segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Vias do Comércio são requalificadas pelo projeto Pelas Ruas do Centro Antigo

Conder inicia asfaltamento em ruas do Comércio

Quem passa ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’ pode conferir a diferença nas vias que cruzam a região e que estão sendo totalmente requalificadas pelo projeto do Governo do Estado. Nesta segunda-feira (19), começou a fase final das melhorias efetuadas no Comércio, que possui 50 logradouros beneficiados pela iniciativa.

 Executadas pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), unidade vinculada à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), as intervenções englobam asfaltamento, drenagem e recuperação de passeios, visando a melhoria da acessibilidade na região. O diretor da Dircas, Maurício Mathias, conta que “o trabalho é realizado, primeiro, nos passeios, com a inserção e melhoria de rampas, travessas e piso tátil. Em seguida, são feitos os reparos na pavimentação, garantindo que pedestres e motoristas transitem pela região de modo mais qualificado”.

 O Comércio, junto com a Calçada, fazem parte do número 1 de um total de cinco lotes que integram o ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador. No bairro, 50 endereços passarão por melhorias. O comerciante Carlos Correia confessa “esperava uma obra grandiosa como essa, capaz de resolver os problemas com o calçamento, há muito tempo“. O presidente da Associação dos Empresários do Comércio (Aecom), Manoel Castro, também tem motivos para comemorar. Ele assegura que “a requalificação está trazendo a clientela de volta e as vendagens estão melhorando”.

 Agilidade

 As obras nos cinco lotes são feitas de modo simultâneo. De acordo com a Dircas, o projeto já possui 63% de obras executadas, registrando 100 vias concluídas e 79 em andamento. Outras 105 ainda passarão por intervenções, totalizando 284 ruas. O investimento no Lote 1 é de R$28 milhões e o projeto, como um todo, envolve recursos que superam a marca de R$124 milhões.

 As peculiaridades de cada região estão sendo respeitadas e o projeto, mesmo moderno, manteve, a característica original de cada pavimento, como explica Mathias, que ainda lembra que “em alguns casos, ruas que hoje estão asfaltadas, como a Direta do Santo Antônio e a Chile, voltarão a ser de paralelepípedo”.

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