quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Alunos e professores da Rede Municipal ganham centro de atendimento especializado

Estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino vão poder contar a partir desta semana com atendimento especializado funcional, psicológico e psicopedagógico. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação inaugura nesta quarta-feira, 14, às 19h, o Centro Interprofissional de Atendimento Educacional Professora Marliete Santana Bastos (InterEduc), que já está em funcionamento.

 Com a implantação do InterEduc, os alunos da Rede Municipal passam a dispor de um centro especializado, que lhes garante apoio necessário nas especificidades da área de Educação Inclusiva, com o suporte de psicopedagogos, psicólogos e assistentes sociais, entre outras especialidades. Os professores que por ventura tenham algum tipo de intercorrência consequente da atividade docente também vão ser atendidos. 

 "Nossa intenção é que o InterEduc funcione como uma extensão do ambiente escolar e ofereça suporte especializado aos alunos e professores; no caso dos profissionais da Educação, em situações que possam ser decorrentes da atividade docente", explica a secretária de Educação, Jayana Ribeiro. 

Localizado à rua Domingos Barbosa de Araújo, 363, Kalilândia, o Centro recebeu o nome da professora Marliete Bastos que durante sua carreira tornou-se uma das primeiras referências em Feira de Santana no estudo da Educação Especial. Nascida em 21 de outubro de 1948, Marliete graduou-se em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação que futuramente se tornaria a Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. A professora também era pedagoga com formação pela Universidade Católica de Salvador.

 Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Marliete teve papel relevante na Educação Especial no município de Feira de Santana atuando como coordenadora pedagógica da Escola Especializada Artur Ramos no período de 1986 a 1998. De 1998 a 2002, foi técnica em Educação Especial da Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana (Direc 02) e também empreendeu um movimento pela implantação do Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana (CAP). Atuou ainda na Clínica Infante/Crescer Cidadão.

 O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A equipe é composta por dois psicólogos, uma assistente social e professores, técnicos e especialistas na área da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino.

Nenhum comentário: