quarta-feira, 7 de março de 2018

Central da Caatinga inaugura armazém de produtos da agricultura familiar em Juazeiro


Queijos de leite de cabra, derivados de frutas da caatinga, umbu, maracujá do mato, licuri, mel de abelha, castanhas, achocolatado, cervejas artesanais, licores e cachaças são alguns dos produtos que podem ser encontrados no Armazém da Central da Caatinga. O novo espaço de comercialização da agricultura familiar, inaugurado nesta terça-feira (6), fica na Praça do Jacaré, no centro do município de Juazeiro, no Território de Identidade Sertão do São Francisco.

 Coma gestão da Central da Caatinga, o armazém tem o apoio do Governo da Bahia, por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). “Quando você compra por R$10 uma geleia de umbu, R$ 8 de cada pote daquele vão para a comunidade rural, na mão do produtor que produziu aquela geleia, vai para a mão da mulher que catou o umbu. Isto é, vai para a mão das pessoas que beneficiou. E os outros 20%, 30%, vão também para as pessoas que trabalham ali para a Central da Caatinga. Ou seja, os recursos vão circular aqui na nossa região. Então, isso aqui é uma estratégia para a agricultura familiar se fortalecer”, afirma o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias.

 A Central da Caatinga existe formalmente desde 2016, reunindo cooperativas e grupos informais que trabalham com a comercialização e/ou beneficiamento de produtos de origem vegetal e animal, a partir do extrativismo sustentável da caatinga ou da produção apropriada, uma proposta de convivência com o semiárido.

 O presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro, destaca que o principal objetivo da entidade é facilitar a comercialização de toda produção das cooperativas e grupos, fortalecendo assim a presença da agricultura familiar nos diversos mercados e garantindo renda para as famílias envolvidas.“Produtos de outras regiões também poderão ser encontrados no armazém, o que se efetivará a partir de parcerias, a exemplo da que já foi firmada com a Central do Cerrado, oferecendo oportunidade ao consumidor de ter acesso a produtos da agricultura familiar típicos de outras regiões e com a mesma proposta de sustentabilidade ambiental e social”, ressaltou.

Oportunidade de vendas

 A Rede Mulher, que congrega diversos grupos produtivos do Sertão do São Francisco, demonstrou expectativa com o novo espaço. Jaciara Ladislau, que integra a rede, comentou que essa será mais uma oportunidade que os empreendimentos estão tendo e que vai reanimá-los.

 O novo espaço será um local fixo e de fácil acesso para a população. Ele representa mais uma porta aberta para garantir o escoamento da produção. O armazém ainda tem a parceria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Projeto EcoForte/Fundação Banco do Brasil, Projeto Bem Diverso/Embrapa/PNUD.

Nenhum comentário: