quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Entregue nova ala de UTI em hospital de Brumado

Inauguração da nova unidade de UTI Neonatal do hospital de Brumado

Mais qualidade nos serviços de saúde para cerca de 160 mil baianos é o novo legado que o governador Rui Costa entregou para a população do Centro-Sul Baiano nesta quinta-feira (21). O chefe do executivo inaugurou a nova ala da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, localizado em Brumado. A partir de agora, o hospital passa a contar com dez leitos de UTI adulta e mais dez de UTI Neonatal.

 “Com esses novos leitos, o hospital de Brumado passa a poder realizar diversos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, que antes não estava habilitado a fazer, por não ter uma UTI de retaguarda. Estas unidades, tanto a adulta, quanto a neonatal, vai ajudar a salvar muitas vidas”, destacou o governador.

 A unidade hospitalar é considerada de médio porte e faz parte da Rede de Atenção às Urgências e da Rede Cegonha da Região de Saúde de Brumado. O hospital oferece serviços de urgência, atendimento à gestação de alto risco, atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, além de apoio diagnóstico e terapêutico.

 O Hospital Municipal de Brumado realiza 70 mil atendimentos por ano, incluindo 60 partos por mês. Segundo o diretor-geral da unidade, Bruno Andrade, os equipamentos fortalecem o acesso integral da população à saúde. “Com a abertura desses leitos, a população fica melhor assistida no que tange a alta complexidade e vai ficar mais fácil o acesso a serviço de qualidade. Além disso, passamos a ter possibilidade de abertura de novos serviços na região em um futuro próximo, como procedimentos de cardiologia intervencionista e neurocirurgia. Ofertas que só serão viabilizadas em função da instalação desses leitos de UTI que foram inaugurados”, explica.

 O hospital atende a demandas de 21 municípios, entre eles Araçatuba, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Tanhaçu, Maetinga, e Presidente Jânio Quadros.

 Policlínica

 O governador Rui Costa aproveitou a oportunidade para falar sobre a possibilidade de implantação de uma policlínica em Brumado. “Amanhã [sexta, dia 22], inauguro em Jequié a quarta policlínica do estado, e no primeiro semestre do ano que vem entrego mais seis, totalizando dez unidades na Bahia. Aqui em Brumado estamos buscando chegar a um entendimento entre prefeitos de municípios da região. Ainda hoje iremos nos reunir para tratar do assunto. O critério básico para a implantação das policlínicas é reunir um consórcio com os municípios que some algo em torno de 500 mil habitantes”, explicou Rui, que, também na sexta-feira (22), assinará um protocolo de intenções com cidades da macrorregião de Vitória da Conquista, para a construção de mais uma policlínica.

 Infraestrutura

 O governador Rui Costa também inaugurou em Brumado a pavimentação da via que liga a sede do município ao Instituto Federal da Bahia. No local trafegam cerca de 120 veículos por dia e a obra realizada em trecho de pouco mais de um quilômetro leva mais segurança para quem precisa transitar diariamente no local.

 A obra vai beneficiar mais de 98 mil habitantes da região, distribuídos entre Aracatu, Malhada de Pedra, Dom Basílio e Brumado.

 Certificado Ambiental Rural e Piscicultura

 Na oportunidade, Rui realizou a entrega de 2.140 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para agricultores do município, um investimento de aproximadamente R$ 154 mil. O documento é obrigatório para todos os imóveis rurais e contribui para o monitoramento, planejamento Ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

 A inscrição no cadastro também é exigida para que os agricultores familiares consigam crédito agrícola nas instituições financeiras.

 O dia de entregas em Brumado incluiu ainda a disponibilização de 100 mil alevinos, filhotes de peixe do tipo tambaqui para cerca de 400 famílias da zona rural. A intenção é promover a produção de alimentos e introduzir a piscicultura como uma nova atividade produtiva na região.

 Saúde

 Desde a última terça-feira (21), Brumado recebe a Feira de Saúde, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado, que oferece atendimento odontológico e oftalmológico à população. O serviço de oftalmologia foi disponibilizado para 2 mil pessoas e o odontológico para mil pessoas.

 Também foi realizada a doação de óculos para adultos e crianças que tiveram a indicação sinalizada durante a consulta. Os idosos que apresentaram indicação cirúrgica tiveram suas cirurgias agendadas durante a Feira.

 Na área de odontologia, foram feitas restaurações, cirurgias de baixa complexidade, tratamento de canal, entre outros serviços. Próteses dentárias foram disponibilizadas para os pacientes que tiveram a necessidade constatada.

 O governador entregou, ainda, cinco ambulâncias para os municípios de Calculé, Bom Jesus da Serra, Anagé, Botuporã e Ibiassucê.

Nenhum comentário: