terça-feira, 10 de abril de 2018

Dia Mundial da Doença de Parkinson: HGRS promove oficina de dança aberta ao público

Nesta quarta-feira, dia 11 de Abril, será comemorado o Dia Mundial da Doença de Parkinson. Em atenção à data, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizará a oficina "Dança e Movimento", às 14h, no auditório do prédio anexo. A atividade é aberta ao público.

 De acordo com a fisioterapeuta Lorena Almeida, uma das responsáveis pelo Ambulatório de Transtornos do Movimento e Doença de Parkinson do HGRS, a ocasião será marcada, ainda, pelo lançamento da campanha nacional para mudança de atitude das pessoas com e sem Parkinson para a construção de uma sociedade melhor. “A primeira vertente da campanha é direcionada para as pessoas com Parkinson, estimulando uma atitude mais ativa no processo de saúde e na sociedade, e tem como slogan ‘Pessoa com Parkinson que participa’. A segunda vertente da campanha é direcionada para a sociedade em geral, visando esclarecimento sobre os sintomas da doença e estimulando que a população acolha e respeite as pessoas com Parkinson, sem preconceito. Essa vertente tem como slogan ‘Acolha essa diferença’”, explica ela.

 Lorena é embaixadora da Rede Amparo na Bahia. Uma rede online que, conforme define, abriga, gratuitamente, profissionais, pessoas com Parkinson, familiares e cuidadores, e tem como objetivo a construção de uma melhor qualidade de vida para pessoas com Parkinson.

 “A Rede Amparo irá fornecer folhetos informativos sobre a doença de Parkinson para que, no dia 11, além da oficina de dança, os pacientes se envolvam numa ação de panfletagem no prédio do ambulatório. Essas atividades em conjunto têm possibilidade de mostrar às pessoas com Parkinson que elas são capazes tanto de participar de atividades sociais, aliando os benefícios que a dança pode promover para aspectos específicos da doença de Parkinson, a exemplo da melhora do equilíbrio corporal, quanto de ter uma atitude ativa em busca de melhorar a conscientização sobre a doença na população em geral”, conta a fisioterapeuta.

 O Hospital Geral Roberto Santos, pelo segundo ano consecutivo, fará parte também da campanha mundial #UniteForParkinsons, promovida pela Associação Europeia de Doença de Parkinson. O movimento visa chamar atenção e sensibilizar a sociedade para a causa da doença de Parkinson. “Para tanto, pedimos que as pessoas divulguem em suas redes sociais, no dia 11 de abril, a hashtag #UniteForParkinsons, com mensagens de apoio”, convida Lorena.

Nenhum comentário: