segunda-feira, 27 de maio de 2019

Secretarias da Educação e de Cultura discutem fortalecimento do projeto Escolas Culturais


Uma agenda voltada para o fortalecimento do projeto Escolas Culturais foi promovida pelas secretarias estaduais da Educação e de Cultura (Secult) nesta segunda-feira (27). Dirigentes de unidades escolares onde o projeto é desenvolvido participaram de um encontro no Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação, em Salvador. A atividade teve a participação do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e da secretária de Cultura, Arany Santana, e de técnicos dos respectivos órgãos.

 A atividade foi marcada pela apresentação de experiências exitosas desenvolvidas no âmbito do projeto, que incrementa a arte e a cultura no currículo e alia a oferta de cursos de qualificação e formação profissional nas respectivas áreas. O projeto também abre as unidades escolares para a comunidade, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida.

 Jerônimo Rodrigues destacou o papel estratégico do projeto Escolas Culturais no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Este é um projeto especial, que tem sido visto com muito carinho pelo governador Rui Costa. Nossa ideia é fortalecer o projeto, que é transversal, com a participação de outras secretarias e, na Educação enxergamos o projeto como um fator de aprendizagem, da Educação de Tempo Integral, redutor de evasão escolar e de repetência".

 Já Arany Santana disse que o contato permanente com os gestores escolares e com os envolvidos no projeto contribui para a tomada de decisões voltadas para o aperfeiçoamento da ação governamental. “O governador foi muito feliz em lançar esse projeto e agora esta escuta é fundamental para que possamos ampliá-lo e qualificá-lo, ainda mais”, afirmou, ao destacar o impacto do projeto para a Educação e a Cultura.

 A diretora do Complexo Integrado de Educação de Ipiaú, unidade da rede estadual, Jordene Santos Silva, ressaltou que o projeto fomenta o protagonismo estudantil, a arte e a cultura no Território. “Nossa experiência com as Escolas Culturais é muito válida, pois fortaleceu o traço cultural que a escola já possuía e abriu o diálogo da unidade escolar com a comunidade. Este encontro foi muito positivo para alinharmos e que a gente possa engrandecer e melhorar, cada vez mais, o projeto”. 

Escolas Culturais

 A iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias de Cultura, da Educação, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e a Casa Civil.

 Fonte: Ascom/IAT/Secretaria da Educação

Nenhum comentário: