis de final de placa 8. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos.

 Neste mês de junho, os donos de veículos de placas de finais 3, 4, 5 e 6 também devem estar atentos ao pagamento do IPVA. Os proprietários de automóveis com finais de placa 3 e 4 devem pagar até os dias 27 e 28/06, respectivamente, a terceira cota, para quem parcelou o tributo, ou a cota única sem desconto. Por serem os prazos finais para essas placas, caso percam as datas, esses contribuintes já serão considerados inadimplentes com o IPVA 2019. Já os donos de veículos com placas 5 e 6 que dividiram o imposto em três vezes precisam quitar a segunda cota até 27 e 28 de junho, respectivamente.

 As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2019, disponível no site da Sefaz, Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2019. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. Já o seguro obrigatório deverá ser pago integralmente até o vencimento da primeira parcela do imposto, em caso de parcelamento do IPVA.

 Fonte: Ascom/ Sefaz

Colbert Filho volta a defender a construção de um novo terminal rodoviário para Feira de Santana


Se depender dos esforços do prefeito Colbert Martins Filho junto ao Governo do Estado, o Terminal Rodoviário de Feira de Santana, no local onde funciona atualmente, está com os seus dias contados.
Construído na Avenida Presidente Dutra na década dos anos 1960, no sentido Leste/Oeste da cidade, ligando a BR-324 à BR-116 Sul, o equipamento, por onde cerca de 3 milhões de passageiros transitam anualmente, já não atende a contento a sua crescente demanda.
Este assunto foi um dos temas abordados por Colbert Filho, ao ser entrevistado, na manhã desta quarta-feira, 19, pelo radialista Dilson Barbosa, no programa radiofônico Bom Dia Feira, na Rádio Princesa FM. É a segunda vez que o gestor defende a construção de um novo Terminal Rodoviário fora do perímetro urbano da cidade, com padrões arquitetônicos modernos, mais amplo e melhor equipado.
Esta hipótese foi levantada pelo chefe do Executivo ao responder a pergunta de um ouvinte preocupado com a precarização da velha rodoviária, bem como a exploração de transportes clandestinos praticada às proximidades da velha rodoviária.

Mobilidade Urbana e patinetes

O prefeito também falou da possibilidade do Sistema BRT, cujas obras complementares estão sendo ultimado, vir a ser operacionalizado, ainda este ano.
Seguindo uma tendência verificada em todos os grandes centros urbanos preocupados com as questões relativas á Mobilidade Urbana, o Governo Municipal está debruçado num estudo com vistas a promover e incentivar o uso de patinetes como meio de locomoção, em Feira de Santana.
“Este tipo de transporte tem sido usado nas grandes cidades, mas os nossos estudos preveem a criação de um regulamento preocupado com a segurança do usuário, a exemplo do uso de capacetes e outros acessórios”, informou o prefeito.

Requalificação do Centro

Prestes a ser inaugurado, o Centro Comercial Popular, que vai receber 1.800 camelôs que atuam nas ruas Sales Barbosa, Conselheiro Franco e adjacências, além de desobstruir as artérias e praças centrais da cidade, vai possibilitar a implantação de um projeto urbanístico de requalificação desta região.
De acordo com Colbert Filho, serão investidos R$ 60 milhões neste projeto, envolvendo a implantação de novas calçadas, iluminação feérica adequada, e sinalização: “A ideia é criar as condições para que Feira de Santana possa voltar a ter um grande centro comercial, como sempre teve”, disse Colbert. Secom/PMFS.

Processos do Procon começam a ser digitalizados


Com a chegada do novo sistema implantado pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon/FSA), todos os processos a serem julgados foram digitalizados.
Os mutirões, geralmente realizados nos finais de semana, tem esse objetivo. No último sábado, mais de mil processos foram catalogados. Isso vai facilitar a procura dos processos e também dimensionar aqueles que ainda serão julgados.
Desde o mês de abril que o Procon/FSA, de acordo com determinação do prefeito Colbert Martins Filho, está acelerando os julgamentos de processos que estavam parados. Muitos já foram julgados.
“Estamos dando celeridade, para dar uma resposta mais rápida ao consumidor que depositou a confiança em nosso órgão”, afirma o superintendente do Procon/FSA, Ícaro Ivvin. Secom/PMFS.

Governo do Estado e BYD discutem impactos da Ponte Salvador-Itaparica no VLT

Uma reunião técnica entre representantes do Governo do Estado e da empresa chinesa BYD, na manhã desta quarta-feira (19), discutiu ações ligadas à implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT), que vai substituir o trem do Subúrbio e ligará a região do Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, em Simões Filho, na RMS, além da ligação com o metrô, a chamada fase 2 do projeto. A empresa chinesa será responsável pela implantação do modal.
Realizado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o encontro foi comandando pelo secretário da pasta, Sérgio Brito, e serviu para discutir questões de traçado das fases 1 e 2 do VLT, além das interferências que o modal terá a partir da implantação do Sistema Viário Oeste, que inclui a construção da Ponte Salvador- Itaparica e cuja licitação será feita no segundo semestre desse ano.
Sérgio Brito destacou a importância do encontro para o andamento do projeto. “Essa é mais uma reunião que indica o bom andamento dessa parceria e onde podemos discutir e apontar juntos, Governo do Estado e BYD, caminhos para que essa obra do VLT saia do papel da melhor forma possível. A Ponte Salvador-Itaparica já é uma realidade, com a licitação que em breve estará na rua. Por isso, é fundamental discutirmos esses impactos”, disse Brito.
A reunião faz parte do calendário de análise de ações e desenvolvimento de projeto do contrato assinado entre o Governo do Estado e a empresa chinesa. Além de Sérgio Brito e de representantes da BYD, o encontro também teve a presença de técnicos da Superintendência de Mobilidade da Sedur, do presidente da Companhia de Transporte da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e de representantes das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Econômico (SDE), além da Casa Civil.
Fonte: Ascom/Sedur

Com a chegada das festas juninas, cuidado com os fogos deve ser redobrado

A orientação mais importante é: crianças não devem manipular fogos de artifício. A segunda é que queimadura deve ser lavada apenas com água corrente, sem sabão, e a vítima deve ser levada imediatamente a uma unidade de saúde, para avaliação médica. As dicas são do médico Antônio Carlos Assunção, diretor técnico do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), que conta com uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), referência do interior da Bahia.
Com o tema ‘O descuido dura um instante, as marcas, toda a vida’, o HRSAJ, realiza, durante todo o mês de junho, uma campanha de conscientização pelo Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, celebrado no dia 6 de junho. De acordo com o diretor do Hospital, normalmente, as queimaduras acontecem com crianças e adultos jovens. “É importante lembrar que, na unidade de saúde, o médico dará as orientações devidas para cada caso. Vamos esquecer a tradição da bisavó e tratar isso de modo atual”, destacou Antônio Carlos.
O médico contraindica a manipulação de qualquer tipo de fogos de artifício por crianças. “Os mais perigosos são as bombas, pois elas provocam, além das queimaduras, mutilações por explosão, lesões extremamente graves que podem ocasionar na perda dos membros”.
Em Salvador, a referência na área é o Hospital Geral do Estado (HGE), que possui o maior centro de queimados da Bahia, inaugurado em 2016. A unidade especializada, que possui 28 leitos de internamento e mais quatro de UTI, é um dos poucos equipamentos no país dotados de centro cirúrgico e UTI próprios. O HGE também é referência no setor de cirurgia de mãos, que podem ser atingidas, especialmente, por acidentes com bombas.
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus segue os protocolos do Hospital Geral do Estado e, por estar localizado no Recôncavo, região conhecida pela tradição de guerra de espadas, registra um aumento considerável no número de atendimentos nesta época do ano. Esta semana, já houve um aumento de cerca de 5% no número de queimados, por conta dos festejos juninos. A Unidade de Tratamento de Queimados do equipamento no interior possui 21 leitos de internamento, salas de curativo e de balneoterapia, conta com equipe multiprofissional e dispõe de alta tecnologia para curativos de ponta e alta precisão. O local atende pacientes da microrregião de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, com população de 800 mil habitantes. Secom/BA.Gov.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Ouvidoria Geral do Estado ultrapassa 170 mil atendimentos em cinco meses

Reclamar, tirar uma dúvida ou elogiar, qualquer que seja a necessidade do cidadão, em relação aos serviços e ações do Estado, pode ser registrada rapidamente através do número 0800 284 0011, da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Nos primeiros cinco meses do ano, o órgão registrou 170.619 manifestações, das quais pouco mais de 83% foram pedidos de informação, 12% foram reclamações, e menos de 5% foram outras demandas. Do total, 89% dos contatos foram feitos por telefone. Os números foram apresentados pelo ouvidor geral do Estado, Carlos Geílson, nesta terça-feira (18), durante encontro da rede de ouvidores especializados da Bahia, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em Salvador.
De acordo com Carlos Geílson, o órgão está ampliando a forma de atuação. “Nós pegamos uma Ouvidoria já bem trabalhada, bem orientada e estamos ampliando a forma de trabalhar do órgão. Nós queremos ir em busca do cidadão, levar o governo até o povo, para valorizar a cidadania. O povo quer ser ouvido e cabe ao governo ouvir e buscar a solução para as demandas. Essa busca ativa está sendo feita por meio de caravanas, que têm o papel de complementar o trabalho realizado pelo nosso Call Center e pelo nosso canal no Facebook, por exemplo. O que nós queremos é fornecer um serviço de excelência para o povo da Bahia”, destacou.
Presente no encontro, a ouvidora do Corpo de Bombeiros da Bahia, capitã Maracy Vieira, destacou a capacitação como instrumento para alcançar a excelência. “Toda a capacitação do ouvidor vem sendo feita pelo Governo do Estado, por meio da Ouvidoria Geral. A ouvidoria é uma ferramenta de gestão, utilizada pelo comando da corporação para aliar a aproximação com o servidor público e com a sociedade civil. A gente tem procurado fazer algumas ações, como a valorização do nosso servidor. Nós utilizamos e valorizamos toda a estatística que é apurada pela ouvidoria, para melhorar o nosso serviço”, explicou. Secom/GOV-BA.

Chamada pública seleciona cooperativas da agricultura familiar para participação na SuperBahia

Organizações produtivas da agricultura familiar podem se inscrever, até o dia 3 de julho, na Chamada Pública da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para participarem da 10ª edição da SuperBahia 2019. O evento será realizado de 23 a 25 de julho, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
A SuperBahia é a maior feira do varejo de alimentos do Norte-Nordeste do Brasil e, este ano, estará conectada com as principais tendências, produtos e serviços do setor. O evento, promovido pela Associação Bahiana de Supermercados (ABASE), permite aos participantes apresentarem suas cartelas de produtos e lançamentos, além de oferecerem condições vantajosas de negociação aos supermercadistas e demais empresários do setor de alimentos.
Serão selecionadas cerca de 20 organizações produtivas. Entre os requisitos, é preciso estar registrada como organização produtiva da agricultura familiar, com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Jurídica (DAP), ter Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), atuar no mercado estadual ou nacional ou possuir condições e escala para acessá-los
A inscrição da cooperativa deve ser feita a partir do preenchimento de formulário disponível no site da CAR. A ação é uma realização da CAR/SDR, por meio do projeto Bahia Produtiva e da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf).
O Governo do Estado, por meio da Suaf e da CAR, em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), vem apoiando a participação de organizações produtivas da agricultura familiar em diversas feiras, oferecendo oportunidades para organizações produtivas promoverem, comercializarem e realizarem negócios com compradores nacionais e internacionais.
Fonte: Ascom/SDR - GOV-BA.

Prefeitura vai investir R$ 15 mi na duplicação dos viadutos Wilson Falcão e Francisco Pinto


A Prefeitura de Feira de Santana vai duplicar os viadutos Wilson Falcão e Francisco Pinto, que respectivamente ligam as avenidas Maria Quitéria e Francisco Fraga Maia e a Getúlio Vargas e Noide Cerqueira. O investimento nas obras será de R$ 15 milhões.
A ordem para a autorização de despesa para a contratação da empresa, por meio de licitação pública, para vai elaborar o projeto básico foi assinado nesta segunda-feira, 17, pelo prefeito Colbert Filho. A reestruturação dos equipamentos faz parte do Programa Nova Feira – da operação financeira de R$ 100 milhões com a Caixa Econômica Federal.
Também será contratada empresa para que permanentemente faça a manutenção dos viadutos Georgina Erismam, JJ Lopes de Brito, mais o Complexo Viário Miraldo Gomes – os equipamentos foram construídos há cerca de dez anos.
“O alargamento oferecerá uma sensível melhora nas condições de trafegabilidade e mobilidade para os moradores daquelas regiões”, afirmou o prefeito. Nos últimos anos, ambas se tornaram importantes vetores de desenvolvimento.
Milhares de veículos passam diariamente, em ambos os sentidos, pelos viadutos que serão reestruturados. O que dá acesso à Noide Cerqueira será linha usada pelos ônibus que farão parte do BRT. “Ambas as avenidas são largas e não serão necessárias desapropriações”, disse o prefeito.
A expectativa do secretário de Planejamento, Carlos Brito, é de que a elaboração dos projetos seja concluída em dois meses, outros tantos para a realização da licitação, mais sete meses para a ampliação. “E não será necessária a interrupção do tráfego em ambos locais”.
Participaram do evento os secretários de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; de Comunicação, Valdomiro Silva; de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges; de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto e o de Relações Interinstitucionais, Nau Santana. Secom/PMFS.

Estruturas para São João e o São Pedro estão sendo concluídas pela Prefeitura


Palcos e outras estruturas para o São João – em Maria Quitéria, Tiquaruçu, mais o São Pedro – em Humildes, já estão sendo finalizadas pela Prefeitura de Feira de Santana, que realiza as festas. Terão as mesmas características do ano passado.
Em Feira de Santana o São Pedro também é comemorado nos distritos de Bonfim de Feira e Jaíba. Em Maria Quitéria e Tiquaruçu, a festa vai acontecer nos dias 22 e 23, e o nos demais distritos o forró está marcado para os dias 28 e 29. Todos com grandes atrações contratadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho.
Os palcos para o São João de São José e a festa em Humildes será duplo. Assim, não haverá problema de continuidade nas festas – enquanto uma atração ocupa um dos lados, no outro a próxima atração monta o cenário e passa o som.

PALCO PRONTO NO DISTRITO DE MARIA QUITÉRIA

Em Maria Quitéria também já está pronto o palco na área onde acontecem as apresentações culturais – quadrilhas juninas e outras manifestações, mais os grupos de forró tradicional, formado por sanfoneiro, zabumbeiro e tocador de triângulo.

Em todos os locais serão montadas dezenas de barracas, onde serão vendidas comidas e bebidas típicas do período.
Operários também estão reforçando a iluminação do espaço do forró, em Maria Quitéria, com a instalação de potentes refletores no poste central, iniciativa importante para a segurança de quem vai participar da festa. A área da festa é equivalente às medidas de dois campos oficiais de futebol. Secom/PMFS.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Governo considera "confortáveis" os valores gastos pelo erário com a manutenção dos serviços de coleta de lixo


Para manter, com regularidade, os serviços relativos à manutenção da limpeza pública de Feira de Santana, realizados em dias alternativos (com exceção das áreas centrais da cidade), a Prefeitura Municipal investe, anualmente, R$ 48 milhões por ano.
Desde 2014, quando a empresa Sustentare, que ficou em segundo lugar no processo de Licitação Pública, mas assumiu a concessão dos serviços de coleta por desistência da empresa que se sagrara vencedora, naquele certame, que este é o valor pago pelo contribuinte feirense, pela coleta do lixo local.
Quarta cidade do país, com 2,9 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE, Salvador demanda dos cofres municipais R$ 200 milhões/ano para suprir os custos com a coleta do lixo da capital baiana, onde o cidadão-contribuinte paga uma taxa pelos serviços.
Em Feira de Santana, os cerca de 630 mil habitantes não pagam nenhum de tipo de taxa extra pela coleta do lixo. Em termos proporcionais, tanto o prefeito Colbert Martins Filho quanto o secretário de Serviços Públicos, Jusitiniano França, consideram que “Feira paga valores confortavelmente melhores, em relação a Salvador e Aracaju”, comparam.

Nova licitação

O juiz da 2ª Vara Pública da Fazenda, Gustavo Hungria, acatando mandado de segurança impetrado pela empresa Construsete Construtora LTDA., suspendeu o edital da Prefeitura, para realizar contratação de empresa coletora de lixo, que ocorreria nesta segunda-feira, 17, já que o atual contrato expira no dia 22 de agosto.
Embora respeitando a decisão judicial, o prefeito Colbert Filho afirma que a Prefeitura usou os mesmos critérios utilizados por outras administrações para este fim, e que "a Procuradoria Geral do Município vai demonstrar ao juiz que estamos agindo na conformidade da Lei”, disse, em entrevista ocorrida sexta-feira,14, no Salão de Reuniões do Paço Municipal Maria Quitéria.

Inscrição para casamento coletivo será encerrada dia 17


As inscrições para o casamento coletivo deste ano serão encerradas na próxima segunda-feira, 17. A cerimônia será realizada pela 18ª vez. Os interessados devem se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Social, à rua Sabino Silva, 437, Kalilândia, das 8h às 17h.
Deverão apresentar a segunda via atualizada da Certidão de Nascimento, com menos de seis meses de expedida, cópias do RG e CPF e comprovante de residência no nome dos noivos ou dos pais dos noivos. O Casamento Coletivo é realizado por meio de parceria entre a Sedeso e a Justiça, sem custos para os nubentes.
O casamento garante direitos. Nos próximos dias a Sedeso vai definir a data e o local onde as cerimônias serão realizadas – tanto no civil como no religioso, com as participações de padres e pastores. Secom/PMFS.