terça-feira, 23 de setembro de 2014

Caps ad comemora onze anos com 5.501 pacientes cadastrados

A mudança na qualidade de vida dos pacientes assistidos e uma maior conscientização sobre os malefícios da dependência de substâncias psicoativas – álcool e outras drogas - são considerados como resultados dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do Caps ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida) que, na próxima sexta-feira, 26, completa 11 anos de implantação.

 Para marcar a data, nesta quarta-feira, 24, serão promovidas atividades recreativas para pacientes e seus familiares, das 9h às 12h, com distribuição de lanches, brincadeiras e música. E no dia 1º de outubro, os pacientes serão levados para o Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, na avenida José Falcão.

 A coordenadora do Caps ad, Carolina Carvalho, afirma que o equipamento é o único serviço gratuito no município, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Saúde Mental, especializado para tratamento da dependência química.

 Ela observa que os pacientes acompanhados têm obtido uma melhorar qualidade de vida e, sobretudo, estão mais conscientes sobre os riscos do uso do álcool e outras drogas. Atualmente estão cadastradas 5.501 pessoas - com mais de 15 anos e de ambos os sexos. No entanto, apenas 700 frequentam a unidade para tratamento especializado. 

 A equipe multidisciplinar é composta por psiquiatras, psicólogos, enfermeira, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagoga, técnica de enfermagem e oficineiros de artes. Os profissionais realizam diversas atividades com atendimentos individuais e em grupo. O CAPS ad fica à rua Prudente de Morais, 170, Ponto Central e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Nenhum comentário: