segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Novos ônibus no transporte escolar


Mais quatro ônibus novos chegaram para compor a frota do transporte escolar da rede pública municipal na zona rural. Já são dez veículos a serviço do município, que vão atender a cerca de 30 mil estudantes que residem nos oito distritos de Feira de Santana. O secretário de Educação, José Raimundo Azevedo, observa que os veículos já estão prontos para serem utilizados. “São ônibus padronizados e equipados especialmente para garantir o conforto e segurança de crianças e adolescentes”, garante. Os veículos já começam a operar este mês.
São micro-ônibus Marcopolo, modelo 15-190, da Volksbus. Dispõem capacidade para 48 passageiros sentados, com capacidade para três pessoas sentadas por banco, todas com cinto de segurança. Ainda um banco para portadores de necessidades especiais, com cinto de quatro pontos.
Os ônibus dispõem de bagageiro para mochilas e suporte nos bancos para cadernos. Para conforto dos alunos, ventilação no telo. E para segurança dos passageiros, as janelas não abrem mais que 30cm, evitando assim que alguém coloque a cabeça para fora. A velocidade é controlada por sistema eletrônico, não ultrapassando os 70Km/h. O controle também é reforçado por dois tacógrafos, sendo um com disco e outro com fita.
O tanque de combustível tem capacidade para 150 litros e o pára-choque traseiro é móvel. Ainda dispõem de três saídas de emergência, todas as janelas possuem saída de emergência e o sistema de emergência da porta, que facilita a utilização em caso de emergência.

Nenhum comentário: