sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Uefs e instituição de Cuba formalizam cooperação acadêmica

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e o Instituto Superior de Tecnologia Y Ciencias Aplicadas (Instec), de Cuba, formalizaram acordo de cooperação acadêmica, nesta quinta-feira (4). O documento foi assinado no prédio da Administração Central pelo reitor em exercício da Uefs, Genival Corrêa, e pela reitora do Instec, Bárbara Idalmis Garea Moreda.

 Nos primeiros cinco anos, o acordo de cooperação viabilizará atividades entre as instituições como visitas e intercâmbios de professores, estudantes e técnicos administrativos. A parceria envolve cursos de diferentes níveis e categorias, organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais e assessoria técnica. 

De acordo com o professor Genival Corrêa, a produção do conhecimento passa também pela compreensão de outras culturas e pontos de vista diferentes. “Estreitar laços com instituição do exterior amplia o programa de mobilidade da Uefs, o que resulta em avanços acadêmicos". 

 A reitora Bárbara Garea fez referência às semelhanças étnicas e culturais entre a Bahia e Cuba. “Precisamos nos espelhar em instituições que se assemelham à nossa. Percebi que a Uefs tem potencialidades e esse acordo será proveitoso para o Instec”, disse a reitora. Durante dois dias em que esteve na Uefs, ela conheceu a estrutura administrativa e acadêmica da instituição e visitou espaços como o Observatório Astronômico Antares, o Herbário e laboratórios do curso de física.

Nenhum comentário: