domingo, 31 de julho de 2011

Barrigada despropositada

Edson Fellone Borges (no centro da foto)

O jornalista Edson Fellone, hoje Edson Borges, ex-comunista, reconhecido com um dos mais talentosos profissionais de comunicação da sua geração, cometeu uma barrigada despropositada. Postou comentário atribuindo no site farinhanosaco.com.br apontando o fotojornalista Reginaldo Tracajá Pereira como mentor do ingresso do prefeito Tarcízio Pimenta no PDT.
O experiente jornalista faz trapalhadas históricas. Não sei com que intenções. A minha filiação ao PDT ocorreu na década de 90, em Tucano, avalizada por Waldir Pires, que havia acabado de perder a primeira eleição direta para presidente da República, como candidato a vice, na chapa encabeçada pelo saudoso Ulysses Guimarães. Esta eleição teve como vitorioso Fernando Collor de Mello, por sinal, com o voto de Fellone.
Sim, participei da Secretaria de Comunicação Social na segunda administração municipal de João Durval Carneiro, por sinal eleito em 1992, pelo PMN. Aliás, Fellone também foi diretor da Secom na época de João Durval.
Nunca neguei, em momento algum, que foi amigo de infância do prefeito Tarcízio Pimenta. Jogamos futebol junto, no campo do Horto que havia no fundo do Batalhão de Policia Militar, naquele prédio que foi construído para hospedar o imperador Pedro II.
Sim, nas proximidades havia muitas frutíferas. Mas não havia pomar com muro ou cercas. Tudo era aberto, à disposição de qualquer criança. E é claro, pegamos mangas, cajus, pitangas, carambolas, goiabas e outras frutas, como toda infância sadia da época. Mas nunca houve correria nem surra de bainha de facão.
Aliás, infância não se discute com Fellone. Sempre foi adulto, metido a esperto. Inclusive ganhou o apelido de Golbery do Sertão, em alusão direta Golbery do Couto Silva, mentor intelectual da ditadura militar, que tanto mau causou àqueles que lutaram pela redemocratização do Brasil. Fellone, quando jovem em Alagoinhas, se vangloriava em ser chamado de Chico Pinto. Depois mudou de água para vinho. Nunca pautei minha filiação partidária com manobras ou artimanhas para favorecer grupos ou liderança e tenho absoluta convicção e humildade para reconhecer que não tenho cacife político para articular o ingresso do prefeito Tarcízio Pimenta no PDT.
Se a intenção do decano jornalista foi fazer um humor, não obteve sucesso. A nota fere a verdade dos fatos e não tem graça nenhuma. Enfim, se a intenção do site é ser humorístico, esse saco tá completamente furado.
Agencia/ Foto&Grafia



Ruinas do 1ª Batalhão de Policia Militar que ainda hoje existem muitas frutíferas



Fellone, quando jovem em Alagoinhas, se vangloriava em ser chamado de Chico Pinto

Nenhum comentário: