sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Estudantes da Ufba iniciam campanha de doação de sangue junto à Hemoba

Os alunos das áreas da saúde da Universidade Federal da Bahia (Ufba) iniciaram nesta sexta-feira (16) uma campanha de sensibilização à doação de sangue junto à Fundação Hemoba. As ações são parte das atividades propostas pelo professor Alex José Leite Torres, que ministra as aulas da disciplina Marcadores Sanguíneos Aplicados à Fisiologia dos Órgãos durante o Semestre Suplementar da universidade.

 O contato foi feito pelo professor, com a ideia de estimular a doação voluntária de sangue durante a pandemia e incentivar os alunos a convidarem mais pessoas para a ação solidária. Para facilitar o balanço das doações realizadas, a Hemoba gerou o código 0002 para que todos os candidatos que forem ao hemocentro motivados pela campanha informem o número antes da doação. Ao final, todos terão acesso à quantidade de pessoas mobilizadas.

 A turma conta com 189 estudantes, que têm como principal tarefa elaborar conteúdo para rede social. Alex conta que a ideia é gerar o máximo de compartilhamento e tentar, através de perfis com mais seguidores, alcançar mais estudantes e sociedade civil. 

Apesar de ser uma atividade que pontua para a matéria, não será obrigatória a doação dos alunos. O objetivo é sensibilizar as pessoas e envolver os estudantes no tema da disciplina. 

Semestre Suplementar

 Após cinco meses com as aulas suspensas por conta da pandemia, a Ufba decidiu pela não retomada das atividades presenciais em 2020. Desde o dia 8 de setembro, os alunos têm aulas virtuais, em um semestre mais curto, com atividades que vão até 18 de dezembro e garantia de desligamento facultativo, sem nenhum prejuízo aos estudantes.

 Para agendamento de grupos

 As doações em grupo precisam ser agendadas através do e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br, com informações do nome do grupo e a quantidade de doadores. Após a confirmação do agendamento, cada grupo recebe um código personalizado para contabilizar o número de candidatos à doação que foram mobilizados e que compareceram ao hemocentro.

 Sobre a doação

 Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 Fonte: Ascom/Hemoba

Nenhum comentário: