quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A última máquina de revelação do filme Kodachrome será desligada hoje para ser vendida como sucata, relata o "New York Times".


Lançado em 1935 pela Kodak, o Kodachrome foi o primeiro filme colorido da história e, de acordo com o jornal, ainda é o mais amado.
Fotógrafos consideram a riqueza de cores e o tratamento do filme incomparável, mesmo depois da chegada das câmeras digitais.
"Faz você pensar que o mundo todo é um dia de sol", cantou Paul Simon em seu hit "Kodachrome", de 1973, lembrou o jornal. A música de Simon carrega ainda o apelo: "mamãe, não leve meu Kodachrome embora".
Mas não tem jeito, o filme vai acabar. O último processador era o laboratório Dwayne's Photo, empresa familiar da pequena cidade de Parsons, Kansas, nos EUA.
Recentemente, dezenas de visitantes e milhares de pacotes chegaram ao Dwayne's. Rolos de filme guardados em freezers e escondidos em armários, por vezes, por décadas, inundaram o local, vindos dos seis continentes, relata o "NYT".
ÚLTIMO ROLO
No auge, cerca de 25 laboratórios em todo o mundo processavam o Kodachrome, mas o último estabelecimento administrado pela Kodak nos Estados Unidos fechou há vários anos, seguido pela unidade do Japão e da Suíça.
Havia restado apenas o Dwayne's. Porém, no ano passado a Kodak parou também de produzir as substâncias químicas necessárias para a revelação do filme, provendo o Dwayne's com material suficiente para continuar o processamento apenas até o fim deste ano.
O mais difícil para o laboratório foi escolher qual seria o último rolo a ser revelado. Por fim,decidiu-se por um filme pertencente a Dwayne Steinle, proprietário do local.
A última foto será uma de todos os funcionários em frente ao Dwayne's vestindo camisetas com o epitáfio: "o melhor slide e filme na história agora está oficialmente aposentado. Kodachrome: 1935-2010".
Fonte/ uol.com.br

Nenhum comentário: