segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uefs dá início ao processo de implantação de sistemas digitais

Uefs dá início ao processo de implantação de sistemas digitaisA Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) começou a primeira etapa da implantação do projeto de modernização por meio de sistemas integrados de gestão. Técnicos da Softplan estão na instituição levantando os procedimentos de adequação dos módulos do sistema à realidade organizacional e administrativa da Uefs. Participam dos trabalhos estagiários e servidores das áreas de tecnologia da informação e administrativa da universidade.
Nesta primeira fase, iniciada no dia 21 deste mês, foram levantadas as adequações dos requisitos técnicos do módulo de controle de processos administrativos digitais.
Desta segunda-feira (28) até quinta-feira (3), será a vez dos módulos de gestão de recursos humanos, e de materiais e almoxarifado. Após o Carnaval, os trabalhos serão retomados com os módulos de gestão orçamentária e financeira, além de compras e licitações.
Os técnicos da Softplan e da Uefs estão realizando também visitas a setores-chave da instituição, objetivando conhecer as peculiaridades da tramitação dos diversos tipos de processos administrativos.

Mudança de paradigma

O módulo de controle de processos administrativos digitais representará mudança de paradigma na cultura organizacional da Uefs, como explicou o analista de sistemas da Softplan, José Pedro Pacheco.
Segundo ele, estudos da empresa estimaram o potencial dos sistemas de gerar economia de 70% em recursos materiais (papel e toner, por exemplo) e mão de obra, bem como redução de até 90% no tempo de atendimento aos interessados nos processos administrativos.
Todos os processos (solicitações e requerimentos que demandem despacho, parecer ou decisão de dirigentes) e documentos oficiais (comunicações internas e ofícios) passarão a ter número único de protocolo, e os interessados poderão acompanhar toda a tramitação num portal do sistema na internet.

Nenhum comentário: