quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Feira de Saúde contra o câncer de mama até esta sexta

A Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (AAPC) realiza até a próxima sexta-feira, 24, no Estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria a Feira de Saúde contra o câncer de mama, ação que faz parte do movimento “Outubro Rosa”. No local são oferecidos serviços gratuitos à população com o objetivo de conscientizar a comunidade quanto a prevenção e também orientar a respeito do tratamento da doença.

 Estatísticas demonstram que quando ocorre a detecção precoce e tratamento correto, mais de 90% dos cânceres tem cura. É importante ainda, alertam os médicos, não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividade física. Atitudes que previnem vários tipos de doença, inclusive o câncer.

 Toda mulher com 50 anos de idade ou mais, mesmo que não encontre alteração nas mamas através do autoexame, deve realizar a mamografia e ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Se houver histórico de câncer na família é recomendável antecipar a consulta. Estas e outras informações estão sendo prestadas a pessoas de ambos os sexos que visitam o stand do projeto.

 No mesmo local está à venda a camisa que dá acesso ao Show de Solidariedade, a ser realizado no próximo dia 25, a partir das 14 horas no Zilas Eventos, em benefício de pessoas carentes portadoras de câncer e que são assistidas pela AAPC. A camisa também pode ser adquirida na Galeria Carmac. 

Atualmente a Associação de Apoio a Pessoa com Câncer, localizada na Rua Tereza Cunha, 191, bairro Coronel José Pinto, tem 1.800 cadastrados de Feira de Santana e de vários municípios. A ONG ajuda acolhendo os pacientes e seus acompanhantes (um por pessoa).

 A entidade dispensa cuidados que vão desde a hospedagem e alimentação, até o direcionamento para fazer exames que podem ser realizados na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM), onde é feito atendimento pelo SUS. A Feira de Saúde funciona das 08h às 16h e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nenhum comentário: