quinta-feira, 29 de março de 2018

Neojiba ganhará sede própria com sala de espetáculo e acústica especial

Neojiba sede

A primeira sede própria do Programa Neojiba - Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, será no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador, local onde funcionou a primeira estação de tratamento de água do Brasil. Quatro casarões darão espaço a seis salas de ensaio e a uma sala de espetáculos para 140 espectadores, com toda estrutura necessária para receber público, músicos e equipe.

 O novo equipamento social deverá beneficiar direta e indiretamente 6.600 pessoas. O projeto de restauração, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), leva em conta os aspectos históricos do lugar e os detalhes que vão garantir a acústica ideal do ambiente.

 “Este trabalho está sendo feito de uma forma inédita. A gente trouxe, pela primeira vez no Brasil, a firma Nagata [Acoustics], que é japonesa e construiu a parte acústica da Philharmonie de Paris, do [Wall] Disney [Concert] Hall de Los Angeles, da Elbphilharmonie de Hamburgo, ou seja, as melhores salas sinfônicas do mundo são feitas pela Nagata, que apostou no nosso projeto para fazer uma pequena sala, que, na realidade, é um teste para nossa capacidade de construção em alta qualidade. A gente espera poder expandir essa tecnologia de construção e salas para música aqui na Bahia a partir deste projeto”, explicou o maestro e idealizador do Neojiba, Ricardo Castro, durante visita às obras.

 A obra começou em 2014 e tem o valor total de R$12 milhões, com parte do investimento custeado pelo Governo do Estado. O local foi cedido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em dezembro deste ano. A abertura do espaço vai reconectar o Parque do Queimado, uma das poucas áreas verdes do Centro Histórico de Salvador, com a cidade. “Significa a restauração histórica de um patrimônio incomensurável”, afirma o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins.

 O Neojiba completou dez anos em 2017. O programa, vinculado à SJDHDS, promove a integração e o desenvolvimento social, por meio da música, de 4.300 crianças, adolescentes e jovens entre 4 e 29 anos, beneficiados direta e indiretamente, em Salvador, Simões Filho (RMS), Feira de Santana (centro norte), Vitória da Conquista (sudoeste), Jequié (centro sul) e Porto Seguro (extremo sul). Os integrantes já se apresentaram em turnês pelos Estados Unidos e países da Europa “Sem sombra de dúvida, o Neojiba já faz um trabalho excepcional, e a restauração do Parque do Queimado vai servir para ampliar esse trabalho para toda a Bahia”, enfatiza Martins.

Nenhum comentário: