segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Turnão entra em vigor nesta terça

Todas as repartições públicas do Município vão funcionar em turno único, das 7h30 às 13h30, a partir desta terça-feira (1º de novembro). A medida instituída através do Decreto 8.410 só não se aplica aos serviços e atividades que demandem atendimento continuado, ou mediante escalas de turnos sucessivos e regime de plantão, a exemplo das unidades de saúde e limpeza pública.

O Governo Municipal considera que o turno único contribuirá para a redução do custeio da máquina pública e maximização dos recursos públicos, sem contar que outras esferas da Administração e outros Poderes do Estado já têm seu funcionamento fixado em tal regime. As 30 horas semanais de trabalho vão ser preenchidas durante cinco dias da semana, de segunda-feira à sexta-feira.

Segundo o secretário municipal de Administração, João Marinho Gomes Júnior, um dos motivos para a implantação do turno único é o período de férias e a redução das atividades no início do ano. “Registramos resultados muito bons e, por conta disso, o prefeito Tarcízio Pimenta deixou em aberto a volta do turnão neste ano”, disse.

Só no ano passado, informa o secretário municipal da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves, houve uma economia de aproximadamente R$ 1.200.00 com a implantação do turno único entre os dias 8 de dezembro de 2010 e 14 de março de 2011. Somente com vale transporte a Prefeitura economizou cerca de R$ 580 mil durante os três meses de vigência do “turnão” comparado ao mesmo período de ano anterior.

Já com combustível a economia girou em torno de 25,8%. “Economizamos com vale transporte, energia, telefone, água e combustível. Para a economia foi muito bom”, afirma Gonçalves. Ele acrescenta que a medida também visa a disponibilidade de um turno para o servidor, sem contar que o turno vespertino também poderá ser utilizado para trabalhos internos.

Nenhum comentário: