terça-feira, 10 de junho de 2014

ProUni recebe 211 mil inscrições no primeiro dia e supera marca de 2013

O primeiro dia de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 211.667 inscritos até as 19h, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o MEC, o número representa mais que o dobro (150% a mais) do total verificado no primeiro dia da mesma edição do ano anterior (2013), quando 84.456 candidatos se habilitaram às bolsas disponíveis.

 As inscrições terminam quarta-feira (11). Nesta edição, o prazo foi reduzido de cinco para três dias. As inscrições são feitas pelo site do ProUni. Os candidatos podem concorrer a 115.101 bolsas em 22.139 cursos de 943 instituições. Para isso, é preciso ter cursado o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral.

 Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa.

 O candidato também deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado zero na redação. Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a vagas em instituições públicas, também pode se candidatar ao ProUni. 

O ProUni concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação. A seleção ocorre duas vezes por ano.

 Veja abaixo o cronograma do ProUni:

 Inscrições: de 9 a 11 de junho

 Resultado da primeira chamada: 15 de junho

 Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho 

Resultado da segundaª chamada: 4 de julho 

Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho

 Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho

 Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho

Agência Brasil

Nenhum comentário: