segunda-feira, 13 de junho de 2016

Estado começa auditoria na folha de pagamento de 24 mil servidores da Saúde

A Deloitte Touche Tohmatsu Consultores iniciou auditoria, na folha da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para verificar a conformidade nos pagamentos de 24,7 mil servidores do órgão. A ação faz parte do projeto pioneiro da Secretaria da Administração (Saeb), que contratou a empresa para auditar toda a folha de pagamento do Poder Executivo, contendo 263,7 mil funcionários, sendo 149,7 mil ativos e 114,1 mil inativos.

 Vão ser auditados pela Deloitte cerca de 70 órgãos públicos, revisando as folhas de pagamentos dos ativos e inativos do Estado, nos últimos dez anos, e retroagindo até dezembro de 2005. Os trabalhos vão abranger órgãos da administração direta, a exemplo das secretarias, além de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista. A empresa também vai fazer auditoria no pagamento dos inativos do Executivo e dos outros poderes – Judiciário e Legislativo -, além de órgãos como o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios. 

 Qualidade do gasto público 

 O objetivo do Governo é promover a melhora da qualidade do gasto público e o aperfeiçoamento do controle do erário, identificando a ocorrência de eventuais irregularidades e possíveis falhas na folha de pagamentos. Iniciada em janeiro deste ano, a auditoria já verificou os pagamentos dos servidores das secretarias da Educação (45,8 mil) e da Segurança Pública (46,7 mil), totalizando 92,5 mil servidores até agora.

 “Nós já fazíamos auditorias de forma rotineira, mas o trabalho era executado pontualmente, em um órgão de cada vez. Agora, toda a folha de pagamento do Estado está sendo auditada. É uma ação pioneira, que visa promover o aperfeiçoamento da gestão e da máquina pública, com foco no zelo [do] erário”, disse o secretário da Administração, Edelvino Góes.

 Vencimentos e vantagens

 Na Sesab, os auditores vão analisar se os vencimentos, proventos e vantagens recebidos pelos servidores da secretaria estão em conformidade com a legislação em vigor no País e no estado. Os consultores também vão verificar os prontuários dos funcionários - para checar se os pagamentos recebidos na folha estão respaldados por documentação adequada - e analisar os controles dos lançamentos na folha de pagamentos, além das progressões de carreira e promoções de servidores.

 A auditoria utiliza o software Audit Command Language Analytcs (ACL Analytics), programa de computador especializado em auditoria, para fazer cruzamento de dados. Se forem encontradas inconformidades, os casos são checados, validados e incluídos como ponto de auditoria no relatório da Deloitte.

 Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

Nenhum comentário: