quarta-feira, 28 de março de 2018

Chocolate inspira aulas de história e solidariedade entre estudantes


O período da Páscoa está inspirando os estudantes da rede estadual para o desenvolvimento de diversas atividades envolvendo o chocolate. No Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, em Feira de Santana, no centro norte da Bahia, os alunos participam de uma oficina denominada 'Chocolate – o manjar dos deuses', com aulas de história durante oficinas de culinárias. Já no Colégio Estadual Horácio de Matos, em Mucugê, na Chapada Diamantina, o grêmio estudantil mobilizou os alunos para a arrecadação de alimentos, que foram distribuídos para pessoas carentes da comunidade.

 Durante as oficinas de culinária, os estudantes do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes aprendem a receita do ovo de páscoa, algumas dicas de preparação, tipos de chocolate e de como confeccionar as embalagens. “A ideia da oficina surgiu a partir da aula sobre os povos pré-colombianos. O cacau era usado como uma comida sagrada por esses povos. O chocolate é um assunto pertinente para esta época. Na oficina, eu abordo desde uma pequena história do cacau, o benefício do chocolate, até o uso dele na Páscoa, com a fabricação dos ovos”, explicou a professora de história Raquel Rabello.

 A estudante Laís Oliveira, 12 anos, 7º ano, vai aproveitar o que está aprendendo na oficina para economizar durante a Páscoa. “Estou gostando e aprendendo muito na oficina. A professora fez um link muito bom entre história e o uso do chocolate nas festas. Vou aproveitar o aprendizado para confeccionar os ovos de Páscoa da família”, comentou.

 No Colégio Estadual Horácio de Matos, o sentimento é de solidariedade com a campanha intitulada 'Páscoa sem fome', promovida pelo Grêmio Estudantil Geração Consciente. Os estudantes conseguiram arrecadar vários gêneros alimentícios como açúcar, feijão, macarrão, flocos de milho, entre outros. As cestas básicas foram entregues para pessoas carentes de Mucugê.

Nenhum comentário: