quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Perseverance pousa hoje em Marte em busca de sinais de vida


Já está quase no fim a contagem regressiva para o pouso da sonda que colocará o veículo semi-automatizado Perseverance, da Nasa, a agência espacial norte-americana, em solo marciano. O pouso está previsto para ocorrer no final da tarde desta quinta feira (18). 
 
Se tudo der certo, a Perserverance pousará no que já foi, um dia, o delta de um rio. A região é conhecida como Cratera de Jezero. 

 A Perseverance é um robô cheio de tecnologias enviado para pesquisar solo e atmosfera do planeta vermelho. Além de avançar nos conhecimentos sobre a geologia de Marte, a missão tem por objetivo procurar sinais de vida antiga no planeta vizinho. Para isso, carrega sete instrumentos com o que há de mais avançado em termos de imagens, análises químicas e de minérios, além de espectrômetros e outras tecnologias. Entre os experimentos que serão conduzidos pela Perseverance está a produção artificial de oxigênio na atmosfera de Marte. 

 A meta é ampliar os conhecimentos sobre o planeta, de forma a viabilizar futuras explorações ao planeta. A Perseverance pesa por volta de uma tonelada. Ela tem cerca de 3 metros de comprimento, 2,7 metros de largura; e 2,2 metros de altura - medidas equivalentes a um pequeno carro popular. 

 A chegada da sonda Perseverance, que será autônoma durante grande parte do processo de pouso na superfície do planeta, pode ser acompanhada diretamente do centro de controle da Nasa. O Ministério de Ciência e Tecnologia também acompanha, em tempo real, a chegada do veículo. 

 Engenhosidade 

A Perseverance carrega outra inovação, além dos equipamentos avançados de análise científica. É o drone Ingenuity (Engenhosidade, em tradução livre) - um pequeno helicóptero, também semi-autônomo, que será a primeira aeronave a voar fora do planeta Terra. 

 Segundo a missão de controle da Nasa, fotos em alta resolução da Perseverance devem começar a chegar ainda hoje, e serão publicadas nas redes sociais da agência.

Nenhum comentário: