segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Hemóveis atendem em Salvador e no Núcleo de Saúde de Feira de Santana

Em janeiro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) passa por uma redução de aproximadamente 20% nas doações de sangue comparada à média anual. Como reflexo, os estoques operam com a classificação crítica ou de alerta, tendo a redução mais acentuada entre os tipos sanguíneos de RH negativo.

 Para reverter esse índice, a Hemoba convoca a população para doar sangue em uma das unidades fixas do estado ou em um dos hemóveis. Nesta semana, o atendimento do Hemóvel será realizado entre terça (8) e sexta-feira (11), das 8h às 17h, no Shopping da Bahia e no Shopping Liberdade, em Salvador, e também no Núcleo Regional de Saúde localizado em Feira de Santana, no centro norte do estado.

 Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade — os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto.

 O candidato também deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), sem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação e sem ter fumado por pelo menos 2 horas antes. 

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe — o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário. Mais informações podem ser obtidas do site da Hemoba ou nas páginas oficiais da fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

 Fonte: Ascom/Hemoba

Nenhum comentário: