quarta-feira, 29 de junho de 2016

Ipirá recebe ações em infraestrutura, saúde e agricultura familiar

Moradores de Ipirá, no Território da Bacia do Jacuípe, e viajantes que passam pela BA-052, no trecho que atravessa a cidade, terão mais segurança para trafegar. Nesta quarta-feira (29), o governador Rui Costa autorizou a licitação para asfaltamento da avenida marginal à rodovia, além de inaugurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma creche. 

 Rui também entregou 92 títulos de terra para agricultores de três municípios, 60 barracas de feira e autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar cinco convênios, no âmbito do Programa Bahia Produtiva, para o desenvolvimento socioambiental e das cadeias de apicultura e bovinocultura.

 A inauguração da UPA foi um compromisso firmado por Rui na última vez que esteve em Ipirá. “Eu perguntei para o prefeito, se eu colocasse os equipamentos, se ele garantiria a inauguração. Então, eu fiz um esforço grande para conseguir os equipamentos e para que a Coelba fizesse a ligação da energia. Conversei com o presidente da Coelba, disse que a obra era importante, que eu tinha compromisso com o prazo e estou aqui hoje, dia 29, quando disse que entregaria a UPA”.
Na inauguração, o governador também alertou a população sobre a necessidade de ir regularmente à unidade de saúde para a realização de consultas. “O correto é que todas as pessoas frequentem os postos de saúde para fazer prevenção. E aqui em Ipirá são 13 postos de saúde. Quando está passando mal, a pessoa deve ir para a UPA, que tem plantão 24 horas, sete dias por semana. Na UPA, se for um caso simples, ela vai ser medicada e volta para casa. Se for mais grave, será encaminhada para o hospital”.
A coordenadora da UPA, Keiliane Pires, informa que a unidade tem capacidade para atender uma média de 180 a 200 pessoas por dia. “A UPA vai receber todas as emergências do município e está com uma estrutura física bem estruturada. Temos sala de observação masculina e feminina, pediatria, sala de reanimação, raio X, consultório médico e uma equipe preparada para atender à população”, explica.

 Isailma Oliveira Pereira, 31 anos, tem quatro filhos e sente que a família está mais segura com a UPA perto de casa. “Melhora bastante [a vida], porque a gente tinha que ir para o Hospital Regional, que era bem longe. A gente precisava de transporte para ir para lá. Melhora também porque o bairro não tinha luz, nem muito movimento, nem muita segurança, e com a UPA até isso melhorou”.

Recuperação da avenida

 Adaílson Bastos, 32, é domador de cavalos e mora no município de Ipacaetá. Ele passa sempre pelo trecho que vai ser asfaltado em Ipirá. “A gente passa muito por aqui, é um trecho de movimento. Compramos sempre peças por aqui, e está com muito buraco. Vai melhorar muito”.

 Já o empresário Everaldo Gonçalves, que tem negócio há mais de 40 anos na rodovia, ressalta que o asfalto é uma obra muito aguardada pela população. “Vai melhorar tudo. Os carros estão sujeitos a quebrar, estourar o pneu e às vezes demoram meia hora para fazer um quilômetro. Isso vai acabar. Não vai ter mais lama, nem não vai ter mais buraco”.

 Baixa Grande 

 Ainda nesta quarta (29), de Ipirá, Rui seguiu para o município de Baixa Grande, onde realizou a entrega de escola, títulos de terra e cisternas, bem como a pavimentação de ruas da sede municipal e de povoados da região. Até sexta (1º), o governador cumpre uma agenda extensa no interior do estado. Serão oito cidades visitadas e, em alguns casos, a comitiva passa em duas cidades em um único dia. Em um ano e meio à frente do Poder Executivo, Rui já fez cerca de 160 viagens pelo interior, visitando mais de 100 cidades.

Nenhum comentário: