segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Durante Outubro Rosa, procura por exames aumenta

A maioria delas leva o assunto a sério. A busca pela prevenção é uma preocupação frequente. Outras relaxam e necessitam de estímulo que encontram nas campanhas. Neste mês dedicado à saúde das mulheres, a oferta de serviços, sobretudo para a prevenção ao câncer de mama, é mais intensificada justamente para motivá-las a procurar os órgãos de saúde. 

 Nesta segunda-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Hospitalar de Feira de Santana promoveram mais um dia de ação voltada para a promoção a saúde. A dona de casa Maria Nilza Silva, 53 anos, foi até o Hospital da Mulher agendar alguns exames, como o preventivo e ultrasson mamária.

 Há quase cinco anos sem ir ao ginecologista, ela comentou que encontrou a oportunidade para cuidar da saúde. “Talvez se não tivesse essa campanha, não procuraria o serviço de saúde. Costumamos relaxar, mesmo sabendo que a qualquer momento podemos adoecer”, afirmou.

 Já as irmãs Ivonice da Silva, 58 anos, Eunice Nascimento, 58, não se descuidam da saúde. Fazem exames com freqüência e procuraram manter hábitos saudáveis. “Não me descuido e sigo corretamente as orientações médicas”, ressaltou Ivonive.

 Na manhã de hoje, elas acordaram mais cedo e foram até o Ceparh (Centro de Pesquisa em Reprodução Humana) fazer a mamografia. “Chegamos aqui às 5h e a fila já estava grande. Tivemos a sorte em conseguir uma ficha para o atendimento”, acrescentou Eunice. 

 No Ceparh, uma das unidades conveniadas a Secretaria de Saúde, estão sendo ofertadas 120 vagas para o procedimento, por dia. As fichas começam a ser distribuídas a partir das 6h. Além do Ceparh, os exames estão sendo feitos no CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem), IMA (Instituto de Mastologia) e no Hospital Dom Pedro de Alcântara.

Nenhum comentário: