segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Agenda: XXI Cúpula do Grupo do Rio e II Cúpula da América Latina e do Caribe

Presidente Lula chegou a Cancún (México) para reunião do Grupo do Rio (fotos: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula participou, nesta segunda-feira (22/2), em Cancún (México), da XXI Cúpula do Grupo do Rio (G-Rio) e da II Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (CALC). Nas duas cúpulas, segundo o Ministério das Relações Exteriores, os quatro temas principais serão: nova institucionalidade; desafios e oportunidades em um contexto econômico incerto; integração regional e Haiti.
A cerimônia de abertura aconteceu às 11h30 (horário de Brasília). De acordo com comunicado oficial sobre a reunião, um dos objetivos centrais das cúpulas é o lançamento de uma discussão entre todos os Estados da América Latina e do Caribe sobre a convergência dos processos da CALC e do Grupo do Rio. As cúpulas deverão, igualmente, adotar Declaração de Solidariedade ao Haiti. Nesse contexto, serão discutidas iniciativas a serem implementadas pelos países da América Latina e do Caribe para apoiar o Haiti em seus esforços de reconstrução e desenvolvimento.
O presidente Lula chegou ontem (21/2) ao México. Além das duas cúpulas que acontecem em Cancún, o presidente brasileiro tem agenda em Havana (Cuba), nesta terça-feira (23/2), onde será recebido por Fidel Castro. Na quinta-feira, Lula visita o Haiti e, na mesma data, segue para El Salvador. A viagem termina na sexta-feira (26/2), com a participação num seminário com empresários dos dois países em San Salvador.

Nenhum comentário: