quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
Assistência a pessoas com deficiência será fortalecida no município
A Ong Crescer Cidadão em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou uma pesquisa, no município, para identificar pessoas portadoras de deficiência. O objetivo é acolher, ouvir as demandas e encaminhá-las, se necessário, aos diversos serviços.
Os primeiros resultados do projeto Acolhimento Qualificado em Domicílio para Pessoas com Deficiência foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito José Ronaldo de Carvalho participou da mesa de abertura.
A pesquisa teve início em julho de 2016. Durante seis meses foram visitados dois dos 15 territórios da política de assistência social. Foram eles: o território III, que compreende o bairro Rua Nova e mais nove localidades, como Barro Vermelho, Barroquinha, Horto, Tanque da Nação, Jardim Santana e Jardim Cruzeiro, e o território II, que corresponde o conjunto Feira IX e mais alguns bairros, entre eles o Calumbi, Expansão Feira IX, Buraco da Gia, Nova Esperança, Loteamento Monte Pascoal e Morada Tropical.
“O Projeto Acolhimento Qualificado em Domicílio visa identificar as pessoas com deficiência e como estão sendo assistidas. Nesse período realizamos encaminhamentos para serviços de saúde, educação, assistência social e habitação”, afirmou a coordenadora do projeto Ângela Maria Pérsico. Nos dois territórios foram visitados 562 domicílios. “O próximo bairro a ser pesquisado é o George Américo”, acrescentou.
Ao parabenizar a ONG Crescer Cidadão por desenvolver esse projeto de acolher pessoas com deficiência em seu domicílio, o prefeito José Ronaldo afirmou que essa parceria com o Município, através da Sedeso, por meio da Divisão de Proteção Social e Especial, vai contribuir para fortalecer a política socioassistencial.
O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, ressaltou a contribuição do projeto ao considerar o “momento como fonte de conhecimento e qualificação”. “As ações serão fortalecidas e quem ganha com isso é a população que será melhor assistida”.
Já o diretor do Departamento de Assistência Social, Carlos Lacerda, falou da sensibilidade do Governo Municipal diante dos investimentos e ações desenvolvidas para as pessoas com deficiência. “Feira de Santana está entre as poucas cidades no país que possuiu uma frota de ônibus 100% adaptada, além de ofertar oito vans que garantem a acessibilidade de pessoas com grande restrição de mobilidade, através do PACE (Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial). Também sai na frente ao instalar um camarote especial na Micareta. Isso demonstra o compromisso com os munícipes que possuem algum tipo de deficiência”, pontuou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário