segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Documentário retrata vida de mulheres agricultoras na TVE

Nesta terça (15), às 19h, a TVE exibe o documentário “As sementes”, que registra a trajetória de mulheres agricultoras ativistas dos movimentos agroecológicos e que se tornaram referências políticas e sociais em seus territórios. O filme é inspirado no livro “Mulheres e Agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas”, que surgiu a partir da tese de doutorado de Emma Silliprandi. 

 Com edição de Beto Novaes e Cleisson Vidal e realização da Universidade do Rio de Janeiro, a obra apresenta quatro personagens femininas: Neneide fala sobre empoderamento feminino e passou a trabalhar com abelhas em um assentamento no Rio Grande do Norte, Izanete resiste ao agronegócio que ocupa terras no Rio Grande do Sul, onde produz leite ecológico e pães, já para Efigênia, a horta é terapia e o trabalho na roça em Minas Gerais é independência. E Maria recorda as lutas pela posse da terra e igualdade de gênero e contra a desnutrição nas áreas quilombolas na Bahia. 

 A narrativa que mostra as “sementes” da economia solidária, do cooperativismo, do feminismo, da agroecologia é um documentário ambiental da Terra Firme Produções e distribuição do CanalSaúde da Fiocruz. O filme vai ao ar nesta terça (15), às 19h e poderá ser acompanhado pelo www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Nenhum comentário: