segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lavagem do Amparo reúne multidão nas ruas de Valença


A população de Valença, na Bahia, realizou ontem domingo (23) a tradicional lavagem da Igreja de Nossa senhora do Amparo, padroeira local. Sincretismo religioso, manifestação cultural e popular marcaram a festa, que reuniu uma multidão nas ruas da cidade.
O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) participou do evento e ressalta o grande envolvimento das pessoas. “Gente de todas as idades presente no festejo. É um movimento histórico e significativo não apenas para o município, mas para o Brasil, já que atrai turistas de diversas partes”, frisou.
Geilson foi recepcionado pelo pré-candidato a prefeito de Valença Ricardo Moura (PMDB) e pelo pré-candidato a vereador de Tancredo Neves, Ailton de Melo (PT), conhecido como Ailton Pé de Serra.

A programação da Lavagem do Amparo teve início por volta das 7 horas, com café da manhã na Prefeitura, seguido por cortejo, lavagem da igreja, missa e shows em trios elétricos. As comemorações a Nossa Senhora do Amparo na cidade seguem até 8 de novembro, dia da santa.
Segundo informações do site oficial da prefeitura de Valença, a partir de 1750 iniciou-se a construção da Capela do Amparo, nas terras do Rio Una, onde hoje é a igreja do mesmo nome.
Após a pacificação dos índios gueréns, no local, nasceu a atual cidade de Valença. Em meados do século XIX, a capela foi reformada por Bernardino de Sena Madureira, que transformou a Igreja de Nossa Senhora do Amparo.


Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: