quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Segunda dose de vacina contra HPV já disponível

A segunda dose da vacina contra o vírus HPV (papilomavírus humano) já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Postos de Saúde da Família (PSF) de Feira de Santana. Meninas na faixa etária de 11 a 13 anos estão sendo imunizadas contra o HPV, que é o principal causador do câncer de colo do útero. A imunização (nesta 2ª dose) teve início na última sexta-feira, 5. 

Para ter acesso a vacina basta se dirigir a uma das unidades do PSF ou em uma UBS e solicitá-la. A jovem deve apresentar o cartão de vacinação e um documento que a identifique. A vacina deve ser aplicada em três doses. A primeira, logo que a menina completa 11 anos. A segunda, em seis meses e a terceira dose, cinco anos após a primeira.

 De acordo com Kátia Ferraz, enfermeira da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, (SMS), a procura pela 2ª dose ainda é pequena. "Mas tem acontecido gradualmente, nas (UBS) e (PSF). A primeira dose foi satisfatória, pois conseguimos bater a nossa meta que foi vacinar aproximadamente 14.900 adolescentes”, explicou. 

 A vacina também está sendo realizada nas unidades de ensino, pelo Programa Saúde na Escola. “Também estamos vacinando nas escolas juntamente com a equipe de profissionais da SMS. Como a vacinação tem um intervalo muito grande de uma dose para outra, essa mobilização sempre irá acontecer. Porque a vacina traz benefícios para a população feminina, contra a doença de câncer de colo de útero, considerada a terceira causa de morte de mulheres”, salientou.

 Andréa Ferreira Bastos, enfermeira do Posto de Saúde do Centro de Assistência Social do Santo Antônio – (Cassa), informa que a procura pela 2ª dose da imunização caiu bastante. “Por isso, quem ainda não tomou a primeira dose da vacina ou que precisa tomar a segunda dose deverá se dirigir a uma unidade de saúde. A contraindicação é apenas para adolescentes que estejam grávidas”, informou.

Nenhum comentário: