segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
Batalhão especializado garante segurança e informação a turistas
Implantado em março de 2015, o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur) oferece segurança e atendimento diferenciado para quem visita Salvador. Ao todo, 268 policiais militares circulam por pontos de grande movimentação turística, dando suporte aos turistas que necessitam de apoio policial. Composto por agentes bilíngües, o Beptur está apto a tirar dúvidas e orientar visitantes em inglês, espanhol, francês, italiano e russo.
“O trabalho do Beptur é realizado 24 horas ao dia, com os policiais se dividindo em escalas de plantão. O nosso objetivo é não deixar o visitante desamparado. Estamos a postos para acolhê-lo”, afirma o tenente-coronel Josehilton Martins, comandante da Beptur.
Em seu trabalho diário, o Batalhão faz acompanhamento de grupos, de delegações internacionais e garante a ordem em locais como Porto da Barra, Mercado Modelo, Rio Vermelho, Bonfim e o Centro Histórico, sempre organizado em patrulhas com cerca de oito homens. Na região do Comércio, o Batalhão desenvolve a Operação Porto Seguro, quando realiza ações voltadas à recepção aos turistas que desembarcam em navios, e prevenção da ordem pública.
A turista argentina Carolina Foster trouxe a família para conhecer o verão da Bahia e afirmou ter gostado de saber que o estado tem um grupo de policiais dedicado aos visitantes. “Isso é muito bom. Agora sei que posso me informar com os policiais, o que me passa tranqüilidade e segurança já que estou com meus filhos aqui”, afirmou a visitante.
Embora sejam policiais militares, os integrantes do Beptur podem ser facilmente identificados através do brasão pendurado no braço esquerdo. Aos que falam mais de um idioma, o diferencial aumenta com a ilustração da bandeira do Brasil e do país referente à língua estrangeira falada pelo agente. A plotagem das viaturas próprias também ajuda na localização. As dúvidas e ocorrências podem ser resolvidas pessoalmente junto aos grupos de policiais nas ruas, nas unidades instaladas na Praça da Cruz Caída e no Aeroporto, ou por meio do telefone 3204-1232.
A presença dos policiais militares em locais estratégicos tem proporcionado, inclusive, a segurança de quem vive do comércio em pontos turísticos. “Antes tinha furto e assalto várias vezes por semana, mas a presença da polícia parece ter intimidado os criminosos. Já não sofro mais com o roubo de mercadorias aqui no Pelourinho”, afirmou a comerciante Raílda Fonseca.
Capacitação
Além dos nove meses de formação geral que todo policial militar precisa passar, o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico forma turmas com capacitação específica voltada para a boa atuação junto ao turismo. Entre as disciplinas trabalhadas estão noções de direito e relações públicas, inglês instrumental, visitas guiadas aos pontos turísticos para conhecimentos históricos, e etc. São, ao todo, três semanas de preparação. A soma de conhecimento prático e teórico, qualifica o Beptur para atuar também em festas de rua, como o Carnaval, Festa de Iemanjá, São João, entre outras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário