sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AGERBA FIRMA CONTRATO EMERGENCIAL PARA MELHORIAS EM TRÊS AEROPORTOS BAIANOS


A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) firmou contrato de concessão remunerada de uso, em caráter emergencial, dos aeroportos das cidades de Barreiras, Lençóis e Teixeira de Freitas. O contrato foi firmado com a empresa São Francisco Administração Aeroportuário e Rodoviário Ltda, que pagará R$ 72 mil ao Estado pela concessão e deverá investir R$ 180 mil nos primeiros 120 dias do prazo da concessão, que é de 180 dias. O resumo do contrato foi publicado na edição do dia 15 de fevereiro deste ano do Diário Oficial do Estado.

O diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, ressalta que a ampliação e modernização do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, cuja licitação será realizada no dia 29 de março, e as melhorias nos aeroportos de Barreiras, Lençóis e Teixeira de Freitas vão fortalecer a estrutura da aviação regional no estado.

O coordenador do Setor de Terminais da Agerba, Jorge Faria, informa que a concessionária São Francisco terá que realizar obras que permitam adequar os três aeroportos às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As obras nos três aeroportos incluem, entre outras, a adequação dos terminais de passageiros, implantação do Serviço contra Incêndio (SCI) e balizamento para voos noturnos.

O aeroporto de Barreiras, cuja pista tem l.600 metros de comprimento por 30 metros de largura, opera atualmente com voos da Passaredo, com até 50 passageiros. Já o aeroporto de Lençóis, com pista de 2.082 metros por 30 metros, opera com voos da Trip.

Com pista de 1.460 de comprimento e 30 de largura, o aeroporto de Teixeira de Freitas recebe pequenas aeronaves. Jorge Faria observa que as empresas Trip e Azul já estão interessadas em operar com aviões de grande porte em Barreiras e Teixeira de Freitas.

Nenhum comentário: