segunda-feira, 29 de setembro de 2014

UPA da Mangabeira pronta para ser inaugurada

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada no bairro Mangabeira e que vai ser inaugurada nesta terça-feira, 30, à noite, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, representa não apenas quantidade, mas mais qualidade no setor de saúde no município, que nos últimos 20 meses recebeu grandes investimentos. O serviço vai ser estendido aos moradores de todos os bairros próximos. “Esta é uma importante opção para os mais carentes. Por isso, vamos primar na qualidade do atendimento”, afirmou o prefeito.

 Moderna, equipada e localizada em um prédio espaçoso, a UPA atende apenas os casos de urgência e emergência – como uma crise de hipertensão, uma glicemia descompensada, desidratação ou acidentes sem gravidade. Os demais casos deverão procurar os PSFs. Vai funcionar ininterruptamente e o atendimento aos pacientes será feito por dois médicos plantonistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Terá 12 leitos, mas os pacientes não poderão ficar internados mais do que 24 horas. A partir daí eles serão regulados – encaminhados para hospitais.

 É dotada de salas para coleta de material que será encaminhado para o laboratório, de Raio X eletrocardiograma, locais para observação masculina e feminina, mais uma destinada à pediatria, e outras onde serão feitas suturas e inalação. “As atividades na UPA serão iniciadas logo após a solenidade de inauguração”, disse a coordenadora, enfermeira Evani Cerqueira.

 Entre as salas se destaca a de Classificação de Risco, que é instituída pelo Ministério da Saúde, onde o paciente vai ser observado para definir se o atendimento é imediato ou se a situação permite que se obedeça a ordem de chegada. Outro destaque é a Sala Vermelha, para onde serão encaminhados os pacientes em estado grave. É dotada de respiradores artificiais, eletrocardiógrafo e desfibriladores – um é portátil e oxímetro, aparelho que mede a oxigenação, no pulso. De acordo com Evani Cerqueira, o paciente pode ser entubado na Sala Vermelha.

Nenhum comentário: