As 120 escolas da Rede Municipal de Ensino dispõem a partir desta segunda-feira, 16, de uma nova ferramenta de comunicação com todos os setores da Prefeitura. Elas ganharam um moderno smartphone através do qual é possível falar com as diversas secretarias municipais e setores internos da Seduc. A interligação das escolas através de celulares institucionais marca a segunda etapa de implementação do Projeto Escola Mais Interativa, iniciativa do governo que visa promover o acesso das unidades de ensino às tecnologias digitais.
A entrega dos smartphones aconteceu na manhã de hoje, 16, no Centro de Cultura Maestro Miro, com a presença dos gestores escolares, da secretária de Educação, Jayana Ribeiro, e do prefeito José Ronaldo de Carvalho. A medida beneficia as escolas com sede própria.
A primeira etapa do Projeto Escola Mais Interativa aconteceu em outubro do ano passado, com a instalação de internet em 100% das escolas municipais através do sistema Wi-Fi.
“Os celulares já vêm com os e-mails das escolas, diversas ferramentas do Google Mais Educação, que é nosso parceiro no projeto, e permitirá uma série de possibilidades para os gestores. A nossa intenção é que todas as escolas estejam conectadas”, explica Lenio Lins, chefe da Divisão de Informações Educacionais da Seduc.
A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, acredita que modernizar a comunicação entre os setores é imprescindível. “Hoje resolvemos boa parte das nossas atividades de maneira virtual. Com esses celulares, os gestores não precisam mais usar os aparelhos particulares para resolver questões da escola, poderão até se comunicar diretamente com os diversos setores da Seduc como se usassem ramais”, orienta.
No início da entrega, cinco gestores escolares representaram a Rede: foram os responsáveis pelas escolas Colbert Martins da Silva, do distrito de Jaguara; Agrário de Oliveira Melo, do distrito de Ipuaçu; Antonio Alves Lopes, bairro Viveiros; Monsenhor Jessé Torres Cunha, do Aviário; e o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Eduarda Oliveira França, da Conceição II.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho comemorou não somente a entrega dos aparelhos, como também parabenizou os gestores pela prestação de contas dos programas federais que beneficiam as escolas, referentes ao exercício de 2015. Todas as escolas, com exceção de apenas uma que fica na zona rural, cumpriram corretamente com a finalização das contas dentro do prazo estipulado.
"A prestação de contas é uma forma de garantir o recebimento de verbas que auxiliam em parte da manutenção das escolas. Todos nós, gestores, somos cobrados, então nada melhor do que aproveitar esta oportunidade para também elogiar pelo bom trabalho. Em outro momento fizemos esse acompanhamento, agora é o momento de reconhecer o trabalho dos gestores", diz José Ronaldo.
“Tudo que seja em prol das ações que desempenhamos pela educação, que possa nos auxiliar no exercício das nossas funções, é extremamente proveitoso”, afirma Ana Karine Passos Alves, diretora do CEMEI Eduarda França. “Acredito que será mais uma boa aquisição para o nosso trabalho”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário