sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Programa de Desenvolvimento Rural

Garantir ao trabalhador rural a geração de renda durante todos os meses do ano. Esta é a principal meta do Programa de Desenvolvimento Rural desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. O projeto foi apresentado pelo secretário Ozeny Moraes aos presidentes de associações rurais do município durante uma reunião na última  quinta-feira, 14. 

O Programa de Desenvolvimento Rural visa a construção de pequenas agroindústrias nos oito distritos de Feira de Santana. De acordo com o projeto, o destino dos produtos será os mercados de comercialização, que serão instalados nas principais rodovias que cortam as localidades, como BA 052 (Bonfim de Feira e Jaguara); BR-324 (Humildes e Jaíba); BR-116 Norte (Maria Quitéria, Tiquaruçu e Matinha) e BR-116 Sul (Governador João Durval Carneiro).

“É um projeto ousado do Governo Municipal e que será analisado pelos agricultores. Serão feitos estudos quanto a potencialidade de cada região e os trabalhadores serão capacitados. Precisamos produzir para vender todos os dias do ano”, explica Ozeny Moraes.  A aplicação do programa será discutido a partir de audiências públicas nas sedes dos distritos com a participação das associações comunitárias de produtores rurais. 

As localidades rurais poderão contar com padaria comunitária, unidade de beneficiamento de frutas, fábrica de defumados, unidade de beneficiamento de mel, unidade de beneficiamento de leite e ateliês de artesanatos. “E tudo o que é produzido na zona rural também pode ser aproveitado na merenda escolar”, lembra o secretário.

Ele explica ainda que o programa evitará as perdas constantes de recursos que são aplicados nas culturas do feijão e do milho, e na mecanização agrícola para o preparo de terras. “São culturas de baixa tolerância a falta de chuvas, calor excessivo e também ao excesso de chuvas. O que percebemos é que os agricultores não estão tendo o retorno financeiro necessário com o que é investido na plantação de feijão e milho”, observa.

O Programa de Desenvolvimento Rural também prevê ainda a recuperação de 15 mil hectares de solos degradados, fomentar plantações frutíferas adaptadas ao clima do semi-árido, e a regularização fundiária.  


Nenhum comentário: