Com o salão de eventos da Euterpe Feirense lotado por vendedores ambulantes, na noite desta terça-feira, 25, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, juntamente com o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Borges Júnior, apresentou o projeto do shopping popular, proposta para abrigar os camelôs. A reação foi unânime e imediata: aplausos aprovando a idéia do governo municipal, que tem como objetivo requalificar o centro comercial sem prejudicar os representantes do comércio informal.
O projeto arquitetônico foi apresentado em um telão, com o prefeito explicando nos mínimos detalhes como vai funcionar o shopping popular, que terá toda estrutura de um centro de compras convencional. O projeto, com 30 mil metros quadrados de área construída, na rua Olímpio Vital, em espaço suficiente para abrigar os camelôs que trabalham no centro da cidade, proporcionando conforto e dignidade no desempenho de suas atividades.
O empreendimento é a resposta do Governo Municipal, através do diálogo entre os diversos segmentos envolvidos, visando a melhoria e requalificação do centro comercial. Esta é a maior ação do projeto Pacto da Feira, que completa um ano. A construção envolverá receberá investimentos em torno de R$ 30 milhões por intermédio de Parceria Público Privada (PPP).
“É um projeto grandioso e revolucionário”, como observou o prefeito José Ronaldo de Carvalho durante o evento, que contou com a presença do empresário Elias Tergilene, da rede UAI – Unidade de Ambulantes Integrados, responsável pela construção de empreendimentos semelhantes em outras cidades brasileiras. “É um dos mais bonitos do país, projeto de primeiro mundo para vocês se orgulharem”, entusiasmou-se o prefeito
José Ronaldo observou que as mudanças, geralmente, vêm acompanhadas da insegurança. Contudo, tranqüilizou os comerciantes para que acreditem nos investimentos que serão feitos para garantir a infraestrutura necessária para atrair clientes e eles possam trabalhar sem prejuízos. A reação deles foi de confiança completa e convicção.
O empresário Elias Tergilene, ex-camelô do estado de Minas Gerais, agora dono da Rede UAI, reforçou que esse será um empreendimento para atender clientes de Feira de Santana e de cidades vizinhas. “É um projeto para o camelô se transformar num grande empreendedor, o empresário do futuro. Camelô é quem tem talento para vender e vocês vão encontrar no shopping popular a forma de ganhar dinheiro. Acreditem”, reforçou.
O shopping popular vai dispor de 1.800 boxes, distribuídos em três pisos, escadas rolantes, ampla área de circulação, serviços de estacionamento, praça de alimentação, segurança, agência bancária e entretenimento. “É um espaço para geração de emprego e renda, além de oportunizar a estabilidade econômica”, completou Tergilene.
Ainda estiveram presentes, os secretários de Planejamento, Carlos Brito, de Governo, Paulo Aquino, e Comunicação Social, Valdomiro Silva, e o deputado estadual Carlos Geilson. O presidente da Associação dos Comerciantes do Feiraguai, Nelson Dias, e o presidente da Associação dos Camelôs, Robson Leite, e gerente regional do Sebrae, Izailton Reis, o diretor do Sindicato dos Camelôs, Emerson Mascarenhas também acompanharam as explicações.
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