terça-feira, 3 de junho de 2014

Prefeitura cede em comodato terreno ao Água é Vida


A Prefeitura de Feira de Santana e o Movimento Água é Vida assinaram convênio, na manhã desta terça-feira, 3, onde o município cede, em comodato, por dez anos, um terreno localizado nas imediações do Aterro Sanitário, no bairro Nova Esperança e que está desativado há alguns anos. Lá, a instituição vai desenvolver alguns projetos de reciclagem. A área cedida mede 5,5 mil metros quadrados.

 “O município apoia iniciativas que visem preservar o meio ambiente. E o Movimento Água é Vida tem uma longa história neste setor e com resultados extremamente positivos”, afirmou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante o ato de assinatura, que teve as presenças do secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, e do procurador geral do município, Cleudson Santos Almeida. Ele destacou a coleta de óleo de cozinha usado em frituras, que pode ser transformado em sabão em barra.

 Cada litro de óleo de cozinha pode contaminar até 20 mil litros de água e se descartado no solo provoca a impermeabilização. “Neste espaço vão ser desenvolvidas várias iniciativas com foco na reciclagem. Isto é muito interessante porque a preocupação ambiental vai mudar, ao longo dos anos, o perfil da nossa cidade e dos seus cidadãos”.

 O Movimento Água é Vida completou 17 anos de atividades e nesta terça-feira apresentou o projeto de reciclagem do óleo de frituras usado, em parcerias com a comunidade doadora, e a Rede Sócio Óleo Bahia da qual faz parte, junto a mais nove cooperativas de reciclagens de resíduos sólidos e liquido da região metropolitana de Salvador e recôncavo.

 O superintendente do Água é Vida, José Carlos de Passos Souza, disse que outros projetos serão desenvolvidos no terreno, como uma horta comunitária, biodigestor, instalada uma fábrica de sabão, papel reciclado e a reciclagem de aparelhos e equipamentos eletroeletrônicos.

Nenhum comentário: