terça-feira, 10 de junho de 2014

Reforma Psiquiátrica se consolida em Feira

A rede municipal de Feira de Santana vai passar a assistir 1.473 pacientes do Hospital Especializado Lopes Rodrigues. São pessoas que sofrem de transtornos mentais classificados como leve ou moderado, que passarão a ser acompanhadas pela Atenção Básica, nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e UBS (Unidade Básica de Saúde).

 Os profissionais que atuam nessas unidades – médicos, enfermeiros e odontólogos – participam do seminário “Saúde Mental na Atenção Básica”, nesta terça-feira, 10, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro acontece durante todo o dia e prossegue até esta quarta-feira, 11.

 A iniciativa consolida as novas normas da Reforma Psiquiátrica no município, que estabelece a desinstitucionalização de pessoas com problemas mentais dos hospitais psiquiátricos.

 A coordenadora de Saúde Mental do município, Robervânia Cunha, que abriu o evento, observa que esses pacientes devem estar inseridos na família e na sociedade. “Desta forma, não perdem o seu referencial e nem a sua cidadania”.

 Na rede municipal de Saúde Mental estão cadastradas cerca de 20 mil pessoas, sendo que a maioria delas possui transtornos mentais leves ou moderados. Elas recebem acompanhamento em uma das cinco unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

 “Os profissionais da Atenção Básica serão sensibilizados e capacitados para acolhê-las”, disse. As crianças, por sua vez, vão continuar sendo assistidas no Caps i (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), uma vez que, são casos considerados mais específicos.

 Robervânia Cunha ressaltou, ainda, que nesse processo de reinserção social 50 pessoas moram atualmente em uma das onze residências terapêuticas. Todas elas recebem incentivos do Programa de Volta pra Casa e uma boa parte conseguiu a aposentadoria. 

 “São pacientes do hospital especializado que foram reinseridos na sociedade e, atualmente, passam por um processo de reabilitação”. Essas pessoas também passarão a ser acompanhadas pela Atenção Básica.

Nenhum comentário: