terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tamanduá



Fotos e texto/ Luiz Tito

Um filhote de tamanduá foi encontrado na madrugada dessa terça-feira (14), por uma família que reside na Fazenda Gavião, próximo ao KM 475, da BR-116 Norte, no município de Antônio Cardoso, a 139 km.
Segundo o agricultor Flaviano Santos, na madrugada foi despertado pelos contínuos latidos dos cachorros de sua propriedade, e logo avistou o mamífero no quintal sendo acuado pelos cães. “Por pouco ele não morreu de mordidas, mas ainda saiu ferido em duas patas”, disse.
O agricultou Flavio Santos acionou o Corpo de Bombeiros que resgatou o animal e o conduziu para o Centro de Controle de Zoonose, em Feira de Santana.
Para o biólogo Ciro Fernandes, a aparição desses animais na região da caatinga e do cerrado é bastante comum, porém não muito vistos, já que eles têm hábitos noturnos . “Não há um período exato, mas sempre aparecem”.
Segundo Ciro, devido ao seu metabolismo ele torna-se uma presa fácil para caçadores e também para os seus predadores naturais, mas, mesmo sendo perseguido em algumas regiões por caçadores, ele não consta na lista animais ameaçados de extinção “, informou.
Segundo a veterinária Mirza Cordeiro, o animal encontra-se bastante debilitado, e nessa quarta-feira (15) após alguns cuidados veterinários, o mesmo será transferido para o Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETRAS - , no bairro do Cabula, em Salvador.

Nenhum comentário: