sexta-feira, 3 de outubro de 2014

QUEM ELEGEREMOS ?

No dia 05 de outubro vamos votar para Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual. Precisamos conhecer qual é a função daqueles que iremos eleger.

 O PRESIDENTE da República é o responsável pela nomeação dos Ministros e outros colaboradores que o auxiliam no governo da Nação. Compete-lhe propor ao Congresso planos, diretrizes e política de integração, com as devidas prioridades, para assegurar um amplo desenvolvimento econômico e social. Prevê orçamentos e investimentos do tesouro nacional. Cabe ao Presidente sancionar as leis votadas pelo Congresso Nacional.

 O GOVERNADOR é o administrador do Estado e o responsável pela nomeação de Secretários Estaduais e outros cargos públicos de confiança. Apresenta seus projetos à Assembléia Legislativa para aprovação, com as devidas prioridades orçamentárias e com as respectivas receitas e despesas nas áreas da saúde, educação, segurança, entre outras. Sanciona ou veta leis aprovadas pelos Deputados Estaduais.

 OS SENADORES tem a missão de representar os interesses de seus Estados em prol da Nação. Compete particularmente aos Senadores propor, debater e aprovar leis de interesse nacional, fiscalizar o Presidente, seu Vice e os Ministros de Estado, autorizar operações financeiras externas e condições de crédito. Elaborar, em conjunto com o Presidente, o orçamento nacional.

 OS DEPUTADOS Federais representam a população no Congresso Nacional. Em síntese, os deputados federais têm a missão de: propor, debater e aprovar leis de interesse nacional, fiscalizar o Presidente, seu Vice e os Ministros de Estado, elaborar o regimento para o funcionamento da Câmara dos Deputados e em conjunto com o Presidente, o orçamento nacional. 

OS DEPUTADOS Estaduais representam os interesses da população nas Assembléias Legislativas. Legislam sobre a organização da vida do povo no Estado. Compete aos deputados estaduais propor, debater e aprovar leis de interesse estadual, fiscalizar o Governador, seu Vice e os Secretários de Estado e elaborar, em conjunto com o Governador, o orçamento estadual. 

ELEVEMOS preces a Deus, por intercessão da Mãe Aparecida, implorando suas bênçãos e luzes para que possamos fazer a melhor escolha dos que prestarão o serviço de promover e administrar o bem comum, como é anseio de todos os brasileiros.

                                                        + Itamar Vian 
                                                   Arcebispo Metropolitano
                                                         di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: