quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Sala de Testagem à Covid-19 na Uefs garante retorno presencial com segurança

Reforçando medidas de biossegurança para retorno presencial da comunidade universitária, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (22), a Sala de Testagem à Covid-19. O espaço fica localizado no Módulo 6 do campus, sala MT 62. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h, deve atender pesquisadores, professores, estudantes e servidores técnicos, caso tenham sintomas que levantem suspeita de quadro clínico da Covid-19, quando poderão se submeter ao teste RT-PCR, considerado de alta precisão para diagnósticos.

 Em cerimônia de inauguração, o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, destacou a necessidade de realização dos testes na instituição. "Nesse processo da retomada pedagógica, o componente mais importante é a segurança. E o conhecimento que já avançou bastante sobre a Covid-19 nos permite dar esses passos para o desafio de retomar as atividades presenciais ainda com circulação do novo Coronavírus", ressaltou. O reitor lembrou que "as perdas pedagógicas, do ponto de vista da aprendizagem para os estudantes, são extremamente significativas", da Educação Básica à Educação Superior. "Então, retomar presencialmente é necessário. Mas com os cuidados que podemos e devemos ter". Nós vamos voltar com segurança, porque esse [a Uefs] vai ser um ambiente controlado", avalia a coordenadora da Sala de Testagem, Erenilde Marques.

 A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, falou sobre o "Partido de Testagem nas Escolas", cuja iniciativa é do Governo do Estado e que, segundo a representante da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, foi um desafio para todos os municípios. Elogiou a Uefs pela "sensibilidade" e "responsabilidade" que embasam o desenvolvimento de projetos e ações ao longo da pandemia de Covid-19. Relatou que os biomédicos e bioquímicos vinculados à gestão municipal foram à Uefs para participar de treinamentos específicos ao enfrentamento da pandemia e explanou sobre os resultados dessa parceria à saúde pública. "A participação de vocês [da Uefs] acontece desde o início da testagem das vacinas, da expectativa da chegada delas no município e da abertura de portas para a gente imunizar a população", completou.

 De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PPPG), Silvone Santa Bárbara, "a defesa da ciência", "a defesa da universidade pública" e a "defesa irrestrita do Sistema Único de Saúde [SUS]" são as três premissas que a Uefs assume, frente ao cenário desafiador que as crises sanitária e política no país impõem, para atender à sociedade enquanto "universidade socialmente referenciada". A pró-reitora disse ainda que a Uefs tem implementado iniciativas de Vigilância Epidemiológica para a retomada presencial a partir, dentre outras ações, de notificações compulsórias e capacitação de servidores por meio do Serviço de Saúde Universitário (Sesu). "A gente tem inserido vários planos de retomada. E um dos critérios é se preocupar com esse monitoramento", explicou a presidente da Comissão de Biossegurança da Uefs, Aisiane Morais.

 Também estiveram presentes na cerimônia as pró-reitoras de Graduação (Prograd), Vera Magalhães, e de Extensão (Proex), Rita Brêda; a diretora do Departamento de Saúde (DESAU) da Uefs, Silvia Santos Passos; além de representantes de outras unidades administrativas, estudantes e profissionais da Imprensa feirense e da TV Olhos D'água (TVOD), que fez a cobertura audiovisual do evento.

 Fotos (anexo): Edvan Barbosa - Ascom/Uefs --

Nenhum comentário: