quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Acervo da Polícia Militar da Bahia é premiado pela Unesco


O Arquivo da Polícia Militar da Bahia será oficialmente premiado pela Unesco com o título 'Memórias do Mundo', em solenidade nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro. Com o título, a organização internacional chancela a qualidade patrimonial dos livros manuscritos e datiloscritos guardados pela instituição militar baiana, juntamente com outros nove acervos brasileiros. Este é o primeiro acervo de Polícia Militar do Brasil a integrar o programa Memória do Mundo da Unesco. 

Representam a PMBA no evento, na sede do Instituto Geográfico Histórico do Rio de Janeiro, o coronel Anildo Batista, comandante de policiamento regional da capital baiana, e o major Raimundo Marins, historiador e coordenador de Documentação e Memória da PM.

 No quartel do Comando Geral da PMBA, em Salvador, é possível ter acesso a registros importantes da história da corporação, da Bahia, do Brasil e da América Latina, a exemplo da Guerra do Paraguai, a Campanha de Sergipe, a Guerra de Canudos, a Revolução de 1930, a Revolta Comunista de 1935 e Cangaço.

 Anualmente, a Unesco seleciona aproximadamente 10 acervos nacionais, e o da PMBA é o único da região Nordeste a entrar na lista deste ano.

Nenhum comentário: