sábado, 26 de dezembro de 2009

Escola dirigida para gays

A primeira escola brasileira voltada para o público gay deve começar a funcionar no próximo ano em Campinas( a 93 km de São Paulo). A Escola Jovem LGTB (Lésbicas, Gays, Transexuais eBissexuais) vai oferecer, entre outras matérias, a de formação de dragqueens. As aulas serão gratuitas e extracurriculares, voltadas para adolescentes e jovens de 12 a 20 anos.
O curso total dura três anos com disciplinas das áreas gráfica (produção literária, de revistas e fanzines),cênica (webTV, teatro e cinema) e artística (dança, música e formação de dragqueens). Os alunos, porém, terão a alternativa de escolher matérias isoladas para cursar. A escola é uma iniciativa do Grupo E-Jovem – uma rede para orientação da juventude LGTB no País que atua desde 2001.


Escola para gay II

O Projeto foi um dos selecionados do Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura, recebeu verba de R$ 180 mil para três anos em uma parceria do órgão com a Secretaria de Cultura de São Paulo. As inscrições para os cursos devem ser abertas em janeiro.Inicialmente, serão oferecidas 20 vagas, mas, com a ampliação do número de turmas, podem chegar a 60. Heterossexuais podem participar dos cursos.
Para o diretor, Deco Ribeiro,37, a iniciativa também vai ajudar os alunos vitimas de preconceito a continuarem seus estudos, por receberem apoio. Segundo ele, muitos gays abandonam a escola. “ O combate à homofobia irá permear os cursos”. Segundo ele, a procura tem sido grande.
Queremos dar um espaço onde os jovens gays possam ser eles mesmos e oferecer-lhes opções. Quem ainda está em dúvida sobre sua sexualidade não vai se matricular em uma escola gay.

Nenhum comentário: