quinta-feira, 8 de março de 2018

Rede SAC inaugura 18 novas unidades em três anos

A Secretaria da Administração (Saeb), responsável pela gestão da Rede SAC, inaugurou 18 novas unidades, entre anos de 2015 e 2018. Foram 13 SACs implantados e outros cinco totalmente requalificados, com um investimento total de R$ 20,8 milhões.

 Apenas com as 13 novas unidades implantadas, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) teve uma expansão de 25% em sua rede, aumentando de 52 para 65 o número SACs, nos últimos três anos. As outras cinco unidades requalificadas foram transferidas de local e totalmente modernizadas.

O Governo do Estado investe na Rede para levar os serviços do SAC para um número cada vez maior de baianos. As principais metas são a interiorização e a capilarização da Rede. Ganharam novos Pontos SAC as cidades de Rio Real, Caetité, Cícero Dantas, Bom Jesus da Lapa, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha, Barra da Estiva, Xique- Xique, Cocos, Jeremoabo, Ipiaú e Itapetinga. Um novo Posto SAC também foi implantado no município de Guanambi. Cinco Postos SAC foram requalificados: Itabuna, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Camaçari, Jequié.

 O primeiro SAC inaugurado na atual gestão do Governo do Estado foi o Ponto da cidade de Rio Real, em maio de 2015. Dentre as 18 unidades inauguradas nos últimos três anos, seis delas são Postos SAC (unidade do SAC de maior porte), enquanto que outras 12 são Pontos SAC (unidade compacta que oferece os principais serviços).

 O crescimento da rede no estado leva os serviços do SAC para moradores do interior, além de oferecer mais comodidade. “A capilarização e expansão do SAC evitam que cidadãos de municípios menores tenham que se deslocar para cidades maiores com finalidade de conseguir fazer uma cédula de identidade, retirar uma carteira de trabalho ou renovar a habilitação. Assim, a população passa a ter acesso a serviços e a atendimento essenciais ao exercício da cidadania”, comentou o secretário da Administração, Edelvino Góes.

 Apenas em 2017, a Saeb inaugurou quatro novas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão e requalificou outra. Foram implantados Pontos SAC na cidade de Cocos, Jeremoabo, Ipiaú e Itapetinga, além da reforma e ampliação do Posto de Juazeiro. Um investimento total de R$ 4,2 milhões para a construção e reforma no ano passado.

 Dentre as 65 unidades do SAC existentes, 12 são na capital e outras três estão localizadas na Região Metropolitana de Salvador. Já no interior do Estado são 50 unidades, sendo 29 Pontos e 21 Postos SAC. A Rede ainda conta com três unidades móveis (carretas) que percorrem as cidades e localidades onde não têm unidades fixas.

Nenhum comentário: