terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Militantes impedem exibição de filme com Yoani Sánchez

Fotos/ Renivaldo Luz


A blogueira cubana Yoani Sánchez foi impedida de participar da exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras,na noite desta segunda-feira (18) em Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador, por um grupo de manifestantes pró-Cuba, que a chamaram de “traidora” e gritavam frases de apoio ao regime cubano, atualmente comandado pelo presidente Raul Castro, irmão do líder Fidel Castro.
Yoani é uma das principais vozes de oposição ao regime cubano – e o protesto ocorreu exatamente na cidade natal do falecido ex-deputado Chico Pinto, que amargou anos de prisão por criticar o governo ditatorial do Chile, comandado pelo general Augusto Pinochet, em um discurso feito em 1974, em plena ditadura militar.
Além de assistir ao documentário – que tratada da questão da liberdade de imprensa em Cuba e Honduras e no qual a blogueira é entrevistada –, Yoani participaria de um debate sobre liberdade de expressão, no espaço Casa do Saber.




Yoani chegou ao local em companhia do senador Eduardo Duplicy (PT-SO) e foi recebida com faixas e cartazes de protesto por um grupo de cerca de 50 manifestantes  que davam vivas a Cuba e a Fidel, a chamavam de traidora e gritavam velhos slogans, como “Cuba sim, ianques não”.
Diante do tumulto e a exibição do filme foi suspensa pelos organizadores do evento, por questões de segurança. De toda forma, uma mesa de debate chegou a ser montada, com o senador Suplicy como mediador, mas as discussões não foram adiante, pois os ânimos estavam muito exaltados.
Yoani disse aos jornalistas que já esperava esse tipo de reação desde que saiu de Cuba, mas observou que são situações que fazem parte da democracia. Ela salientou que em momento algum se sentiu ameaçada e lamentou não ter assistido ao filme.
A blogueira deixou Cuba no sábado para fazer uma viagem por vários países, entre os quais a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.
Ela só conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no último dia 30 de janeiro.
Fonte/ bahiatodahora.com.br



Nenhum comentário: