sexta-feira, 13 de junho de 2014

Horrível essa seleção brasileira


Horrível essa seleção brasileira, alias, brasileira que nada, de Felipão, de Galvão Xarope e dos patrocinadores. No gol, até que estamos bem servidos, tanto na titularidade, assim como no banco de reservas. Agora começa a dor de cabeça, na lateral direita, o cara pensa que é melhor do mundo, uma mascara imensurável, para quem viu Leandro, Carlos Alberto Torres, Toninho Baiano, Jorginho, Nelinho e até Josimar e os seus dois gols espíritas e improváveis, marcados na Copa do México, 1986, ver Daniel Alves jogar, é assistir filme de terror, nas madrugas de insônias. Prefiro as Carrancas do Velho Chico. 

 A zaga até que dar para o gasto, mas, sou dos tempos em que se convoca os melhores, e nesse quesito, o zagueiro Alex que saiu do Paris Saint-Germain da França, para o Milan, da Itália, deveria ter cadeira cativa nessa Copa. Sem medo de ser feliz, hoje ele é o melhor zagueiro brasileiro e um dos melhores do mundo. Tenho medo das bolas áreas e das subidas desordenadas de Davi Luis. Haja bolas nas costas. 

 Na lateral esquerda, como sinto saudades de Leovigildo Lins Gama Junior, o “Junior Capacete”, do saudoso Marinho Bruxa, de Everaldo, Marco Antonio, até mesmo do jovem Leonardo que perdeu a cabeça a Copa dos EUA e agrediu um adversário. Hoje temos Marcelo, não sabe se vai ou se fica. Ele defende horrivelmente e é péssimo no ataque. Mas... Quem tem padrinho não morre pagão. 

 Na cabeça de área, tivemos Batista, Cerezo e Falcão, artistas da bola, não havia chutões e nem o famoso toma aqui e entrega a bola ali, jogava-se com maestria e por musicas. O futebol era como uma peça teatral. Mas hoje, é chutão para onde o nariz aponta e viva São João!. O importante é garantir lugar na família Felipão. Sou mais Hernandes e até mesmo o frio e maestro Ganso. Confesso que sinto falta até do robotizado Mauro Silva. 

 O meia direita, até concordo com a sua convocação e titularidade. Paulinho joga fácil e é merecedor de figurar entres os convocados. Mas acho que está escaldo de forma errada 

 Dirigia Gerson , o nosso Canhotinha de Ouro da Copa de 70, “é brincadeira deixar Ronaldinho e Kaká de fora”, em um futebol tão carente de verdadeiros jogadores fora de séries, que podem resolver o jogo em uma simples jogada, abrir mão dos dois, para mim foi uma verdadeira bola fora e prepotência dos envolvidos na convocação. Mesmo o Oscar tendo feito uma boa partida no jogo de abertura da Copa, com a dupla desprezada, ganharíamos em talento e experiência. Ronaldinho coloca a bola onde quer, é como se jogasse com as mãos, e Kaká, tem um estilo diferenciado e raríssimo. No meu time jogariam os dois e colocaria alguém para correr por eles, quem sabe jogar, não precisa correr. 

 Agora chegou o setor mais critico na minha modesta opinião, o ataque. A dupla Fred e Barney, ou melhor, Fred e Hulk, não teria vaga nem nos meus tempos de peladas no meu saudoso Rio de Janeiro. Os caras não jogam nada, são verdadeiros enganadores de plantão. Vale ressaltar que o futebol não se resume a sorte, e preciso mais do que isso, tem que ter garra, talento, boa colocação, saber se deslocar para receber a bola e a inteligência para uma boa tabela. Se Fred amarelou no jogo contra os Croatas, o Hulk ficou verde, e vêm mais trapalhões por ai. 

 Por sorte, temos o Neymar, mas uma andorinha só não faz verão, e mesmo o Brasil de Pelé e Romário, e a Argentina de Maradona, havia outros talentos que contribuíram com os merecidos títulos. Outro detalhe, nem sempre teremos a ajuda da arbitragem para garantir as vitórias. 

 Nessa seleção sem identidade, que após Copa, com a conquista ou não, todos voltam para os seus “Países”, de uma coisa o Galvão Xarope Bueno tem razão, haja coração!

Por: Luiz Tito

Nenhum comentário: